Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Travessia

  • #177: Samba-Joia

    20 APR 2024 · Eles faziam samba mas eram tachados de cafonas, de meia boca-bocas, de alienados e de terem baixa qualidade poética.  Mas eram adorados pelo povo, fizeram muito sucesso e abriram a picada que levou o samba onde, goste-se ou não, ele está hoje.  O Travessia dessa semana é sobre o samba-joia, aqui na Central 3.
    59m 36s
  • #176: Flertes, Paqueras e Xavecos

    5 APR 2024 · Ponha a sua camisa de domingo e borrife-se de perfume, pois o programa de hoje é para ser apreciado na estica, para impressionar a pessoa cobiçada.   Mande o link deste Travessia para a sua paquera e diga a ela para ouvirem juntos tomando alguma coisa - um café, um drink, ou, por que não? Um banho.   Isso porque flertes, paqueras e xavecos são o tema do Travessia desta semana.
    52m 23s
  • #175: O ano de 1974

    23 FEB 2024 · Há 50 anos, alguns dos artistas que marcaram as décadas anteriores gravavam discos que os colocariam na eternidade. Ao mesmo tempo, uma safra nova de artistas surgia, e os que faziam sucesso nos últimos anos lançavam álbuns inesquecíveis. Separamos dez destas obras inesquecíveis neste Travessia sobre o ano de 1974, aqui na Central 3. Conheça o index feito pelo nosso ouvinte Emico Salum com histórico dos nossos episódios: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1kBZyGTyY-wuOS8rH5Nlb-2aNw0I6OF3i/edit#gid=751981895
    1h 3s
  • #174: Marchinhas de Carnaval 2

    9 FEB 2024 · Elas são uma legítima manifestação cultural popular, sinônimo de alegria na pausa que o Carnaval propicia em meio ao pesado cotidiano da vida do brasileiro. Com origem miscigenada no povo do Rio de Janeiro, as marchinhas carnavalescas são a evolução da folia que já existia no século 19 e se tornou declaração de amor, piada, crítica social ou mera manifestação do ato de brincar na folia do Rei Momo. O primeiro Travessia de 2024 é sobre marchinhas de carnaval clássicas, aqui na Central 3.
    56m 17s
  • #173: Na Mesa do Bar

    15 DEC 2023 · Prepare o seu fígado que o Travessia vai encerrar a temporada com o cotovelo encostado na mesa e a garrafa na mão. É hoje que se este programa, um copo de cerveja e um celular com crédito, e pronto, tá feita a desgraça. Isso porque a mesa de bar é o tema desta semana, aqui na Central 3.
    43m 39s
  • #172: No Escurinho do Cinema

    11 NOV 2023 · Prepare a sua pipoca aí e ajeite-se na poltrona. O Travessia desta semana vai falar sobre o glamour, o romance, a epifania e tudo o mais que acontece no escurinho do cinema e que foi cantado na música popular brasileira.Eu sou Fernando Vives, e você está ouvindo um podcast editado por Domenica Mendes, da Central 3.
    50m 36s
  • #171: Edu Lobo, 80 anos

    30 SEP 2023 · Dizem que a chamada MPB dos anos 60 surgiu a partir do que ele fez nos históricos festivais da canção. Galã e elegante, amante e estudioso de música clássica, compositor de teatro, e parceiro dos principais expoentes de sua geração. Edu Lobo une o popular ao erudito, e sem ele, a MPB seria consideravelmente mais pobre. É sobre os 80 anos de vida completos em 29 de agosto e 60 de carreira de Eduardo de Góes Lobo o Travessia de hoje, aqui na Central 3.
    55m 1s
  • #170: Música gaúcha

    16 SEP 2023 · O estado mais meridional do Brasil tem uma das culturas regionais mais fortes do país. Os povos guarani e charrua se misturaram com a colonização portuguesa, alemã e italiana, e com a grande população negra descendente dos escravizados. Tudo isso, junto da influência dos vizinhos Argentina e Uruguai, formou um caldo cultural rico e único. É tempo de Semana Farroupilha, aquela época em que o Rio Grande do Sul comemora suas tradições, mas também se coloca no divã. O Travessia desa semana é sobre a música gaúcha, aqui na Central 3.
    1h 24m 53s
  • #169: Humor 2

    8 SEP 2023 · Tem humorista que se arriscou na música e deu tão certo que esta virou uma carreira paralela. E tem músico que fazia tanta piada que foi parar na carreira de piadista. Mas tem muito mais. O humor é o tema do Travessia desta semana, aqui na Central 3.
    55m 59s
  • #168: América Latina

    18 AUG 2023 · O Brasil muitas vezes dá as costas aos vizinhos latino-americanos, mas houve momentos na música em que o elo que nos une foi mais forte. A partir do movimento da Nova Canção latino-americana na luta contra o avanço das Ditaduras na região,, artistas brasileiros se voltaram e homenagearam o caldo cultural e histórico que temos em comum. Movimento que em parte tem sido recuperado nos últimos anos. É sobre a América Latina cantada na música brasileira o Travessia de hoje, aqui na Central 3.
    59m 33s
Fernando Vives e Caio Quero apresentam quinzenalmente na Central 3 uma lista musical brasileira com um tema específico e muita informação e análise.
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search