Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

SthemCast - Gente inovadora transformando a educação.

  • #23 Inovação que conecta, em um só ecossistema, academia, startup e o setor produtivo

    29 JUN 2022 · Washington Lemos, coordenador do Hub de Inovação do ENIAC/ACATE, e o vice-reitor da instituição, Pedro Gueiros, apresentam um ecossistema inovador que une vários players com o objetivo de aproximar empresas para estimular novos negócios e construir soluções, não só para o ensino superior, mas para toda a sociedade.
    53m 14s
  • #22 Redes de Cooperação, Empreendedorismo e Inovação nas IES

    20 APR 2022 · O fortalecimento das Redes de Cooperação e as estratégias para fomentar o empreendedorismo e a inovação nas instituições de ensino superior são o tema de mais uma edição do STHEM Cast. O diretor da Wadhwani Foundation Brasil, Leandro Costa, apresenta um estudo de caso da Fundação, com a mediação do coordenador do International Office e de Redes de Cooperação, Caio Fanha. A organização tem como meta gerar, até 2030, 10 milhões de empregos de alto valor em países em desenvolvimento, entre eles o Brasil, por meio de duas vertentes: · colaborando para que as instituições possam se reinventar em ensino, pesquisa e extensão, para formar alunos com qualidade, · impactando o meio ambiente por meio do empreendedorismo e da inovação, para que sejam mais empreendedoras em termos de gestão.
    1h 1m 20s
  • #21 O que esperar do ensino híbrido e do modelo Hyflex?

    8 MAR 2022 · O SthemCast reuniu duas feras para esclarecer as diferenças entre ensino híbrido e modelo hyflex: a pró-reitora acadêmica da FAESA Centro Universitário, Carla Leticia Alvarenga Leite, e a pré-reitora acadêmica da Centro Universitário de Valença - UniFaa, Ana Valéria Sampaio de Almeida Reis. Acompanhe no podcast a explicação das educadoras sobre a evolução do ensino híbrido – quando o aluno aprende, ora presencialmente, ora em momentos on-line – e do modelo adotado durante a pandemia pela FAESA, em que as aulas de algumas disciplinas acontecem ao mesmo tempo, tanto no presencial como no on-line. Importante: nos dois modelos é necessário capacitar os professores e nunca deixar de ouvir o aluno.
    1h 32s
  • #20 O admirável mundo novo da educação

    12 OCT 2021 · Neste episódio, a Profa. Cristina Albuquerque, o Prof. João Otávio Bastos Junqueira e Renata Favaron falam sobre o admirável mundo novo da educação que se desenha a nossa frente e como uma universidade pode se reinventar nesse novo cenário e atender as necessidades mais complexas e prementes de seus estudantes e da comunidade em seu entorno, sem perder sua essência mas sendo uma instituição promotora da liberdade, que capacita seus alunos a fazerem escolhas conscientes.
    53m 46s
  • #19 A Importância do trânsito entre diversos órgãos para a construção do perfil de um gestor educacional

    24 SEP 2021 · O STHEM Cast convidou Beatriz Maria Eckert-Hoff, reitora do Centro Universitário do Distrito Federal, para contar a sua experiência adquirida em transitar por diversos órgãos do Governo e de associações e fundações do ensino superior como CAPES, Fapesp, CRUB, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa e o Fórum Nacional de Educação para participar e organizar pesquisas científicas, de pós-graduação strictu senso e para a construção do perfil de um gestor completo, com expertise tanto acadêmica quanto empreendedora. Para mediar o debate a convidada é Carine Backes Dörr, vice-reitora de graduação das Faculdades Integradas de Taquara, do Rio Grande do Sul.
    44m 38s
  • #18 - Inteligência Artificial e a Educação 4.0

    31 AUG 2021 · No STHEM Cast de hoje vamos falar sobre a criação do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial e Educação 4.0 Para contar como surgiu o GT e como o grupo está ajudando a aplicar a Inteligência Artificial nas IES – e desmitificar o conceito de que só quem sabe programar pode usar as tecnologias e ferramentas – ouviremos os especialistas Alisson Fernando Coelho do Carmo, coordenador de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo da Toledo Prudente. Letícia Silva Garcia, coordenadora do Núcleo de Apoio e Inovação Pedagógica da Faculdade Dom Bosco de POA. Ruy Barbosa Figueiredo, professor dos cursos de Computação e Engenharias do Centro Universitário Newton Paiva; e Michele Cristina Souza Achcar Colla de Oliveira, coordenadora de operações acadêmicas do Unifeob.
    59m 19s
  • #17 - Políticas Públicas e o Conselho Nacional de Educação - CNE

