Settings
Light Theme
Dark Theme

13/12/2021 - Cenário da citricultura

13/12/2021 - Cenário da citricultura
Dec 13, 2021 · 3m 13s

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é segunda-feira, 13 de dezembro de 2021. Meu nome é Marcia Cristina Calixto, sou assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Bauru,...

show more
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é segunda-feira, 13 de dezembro de 2021. Meu nome é Marcia Cristina Calixto, sou assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Bauru, São Paulo, e vamos falar sobre o cenário da citricultura.

A colheita segue firme até o final de dezembro, impulsionada pelas chuvas ocorridas desde o início de novembro, que vêm aliviando o estresse hídrico dos pomares.

A preocupação do setor tem sido o avanço do greening. De acordo com o Fundecitrus, a doença está presente em 43 milhões de árvores, quase 25% das laranjeiras do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro. É a mais alta incidência já registrada no país deste 2004.

O greening ainda é uma doença sem cura. Por isso, estratégias preventivas de manejo são essenciais para reduzir sua disseminação, progresso e danos. Para tanto, uma das ações é proteger a planta contra o inseto vetor (controle do psilídeo), e a outra é a eliminação de fontes de inóculo (plantas doentes), dentro das propriedades e ao redor destas.

No cinturão citrícola, as ações externas de controle biológico e a substituição de plantas atrativas ao psilídeo em áreas urbanas têm auxiliado os citricultores, assim como o Alerta Fitossanitário do Fundecitrus, maior sistema de monitoramento do psilídeo do mundo.

Em relação ao mercado da fruta, em novembro, a indústria pagou ao produtor, em média, R$ 28,90 pela caixa de 40,8 kg para processamento. A caixa da fruta para mesa foi comercializada a R$ 40,90.

Para o suco de laranja, o consumo e a produção estão aquecidos, e o Brasil segue como líder mundial na produção e exportação do produto. Os baixos estoques mundiais remanescentes da safra encerrada seguem exercendo pressão altista sobre os preços no mercado externo. A tendência, mediante a confirmação da quebra da safra atual, é que os preços continuem firmes a médio prazo.

No estado da Flórida, nos Estados Unidos, as expectativas são de que a safra 21/22 reduza 1,5%, embora as condições de cultivo da laranja estejam favoráveis. O país, que já foi o segundo maior produtor de laranja do mundo, vem perdendo espaço para China e Índia, mas continua sendo o maior consumidor mundial de suco de laranja.

O Banco do Brasil dispõe de linhas de investimento para melhoria da estrutura produtiva, irrigação, máquinas, implementos e renovação de pomares.

Conte sempre com a assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search