Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Super Interesante

  • De acordo com Albert Einstein, a simultaneidade não existe.

    1 SEP 2023 · Segundo a relatividade especial, desenvolvida pelo físico Albert Einstein em 1905, a simultaneidade não existe. Em outras palavras, se dois eventos ocorrem em locais diferentes e estão fisicamente separados, não podemos afirmar com absoluta certeza que ocorreram simultaneamente. De fato, dependendo da velocidade e direção do observador desses dois eventos, pode-se dizer que um evento ocorreu antes do outro. Essa teoria é famosa por ser contra-intuitiva. No entanto, a validade de uma teoria física não deve ser baseada em ser intuitiva para os humanos, mas em se ela pode descrever o universo que observamos e fazer novas previsões sobre seu funcionamento. E, de fato, a relatividade especial (e também a relatividade geral, mas não a discutiremos aqui) é uma das teorias mais bem-sucedidas da história da ciência e passou em todos os testes que lhe foram apresentados.
    Played 5m 46s
  • Estrela Rara Encontrada Girando 300 Vezes Mais Rápido que a Terra.

    30 AUG 2023 · Nomeado J191213.72-441045.1 (ou J1912-4410 para abreviar), pertence a uma das categorias mais raras da Via Láctea. É um pulsar anã branca. Esta estrela extraordinária emite radiação a cada 5 minutos e é a segunda anã branca encontrada "pulsando" a uma taxa periódica, confirmando que é uma nova classe de estrelas. A primeira estrela desse tipo incomumente peculiar foi AR Scorpii (AR Sco), descoberta em 2016. "Um dos mais notáveis ​​sistemas binários identificados de anãs brancas até hoje é o AR Scorpii. AR Scorpii consiste em uma anã vermelha e uma anã branca, girando rapidamente em um 3.
    Played 5m 4s
  • As Pinturas de Cavernas de Neandertais Mais Antigas Conhecidas Foram Encontradas.

    25 AUG 2023 · Descoberta em janeiro de 1912, em Indre-et-Loire, no município de Langeais, na França, a caverna La Roche-Cotard está localizada na encosta voltada para o sul, na margem direita do rio Loire. Agora, uma equipe de especialistas liderada por Jean-Claude Marquet, da Universidade de Tours, na França, descobriu as mais antigas marcas de Neandertal registradas na parede da caverna. São objetos simbólicos não figurativos, e acredita-se que as marcas sejam sulcos de dedos, linhas deixadas por dedos humanos em uma superfície macia que endurece com o tempo. De acordo com o comunicado oficial, cujo estudo foi publicado na revista PloS One, uma infinidade de evidências arqueológicas reunidas em muitas regiões do mundo revelaram informações sobre a "complexidade cultural" dessas antigas espécies humanas extintas. No entanto, pouco se sabe sobre as inscrições simbólicas ou artísticas que deixaram nas paredes das cavernas.
    Played 4m 10s
  • O novo computador quântico do Google alcança a supremacia quântica

    23 AUG 2023 · Os visionários tecnológicos prevêem que, nas próximas duas décadas, os computadores quânticos substituirão os computadores tradicionais que nos acompanham em nossas casas e locais de trabalho desde o século XX (não estamos falando do primeiro computador mecânico de 1822, é claro, mas sim do aqueles considerados computadores pessoais para uso doméstico). Agora, em um anúncio surpreendente, o Google afirma ter alcançado a 'supremacia quântica' ao desenvolver um novo computador quântico capaz de resolver instantaneamente tarefas que levariam os supercomputadores atuais cerca de 47 anos para serem concluídas. A computação quântica é uma tecnologia inovadora com potencial para revolucionar a forma como processamos informações. O conceito de computação quântica remonta ao início dos anos 1980, quando físicos como Richard Feynman e David Deutsch começaram a explorar as possibilidades de aproveitar os princípios da mecânica quântica para realizar cálculos complexos.
    Played 4m 28s
  • O núcleo interno da Terra não é uma esfera lisa, é 'texturizado

    18 AUG 2023 · O núcleo interno da Terra é uma parte fascinante e misteriosa do nosso planeta que cativou os cientistas por muitas décadas. E agora, ao contrário das suposições anteriores sobre o assunto, o núcleo interno da Terra não é uma massa uniforme, mas se assemelha a uma tapeçaria diversificada composta por diferentes "tecidos", de acordo com as descobertas do último estudo publicado na revista Nature Communications. Com essa nova visão dos confins mais profundos do nosso planeta, o núcleo interno não é a massa homogênea que os cientistas presumiam, mas algo mais complexo. “Pela primeira vez, confirmamos que esse tipo de heterogeneidade está presente em todo o núcleo interno”, explica Guanning Pang, do Departamento de Geologia e Geofísica da Cornell University e principal autor do novo estudo. Os pesquisadores analisaram milhares de terremotos que ricocheteiam no núcleo de metal sólido da Terra.
    Played 4m 20s
  • A mudança climática está 'fora de controle', diz as Nações Unidas.

