Settings
Light Theme
Dark Theme

04/01/2021 - Cenário do arroz

04/01/2021 - Cenário do arroz
Jan 4, 2022 · 3m 47s

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é terça-feira, 04 de janeiro de 2022. Meu nome é Fabiola Lira, assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em São Borja, Rio...

show more
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é terça-feira, 04 de janeiro de 2022. Meu nome é Fabiola Lira, assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em São Borja, Rio Grande do Sul, e falaremos sobre o cenário do arroz.

A junção de diversos fatores no final de 2021 reforçou a expectativa positiva no tocante às exportações brasileiras para 2022, motivada pela recuperação da condição competitiva dos preços ante aos concorrentes, além da disponibilidade de matéria-prima e perspectiva de câmbio favorável.

Com embarques abaixo de 27 mil toneladas registrados em novembro, a estimativa é que o RS deva ter alcançado mais de 160 mil toneladas, pelo menos, exportadas no mês de dezembro. Esse cenário, associado a preços mais altos tanto no Uruguai quanto nos Estados Unidos, por exemplo, colaborou para estabilizar as cotações.

Entretanto, de acordo com o último conjuntural semanal divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o cenário ainda é incerto. Dentre os fatores destaca-se o problema logístico mundial, que aumentou consideravelmente os custos com transporte, o que pode impactar negativamente a comercialização e aumentar os estoques em território nacional.

No mercado interno, de acordo com o Indicador ESALQ/SENAR-RS do arroz de 58% grãos inteiros e pagamento à vista, as cotações se mantiveram ao longo da semana anterior em R$ 62,50 por saca de 50 kg.

Vale ressaltar que a safra 2021/2022 está sendo novamente marcada pela presença do fenômeno La Niña, acarretando períodos de estiagem no Rio Grande do Sul, principal produtor brasileiro.

Para as lavouras de arroz, a maior preocupação se relaciona ao nível dos reservatórios, que estão baixando rapidamente, devido ao aumento da demanda por irrigação, resultado de altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e ventos que intensificam tanto a evaporação quanto a evapotranspiração.

As projeções meteorológicas apontam para chuvas esparsas e abaixo da média no primeiro trimestre de 2022.

Até o presente momento, conforme divulgado pela Conab, as lavouras no Rio Grande do Sul estão sob condições de ótima radiação solar, favorecendo o desenvolvimento.

Em Santa Catarina, as lavouras estão majoritariamente em desenvolvimento vegetativo e também apresentam boa evolução. Em Tocantins, por sua vez, houve pouco avanço na semeadura, que já atingiu 80% da área total projetada, pois foi suspensa em determinado momento devido ao excesso de chuvas nas principais regiões produtoras. As lavouras já implantadas têm apresentado bom desenvolvimento, de modo geral.

Para ouvir este e outros BBcast, acesse blog.broto.com.br/bbcast-agro ou procure por BBcast Agro na sua plataforma de streaming de preferência.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search