Settings
Light Theme
Dark Theme

24/01/2022 - Cenário da cana-de-açúcar

24/01/2022 - Cenário da cana-de-açúcar
Jan 24, 2022 · 3m 2s

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é 24 de janeiro de 2022. Meu nome é Graça Fogli, sou assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Araraquara, SP, e...

show more
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é 24 de janeiro de 2022. Meu nome é Graça Fogli, sou assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Araraquara, SP, e vamos falar sobre o cenário da cana-de-açúcar.

O clima quente e chuvoso na grande maioria dos estados do Centro-Sul, tem propiciado desenvolvimento satisfatório das lavouras de cana-de-açúcar.

Mesmo com redução de cerca de 2% na área de cultivo, devido à concorrência com grãos (milho e soja, principalmente), mas também à renovação dos canaviais, com plantios de cana de ano e meio, o cenário da safra 22/23 mostra-se bastante promissor.

Apesar dos custos de produção elevados e dos entraves logísticos envolvendo os insumos, a boa atratividade da produção deve estimular maiores investimentos, com expectativa de que as áreas de reforma dos canaviais se mantenham dentro do planejado. Com isso, as perspectivas são otimistas para esta safra, quando comparado à safra passada, a qual passou por problemas climáticos, como seca e estiagem.

Estima-se o aumento da produtividade em 8,5% e crescimento da produção em 6%, o que significa mais de 30 milhões de toneladas de cana. Desta forma, é esperada uma colheita de 565 milhões de toneladas, de acordo com a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Única).

Com o maior volume a ser processado, haverá maior produção de açúcar e de etanol, já que o cenário de mercado para os dois produtos se apresenta favorável.O percentual da destinação da cana para açúcar deve ser de 45% e 55% para etanol.

A demanda interna de açúcar (consumo + exportação) deve alcançar 35 milhões de toneladas, e a produção será de cerca de 31 milhões de toneladas, insuficiente para atender essa demanda.

Face este cenário, acredita-se que os preços do açúcar no mercado internacional não serão inferiores aos observados na safra passada.

Para o etanol, os preços recordes alcançados em 2021 podem elevar um pouco mix de produção nas usinas, a depender da continuidade dos preços elevados no mercado interno, do petróleo, do preço do açúcar no mercado internacional e da demanda interna pelo biocombustível.

A colheita da safra 22/23 de cana-de-açúcar inicia-se em abril.

O Banco do Brasil dispões de linhas de financiamento para custear a cana soca, investir em máquinas e implementos, na melhoria da estrutura produtiva, na irrigação e na renovação de canaviais.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search