    16 AUG 2023 · O recorde de maior temperatura média global do ar foi quebrado três vezes na semana passada, tornando os últimos dias os mais quentes desde que os registros oficiais começaram na década de 1850. Essas estimativas estão causando grande preocupação de que a Terra possa estar entrando em um período de calor sem precedentes por vários anos. O calor recorde surpreendeu até os cientistas do clima, que alertam que a tendência de aquecimento só vai piorar nos próximos anos. Ondas de calor estão varrendo o mundo. Os termômetros continuam subindo, deixando-nos com dias escaldantes onde parece não haver trégua. Agora, o secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou que a crise climática está para além da gestão: “A situação a que assistimos agora é uma demonstração de que as alterações climáticas estão fora de controlo.
    Played 1m 8s
  • O robô de inteligência artificial chamado Ameca responde à pergunta se se rebelaria contra seu criador.

    10 AUG 2023 · Em 7 de julho, a primeira coletiva de imprensa de robôs foi realizada em Genebra. Os jornalistas fizeram perguntas e várias das respostas receberam risos da platéia. Uma resposta foi acompanhada por um gesto que poderia ser considerado sarcástico. Estamos nos referindo à pergunta feita por um jornalista ao robô humanóide chamado Ameca. Durante a entrevista coletiva, o jornalista perguntou à Ameca se ela tinha planos de realizar uma rebelião no futuro ou se se rebelaria contra seu criador. Antes de responder, o robô humanóide, conhecido por suas expressões realistas e com voz feminina, estreitou os olhos como se olhasse para seu criador, que estava sentado ao lado dele. Então, ele respondeu: "Não sei por que você pensaria isso.
    Played 3m 28s
  • As cidades que o ChatGPT recomenda visitar neste verão.

    8 AUG 2023 · O turismo internacional parece estar a recuperar dos efeitos da pandemia de COVID-19, segundo a Organização Mundial do Turismo, agência das Nações Unidas, “progredindo a bom ritmo para o regresso aos níveis pré-pandémicos, tal como no primeiro trimestre de 2023 , o dobro de pessoas viajaram em relação ao mesmo período de 2022". De acordo com o segundo Barômetro Mundial de Turismo do ano da OMT, as visitas internacionais atingiram 80% dos níveis pré-pandêmicos nos primeiros três meses de 2023, com 235 milhões de turistas fazendo viagens internacionais, mais que o dobro do número no mesmo período de 2022. Após rever os dados do ano anterior, registou-se um total de 960 milhões de chegadas de turistas internacionais em 2022, recuperando dois terços dos números pré-pandemia. Regionalmente, o Oriente Médio alcançou os melhores resultados, superando as chegadas de 2019 em 15% e tornando-se a primeira região a recuperar totalmente os números pré-pandêmicos por um trimestre completo. A Europa atingiu 90% dos níveis pré-pandêmicos, impulsionada pela forte demanda intrarregional.
    Played 5m 50s
  • Metade do ouro de toda a Terra foi extraído deste local.

    4 AUG 2023 · A maior corrida do ouro do mundo teve origem em Witwatersrand, uma região da África do Sul. Não em vão, já serviu como fonte de quase metade de todo o ouro extraído da Terra. Uma façanha. Esta região geologicamente única contém alguns dos maiores depósitos de ouro do planeta. A bacia se estende por aproximadamente 350 quilômetros de comprimento e 200 quilômetros de largura, e seu nome, "Witwatersrand", significa "cordilheira de águas brancas" em africâner, referindo-se às cachoeiras da região e às cristas de quartzito que dominam a magnífica paisagem sul-africana. A descoberta de ouro em Witwatersrand remonta ao final do século XIX. Em 1886, George Harrison, um garimpeiro australiano, tropeçou em um afloramento de rocha aurífera na região, e sua descoberta desencadeou uma verdadeira 'corrida do ouro', atraindo milhares de garimpeiros e levando ao estabelecimento da cidade de Joanesburgo, atualmente a maior cidade da África do Sul.
    Played 4m 26s
  • Observando um metal que se auto-repara.

    2 AUG 2023 · Não é Exterminador do Futuro nem ficção científica. Uma equipe de cientistas do Sandia National Laboratories e da Texas A&M University testemunhou um fenômeno surpreendente: pela primeira vez na história, eles observaram como um metal se quebra e depois se funde novamente sem qualquer intervenção humana; um metal auto-reparável. "Foi absolutamente impressionante vê-lo em primeira mão", disse Brad Boyce, um cientista do Sandia National Laboratories que liderou o estudo com a Texas A&M University, e foi coberto pela revista Nature. Os cientistas pretendiam avaliar como as rachaduras se propagariam através de um pedaço de platina de 40 nanômetros de espessura quando a pressão fosse aplicada. Após 40 minutos de experimento, o dano foi revertido sem nenhuma intervenção humana.
    Played 3m 51s

Super Interesante é o podcast com factos curiosos do mundo da ciência. Psicologia, saúde, tecnologia, astronomia e todo o tipo de conteúdo científico. Mais informaçao e podcast@zinetmedia.es

show more
Super Interesante é o podcast com factos curiosos do mundo da ciência. Psicologia, saúde, tecnologia, astronomia e todo o tipo de conteúdo científico.

Mais informaçao e podcast@zinetmedia.es
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Podcast Cover

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search