Settings
Light Theme
Dark Theme

30/09/2021 - Cenário da maçã

30/09/2021 - Cenário da maçã
Sep 30, 2021 · 2m 21s

Olá! Hoje é 30 de setembro de 2021. Meu nome é Fabíola Lira, assessora de Agronegócios em São Borja, Rio Grande do Sul, e falaremos hoje sobre o cenário da...

show more
Olá! Hoje é 30 de setembro de 2021. Meu nome é Fabíola Lira, assessora de Agronegócios em São Borja, Rio Grande do Sul, e falaremos hoje sobre o cenário da maçã.

A maçã é a fruta de clima temperado de maior importância comercial, enquanto fruta fresca, tanto no mercado externo quanto no interno. De acordo com o IBGE, em 2020 foram produzidas quase um milhão de toneladas no Brasil, com destaque para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, responsáveis por 97% da produção nacional.

Primariamente, a maçã é destinada ao consumo in natura, chegando a cerca de 80% do total produzido. Pode também ser encontrada na forma de sucos, bebidas, vinagre, geleias e doces, por exemplo. Vale ressaltar que a empregabilidade da atividade é expressiva, pois dentre os custos de produção, a mão-de-obra representa cerca de 50%, face a necessidade de operações manuais, desde podas, raleios, roçadas, aplicação de defensivos, até a colheita propriamente dita.

A comercialização, por sua vez, ocorre durante o ano inteiro, de forma escalonada, principalmente via centrais de abastecimento, supermercados e varejistas.

Com a maior abertura do comércio e o retorno das aulas presenciais, as cotações da fruta voltaram a apresentar leve aumento quando comparado às últimas semanas e favoreceram as vendas, sobretudo de frutas miúdas e de padrões mais acessíveis, como a Fuji Calibre 165 cat 3, comercializada, em média, a 34 reais por caixa de 18 quilos.

Neste contexto de maior consumo e redução dos estoques, a tendência é que haja uma recuperação nos preços da fruta.

O Banco do Brasil conta com linha completa de investimentos para que o produtor possa investir em renovação e implantação de pomares, irrigação, cultivo protegido (telas anti-granizo), armazenagem (câmara fria) e, até mesmo, sistema packing house.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search