    13 AUG 2021 · O SthemCast convidou a professora Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Conselho Nacional da Educação, e o presidente do STHEM Brasil, Fábio Reis, para conversarem sobre políticas públicas, legislação e sistemas de avaliação do ensino superior. Eles vão falar, também, de como as Redes de Cooperação podem ajudar as instituições, e levantar uma discussão sobre o conceito de ensino híbrido: é uma modalidade ou uma metodologia de ensino?
    1h 9s
  • #16 - Inovações aceleradas e impostas por um novo contexto do ensino superior

    16 JUL 2021 · As inovações em tecnologia na educação acontecem muito rapidamente e existe a necessidade de desenvolvimento de mão de obra qualificada para lidar com esses conhecimentos específicos, o que só pode ser feito por meio de parcerias entre instituições de ensino superior e empresas de tecnologia. A tecnologia sem uma metodologia de ensino não traz valor agregado para quem a está utilizando, nem para a instituição de ensino. O que gera esse valor é a integração da maneira como se faz o conteúdo com o projeto pedagógico, uma aliança entre tecnologia e metodologia. No entanto, não adianta ter o conhecimento técnico sem a competência comportamental. Para ter sucesso no século 21, as IES terão que aprender a trabalhar em equipe, pensar mais holisticamente e a formar os novos profissionais a partir da experimentação das novas tecnologias por parte dos professores, sem receios e por meio do trabalho mão na massa, para o desenvolvimento de habilidades específicas. Para falar sobre esses temas, no quarto episódio da segunda série do STHEM Cast convidamos Victor Neto, executivo de negócios para a educação de Google Cloud. E para mediar as perguntas convidamos Ruy Barbosa Figueiredo Júnior, professor do Centro Universitário Newton Paiva nos cursos de Engenharia e Computação e integrante do Grupo de Inteligência Artificial do Consórcio STHEM Brasil.
    52m 37s
  • #15 - Gestão do Conhecimento e Transformação Digital

    1 JUN 2021 · O Conhecimento é hoje é o maior ativo de uma instituição de ensino superior. Ele é fruto de investimento de tempo, talento e recursos financeiros para habilitar seus profissionais a cuidar da sua memória organizacional, investindo em capacitação, novas tecnologias digitais e inovação para gerar valor e produtividade e construir novos modelos de negócio. Esse processo começou a acontecer com maior velocidade em função da pandemia. Mas a Gestão do Conhecimento só ocorre com a transformação digital, que exige uma profunda mudança no mindset de uma instituição. No terceiro episódio da segunda série do STHEM Cast, convidamos Adriana Karam Koleski, presidente do Grupo Educacional OPET de Curitiba e reitora do Centro Universitário OPET, para falar sobre a importância desse processo de criar, compartilhar, usar e gerenciar o conhecimento dentro de uma instituição, e nos contar sobre suas experiências com a Gestão do Conhecimento e a transformação digital. Para mediar as perguntas, convidamos Letícia Silva Garcia, doutora em Informática na Educação e coordenadora do Núcleo de Apoio à Inovação Pedagógica, na Dom Bosco, em Porto Alegre.
    46m 59s
  • #14 - Os Rumos do Ensino Superior

    13 APR 2021 · No segundo episódio desta temporada, o Prof. Fábio Reis - Presidente do Consórcio Sthem Brasil conversou com Rodrigo Capelato e Renata Favaron sobre os rumos do Ensino Superior no mundo, abordando questões sobre a desvalorização do diploma, algumas previsões sobre o fim das IES em tempos de crise, entre muitos outros temas. Ouça agora!
    57m 22s

O STHEM Brasil trabalha para transformar a educação e a inovação nas instituições de ensino superior. Com a missão de expandir o conhecimento e capacitar professores e líderes, criamos o...

show more
O STHEM Brasil trabalha para transformar a educação e a inovação nas instituições de ensino superior. Com a missão de expandir o conhecimento e capacitar professores e líderes, criamos o SthemCast, o podcast oficial de inovação, tecnologia e tendências para o ensino dos novos tempos.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search