Settings
Light Theme
Dark Theme

Santa Elisabete da Trindade e o mistério da inabitação da Santíssima Trindade na alma humana

Santa Elisabete da Trindade e o mistério da inabitação da Santíssima Trindade na alma humana
Nov 4, 2019 · 4m 53s

Por M. M. Philipon, O.P. Uma das verdades mais importantes na doutrina mística do Carmelo é sem dúvida o mistério da habitação da Santíssima Trindade na alma humana e a...

show more
Por M. M. Philipon, O.P.

Uma das verdades mais importantes na doutrina mística do Carmelo é sem dúvida o mistério da habitação da Santíssima Trindade na alma humana e a certeza de que Deus está presente em nós e que, para encontrá-lo, basta entrarmos no “âmago”  deste reino interior, que é o nosso coração. A vida espiritual resume-se toda nisto.

Em seu "Caminho da Perfeição", Santa Teresa d'Ávila nota que Deus não está somente no céu, “mas ainda no mais íntimo de nossa alma, onde cumpre recolhermo-nos, para o procurarmos e descobrirmos". No Castelo Interior, mais um livro de Santa Teresa, essa presença da Santíssima Trindade constitui o ponto culminante de sua mística: as almas chegadas à união transformante vivem habitualmente na companhia das Pessoas Divinas e encontram na Sociedade Trinitária os gozos mais beatíficos da terra.

Para São João da Cruz, esta presença é o ponto de convergência de toda a teologia mística, principalmente dos estados espirituais mais elevados. A tradição do Carmelo permaneceu sempre fiel ao ensino destes  dois grandes mestres espirituais. Não raro se encontram nos mosteiros  carmelitanos almas cuja vida silenciosa é inteiramente orientada para o mistério trinitário.

Todavia, é preciso reconhecê-lo, Irmã Elisabete da Trindade recebeu uma graça muito especial para viver deste mistério. Deus, que a predestinava à missão de reconduzir as almas ao interior de si mesmas, para aí tomarem consciência das riquezas de seu batismo, fez dela, verdadeiramente, a santa Habitação Divina.

Animada pela verdade deste mistério de fé, sepultou-se no íntimo de si mesma, para aí procurar os seus “Três” , como ela chamava as Pessoas da Santíssima Trindade. Testemunhos daquela época não deixam dúvida  alguma sobre este ponto: antes mesmo de entrar no Carmelo, Elisabete já estava “tomada” , em grau excepcional, pelo mistério da habitação divina. Era este o tema de suas confidências íntimas: “A Santíssima Trindade era o seu tudo”.

Sentia-se que ela estava “tomada” pela Santíssima Trindade. Esta expressão de uma testemunha denota bem a passividade de sua alma, sob a ação do Espírito Santo desde as primeiras graças místicas do retiro de 1899. Eis algumas afirmações da Irmã Elizabete: “Mergulhemo-nos nessa Trindade Santa, nesse Deus todo amor. Deixemo-nos transportar para aquelas regiões, onde não há senão Ele, Ele só”. “Deus em mim, eu n'Ele, seja este o meu lema". "Como é suave esta presença de Deus dentro de nós, no santuário íntimo de nossas almas! Aí o encontramos sempre, mesmo que não Lhe sintamos a Presença". "Não o deixemos jamais sozinho. Seja nossa vida uma oração contínua". "Ninguém  pode roubar Deus de nós.  Ninguém pode sequer nos distrair, d'Aquele que nos tomou e nos fez inteiramente seus.

Irmã Elisabete descobriu o lema da sua vida: "Deus em mim, eu n'Ele".
show less
Information
Author Danilo B. M.
Website -
Tags
-

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search