Settings
Light Theme
Dark Theme

5° Áudio: Goiás Velho - Surgimento

5° Áudio: Goiás Velho - Surgimento
Jul 16, 2020 · 7m 46s

SOBRE GOIÁS VELHO Descobertas as “minas” Gerais de um lado e as “minas” de Cuiabá, de outro (Séc. XVII). Foi alimentado a possibilidade, em que entre esses dois territórios (Mato...

show more
SOBRE GOIÁS VELHO

Descobertas as “minas” Gerais de um lado e as “minas” de Cuiabá, de outro (Séc. XVII). Foi alimentado a possibilidade, em que entre esses dois territórios (Mato Grosso e Minas Gerais), também haveria do mesmo ouro.
Mediante essa tese, Bartolomeu Bueno da Silva, liderou a primeira bandeira no território goiano, como já discorremos. Anda é importante destacar que com as intensificações das investidas paulistas, além do ouro, os índios Goiases, únicos habitantes até então, foram sendo extintos, mais rápidos do que o próprio metal.
Em 1729, surge de fato o Arraial de Sant’Ana. Uma década depois (1736), o local seria elevado à condição de vila administrativa: Vila Boa de Goyaz. Continuava ainda como capitania de São Paulo.
A capitania de Goiás foi criada em 1748 sendo nomeado governador: Marcos de Noronha (Conde dos Arcos), todavia o mesmo mudou-se 5 anos depois. Vila Boa aos poucos foi dando passos, com prédios públicos sendo construídos, alinhamento de ruas, arborização de espações etc.
Com o Esgotamento do outro, no final do séc. VIII, a população foi sendo reduzida. Após a economia ser direcionada para a agropecuária, essa situação foi sendo modificada. Por fim, nesta época á ganhava forca uma possível mudança da capital para outra região do estado de Goiás.
show less
Information
Author JOÃO PAULO CAMARGO
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search