Settings
Light Theme
Dark Theme

22/03/2022 - Cenário da cenoura

22/03/2022 - Cenário da cenoura
Mar 22, 2022 · 2m 50s

BBcast agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é terça-feira, 22 de março de 2022. Meu nome é Nivia Bassi, sou assessora de agronegócios do Banco do Brasil em Novo Horizonte...

show more
BBcast agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é terça-feira, 22 de março de 2022. Meu nome é Nivia Bassi, sou assessora de agronegócios do Banco do Brasil em Novo Horizonte (SP), e vamos falar sobre o cenário da cenoura.

Conforme informações da Embrapa, a cenoura é uma raiz da família Apiácea (como o aipo, a salsa, o salsão, a erva-doce, o coentro, o funcho e a mandioquinha-salsa), originária da Europa e da Ásia. As variedades comerciais mais comuns possuem raízes de cor laranja, mas há variedades com raízes de cor externa roxa e creme.

A baixa oferta atual da raiz tem impactado a disponibilidade do produto em todo o país, conforme informações do Cepea. A produção nos principais centros produtores foi afetada por condições climáticas desfavoráveis. O excesso de chuvas em Minas Gerais e Goiás gerou condições propícias para o desenvolvimento de doenças, como a mela ou podridão mole (doença bacteriana que ocasiona o apodrecimento do produto), como também de parasitas como os nematoides (que atacam as raízes, causando deformidades e galhas, que facilitam a infecção por fungos e bactérias). No Rio Grande do Sul e Paraná, a estiagem prolongada afetou o desenvolvimento das raízes, deixando a qualidade inferior ao padrão de comercialização.

Com isso, os preços da cenoura seguem em elevação em todo território nacional. Em São Gotardo (MG), que é um grande centro produtor, o preço alcançou a máxima histórica, desde o início de sua mensuração pelo Cepea, em 2018. Assim, entre os dias 14 e 18 de março de 2022, a caixa de 29 kg “suja” foi comercializada, em média, a R$ 140,00, valor que representa aumento de 17,9% frente ao observado no início do mês. Na região de Irecê (BA), a valorização no período foi de 30%, e em Caxias do Sul (RS), 5%.

Dado o preço elevado e a perspectiva de continuidade de bons preços, o produtor, principalmente em Minas Gerais, tem iniciado o cultivo de variedades de inverno, mais resistentes à ação de algumas pragas e doenças.

O Banco do Brasil, maior parceiro do agronegócio, disponibiliza oportunidades de financiamento, tanto para investimento quanto para custeio da atividade. Para mais informações, procure o seu gerente de relacionamento.

Conte sempre com a assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search