Settings
Light Theme
Dark Theme

28/10/2021 - Perspectivas climáticas para a safra de verão 21/22

28/10/2021 - Perspectivas climáticas para a safra de verão 21/22
Oct 28, 2021 · 2m 48s

Olá! Hoje é 28 de outubro de 2021. Meu nome é Marshall Santos, sou consultor de agrometeorologia da Brasilseg, uma empresa BB Seguros, e hoje traremos as últimas atualizações das...

show more
Olá! Hoje é 28 de outubro de 2021. Meu nome é Marshall Santos, sou consultor de agrometeorologia da Brasilseg, uma empresa BB Seguros, e hoje traremos as últimas atualizações das perspectivas climáticas para a safra de verão 2021/22.

De acordo com o Centro de Previsão Climática da Agência Norte-Americana de Meteorologia e Oceanografia (NOAA), o resfriamento das águas do Pacífico Equatorial se intensificou de maneira significativa ao longo do mês de setembro.

Segundo a NOAA, as anomalias de temperatura na região do Pacífico Equatorial excedeu a casa de meio grau negativo e, atualmente, todos os padrões oceânicos e atmosféricos estão condizentes com o fenômeno La Niña.

Com isso, podemos oficialmente dizer que La Ninã está de volta. O fenômeno deve atuar até pelo menos o próximo verão, com probabilidade em torno de 87%. Sua intensidade, a princípio, deve atingir níveis variando entre moderado a forte em seu pico de atuação, que está previsto para ocorrer entre os meses de novembro a janeiro.

Quanto aos efeitos no Brasil, o prognóstico de chuva para os meses de outubro a dezembro, fornecido pelo Instituto Nacional de Meteorologia, está condizente com o padrão típico de La Niña.

Com isso, no Sul do Brasil, as chuvas devem ficar abaixo da média em toda a região no acumulado do trimestre.

Na região Sudeste, as chuvas devem ocorrer abaixo da média sobre Todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas e triângulo mineiro. Nas demais áreas da região, como centro-norte mineiro e no estado do Espírito Santo, estão previstas chuvas acima da média.

No Centro-Oeste, o estado do Mato Grosso, centro-norte de Goiás e Distrito Federal devem ser contemplados com chuvas acima do esperado, enquanto no sul de Goiás e estado do Mato Grosso do Sul espera-se volume de chuva abaixo da média climatológica.

No Matopiba, ainda são esperadas chuvas acima da média em todas as regiões produtoras. Com relação aos níveis atuais de umidade no solo para o arranque inicial da safra, as chuvas que retornam aos poucos sobre o Brasil Central e Sudeste têm contribuído para a reposição da água no solo. No entanto, ainda aguarda-se acumulados mais precisos para o avanço do plantio em maior escala nessas regiões.

Apesar disso, de acordo com a Conab, o plantio dos principais cultivos de verão, como a soja e o milho, avançam dentro do esperado, em torno dos 30%.

Para sua maior proteção contra eventuais intempéries climáticas no decorrer da safra, conte sempre com as soluções e serviços para mitigação de riscos oferecidas pelo BB Seguros, disponíveis através dos canais do Banco do Brasil. Até mais!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search