Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Breve Historicidade De Goiás

  • 44s
  • 33s
  • 5° Áudio: Goiás Velho - Surgimento

    16 JUL 2020 · SOBRE GOIÁS VELHO Descobertas as “minas” Gerais de um lado e as “minas” de Cuiabá, de outro (Séc. XVII). Foi alimentado a possibilidade, em que entre esses dois territórios (Mato Grosso e Minas Gerais), também haveria do mesmo ouro. Mediante essa tese, Bartolomeu Bueno da Silva, liderou a primeira bandeira no território goiano, como já discorremos. Anda é importante destacar que com as intensificações das investidas paulistas, além do ouro, os índios Goiases, únicos habitantes até então, foram sendo extintos, mais rápidos do que o próprio metal. Em 1729, surge de fato o Arraial de Sant’Ana. Uma década depois (1736), o local seria elevado à condição de vila administrativa: Vila Boa de Goyaz. Continuava ainda como capitania de São Paulo. A capitania de Goiás foi criada em 1748 sendo nomeado governador: Marcos de Noronha (Conde dos Arcos), todavia o mesmo mudou-se 5 anos depois. Vila Boa aos poucos foi dando passos, com prédios públicos sendo construídos, alinhamento de ruas, arborização de espações etc. Com o Esgotamento do outro, no final do séc. VIII, a população foi sendo reduzida. Após a economia ser direcionada para a agropecuária, essa situação foi sendo modificada. Por fim, nesta época á ganhava forca uma possível mudança da capital para outra região do estado de Goiás.
    7m 46s
  • 4° ÁUDIO - O Povoamento De Goiás.

    14 JUL 2020 · O povoamento de Goiás A primeira região ocupada foi a do Rio Vermelho. Ali foi fundado o arraial de Sant'Ana, que depois foi chamado de Vila Boa (1729). Nas proximidades, surgiam outros arraiais, nas margens de córregos, como centro de garimpo. Mais pessoas oriundas de todas as partes do país, vinham para a região. Em uma pesquisa, contatou-se entorno de 10.500 só de escravos. Nos primeiros 20 anos de mineração, quase todo o território de Goiás foi percorrido e vasculhado pelas bandeiras. Entretanto, apenas onde se achava ouro que se fixaram pessoas. As principais zonas eram: 1 - Centro Sul, Santa Cruz e Santa Luzia (região de Luziânia), como ainda pelo caminho indo para São Paulo. Meia Ponte (Pirinópolis) Vila Boa, Jaraguá e arraias, como principais centros de comunicação. 2 - Situava-se na região no alto do Tocantins com o Maranhão. Era a mais densa população. Niquelândia, Muquém se encontrava nesta extensão Geográfica. 3 - E entre o Norte da capitania abrangia uma extensa zona, entre o Tocantins e os chapadões dos limites com a Bahia. Porém, eram povoações dispersas: Arraiais, São Félix, Cavalcante, Natividade, e Porto Real (Porto Nacional).
    6m 52s
  • 3° Áudio - Arraial Sant'Ana - Início do povoamento de Goiás

    10 JUL 2020 · Arraiá de Sant'Ana (1.727) esse foi o primeiro nome de atualmente cidade de Goiás, antiga Vila Boa. Em 21 de outubro de 1.725, Bartolomeu Bueno da Silva voltava triunfante para São Paulo. Logo foi se organizaram e meses depois uma nova expedição rumo ao Arraiá de Sant'Ana, região do Rio Vermelho. Em 1.736 o local foi elevado a condição de Vila administrativa como o Nome de Vila Boa de Goyaz. Na Época pertencia à capitania de São Paulo. Em 1.748, foi criada a capitania de Goiás, mas o primeiro Governador Dom Marcos de Noronha, o Conde dos Arcos, só chegaria 5 anos depois.
    5m 28s
  • 2° Áudio - Primeira Bandeira e A descoberta do Ouro.

    10 JUL 2020 · Primeira Bandeira 1.722, com grande s adversidades, Bartolomeu Bueno Silva: "O Anhanguera", era o nome principal da empreitada. Depois de voltas da bandeira, foi descoberta o Ouro nas cabeceiras do Rio Vermelho.
    5m 42s
  • Áudio 1 - Série História De Goiás: Início da Exploração de Goiás.

    10 JUL 2020 · Desde do início da colonização Goiás era conhecido e percorrido pelas Bandeiras. Segundo informações a primeira bandeira partiu de São Paulo, chegando até os sertões de Goiás em 1590 - 1593). No século XVII, segundo documentos, existem referências precisas à passagem e descidas por nosso estado, é relativamente abundante. Sairam de São Paulo, buscando índios cada vez mais escassos, chegando até no extremo norte de Goiás, na região de estreito. Usando de canoas, seguiam o curso dos rios Paranaíba, Tocantins e Araguaia, até voltarem pelo Tietê a São Paulo. As viagens duravam por volta de até três anos. É costume ouvir que foi o Anhanguera quem descobriu Goiás. Entretanto, como foi relatado, isso não pode ser comprovado. O que é verdade foi o fato dele ser o primeiro a vir em Goiás com a intenção de ficar aqui. Depois de convencer o Rei e adquirir licença, Bartolomeu Bueno da Silva partiu de São Paulo em 3 de julho de 1722. Depois de várias intempéries de cunho climático, logístico e de pessoas, após inúmeras voltas, foi descoberto ouro nas cabeceiras em Rio Vermelho. No dia 21 de outubro de 1725 (3 anos depois) voltaram triunfantes para São Paulo, afirmando sobre cinco córregos auríficos, com minas tão ricas como a de Cuiabá, clima bom e fácil comunicação.
    5m 39s
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search