Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Ser Educação

  • #09 / Tecnologia, ensino e pandemia, com professor Júnior Tiago Ben

    9 DEC 2020 · O vice-diretor da Educação Básica do Instituto Ivoti, Júnior Tiago Ben, é o convidado do nono episódio do podcast do Projeto Ser Educação. E nesse último episódio de 2020 ele aborda a contribuição da tecnologia em um cenário de pandemia e o legado para próximo ano, discorre sobre como está sendo o retorno à presencialidade, a formação de professores para novos cenários e realidade e a educação como protagonista em cenários adversos. "Principalmente em um ano como esse, a tecnologia aliada à educação acaba sendo um grande diferencial. Em um momento no qual precisamos nos aproximar de outras formas a tecnologia estabelece esse vínculo."
    31m 26s
  • #08 / Ensino público de referência em Novo Hamburgo está em filme na Netflix, com a professora Luciane Varisco

    25 NOV 2020 · A coordenadora da Educação Infantil da Secretaria de Educação de Novo Hamburgo, Luciane Varisco, é a convidada do oitavo podcast do Projeto Ser Educação e fala sobre o trabalho realizado pelo município há anos e que tem como foco o desenvolvimento infantil a partir do contato com a natureza. A experiência de Novo Hamburgo, inclusive, integra o documentário internacional da Netflix “O começo da vida 2: lá fora", que foi lançado no dia 12 de novembro deste ano. "Novo Hamburgo vem trabalhando há mais de dez muito nessa perspectiva de desemparedar as crianças, de levar elas para o lado de fora, para esse contato com a natureza. Estar na e com a natureza. A gente vem fazendo estudos bem pontuais nesse sentido e cada vez mais nos damos conta que isso é muito potente para o desenvolvimento infantil."
    27m 59s
  • #07 / A relação entre o ensino e os direitos humanos, com professor Dailor dos Santos

    11 NOV 2020 · O sétimo episódio do podcast Ser Educação tem como convidado o professor do curso de direito da Universidade Feevale, chefe de gabinete da Justiça Federal e pesquisador de direitos humanos, Dailor dos Santos. Ele destaca as diferenças sociais, que foram atenuadas com a pandemia, e isso fica ainda mais evidente com o assunto é acesso à educação. "A constituição estabelece que todos somos iguais, mas nós sabemos que esse traço de igualdade perambula, no mínimo, entre duas perspectivas: nós todos podemos ser iguais perante a lei, e daí nós falamos de uma igualdade formal, mas nós também temos que compreender a busca de uma igualdade material, compreender que existem desigualdades na conformação social"
    43m 2s
  • #06 / Empatia e humanização no ensino, com Fernando Antunes

    28 OCT 2020 · O sexto episódio do podcast do Projeto Ser Educação tem como convidado o professor do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, Fernando Antunes. O pesquisador estuda o impacto do discurso na vida das pessoas e fala sobre empatia e humanização no ensino. "Nós nos desenvolvemos pela troca. Pelo processo que chamamos de processo de alteridade. E quando a gente leva o processo de alteridade apenas para o mundo virtual a gente perde elementos riquíssimos de troca. Isso impacta na crise empática que nós vivemos hoje, provocada não só pela pandemia, mas pelo modo de vida virtualizado que temos atualmente."
    35m 21s
  • #05 / O papel transformador do professor na sociedade, com Thiago Safadi

    14 OCT 2020 · Qual o meu lugar no mundo e a minha responsabilidade sobre espaço em que vivo? O coordenador dos cursos superior de licenciatura em Geografia e História do Instituto Ivoti, Thiago Safadi, fala sobre o mundo geográfico, especialmente em tempos de pandemia, e destaca a geografia como uma realidade humana. "Nós, enquanto sociedade, é que produzimos essa perceção do universo, a partir do nosso contexto histórico, cultural e social." Para Safadi, todo ser humano é por natureza um geógrafo. "A gente se relaciona com o espaço a nossa volta a toda instante. Dentro da escola, toda essa experiência a gente passa a organizar dentro de uma ciência chamada ciência geográfica."
    44m 58s
  • #04 / Educadora nota 10, Joice Lamb, fala sobre ensino na pandemia

    30 SEP 2020 · A coordenadora pedagógica dos Anos Finais da escola municipal Adolfina Diefenthäler, de Novo Hamburgo, Joice Lamb, que foi escolhida Educadora Nota 10 em 2019, fala sobre os desafios da educação. Para a professora, "não é possível fazer escola fechada entre os muros. A escola está na comunidade e ouvir o que eles precisam e compreender, sem julgar, sempre vai fazer com que eles respondam favoravelmente." Ela destaca a importância de compartilhar saberes e fala sobre os aprendizados em tempos de pandemia.
    36m 25s
  • #03 / Como fica a retomada das aulas no Estado? Com Marcia de Carvalho

    17 SEP 2020 · A retomada das aulas presenciais no Estado gera dúvidas em pais, alunos e professores. Afinal, que impactos essa pausa anterior ao ensino remoto podem causar? A presidente do Conselho Estadual de Educação, Marcia de Carvalho, fala sobre essas e outras questões no terceiro podcast da série que integra o projeto Ser Educação. O material pode ser conferido nas principais plataformas de streaming ou no player abaixo. O bate-papo é conduzido pelo jornalista Cláudio Brito.
    35m 52s
  • #02 / Entrevista com presidente do Conselho Nacional de Educação

    2 SEP 2020 · No segundo episódio do podcast, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, esclarece como fica o ano letivo de 2020 e o que é possível esperar para o próximo ano. Curi destaca o papel das escolas que, segundo ele, são protagonistas em manter o ensino de forma remota. O presidente aponta ainda o processo de educação continuada que deverá ocorrer em 2021, mas reforça a importância de manter as atividades em curso, mesmo em meio à pandemia. "Não é o ideal, talvez, essa substituição na forma do aprendizado, com metodologias não presenciais, atividades não presenciais, não é o ideal para as escolas, mas é a forma que se encontrou para buscar o aproveitamento do ano letivo." A apresentação e roteiro são de Cláudio Brito, com produção de Bruna Mattana. Edição e roteiro de Marina Mentz.
    26m 11s
  • #01 / Educação e saúde mental em tempos de pandemia

    26 AUG 2020 · Diante de um cenário mundial totalmente novo, imposto pela pandemia de coronavírus, a área da educação também precisou se reinventar. Em meio a dúvidas e desafios, novos questionamentos emergem a todo instante, entre eles, como está a saúde mental do professor? E a relação estudante e educador? O coordenador do Núcleo de Apoio Psicossocial da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), professor Francisco Kern, fala sobre o tema e destaca “o professor é um cuidador e tudo o que tem vida clama por cuidado.” A apresentação e roteiro são de Cláudio Brito, com produção de Bruna Mattana. Edição e roteiro de Marina Mentz.
    30m 54s

No intuito de fortalecer a educação neste novo cenário de distanciamento social, o Grupo Sinos promove a campanha Ser Educação, com conteúdo multiplataforma. A iniciativa, que inclui depoimentos sobre a...

show more
No intuito de fortalecer a educação neste novo cenário de distanciamento social, o Grupo Sinos promove a campanha Ser Educação, com conteúdo multiplataforma. A iniciativa, que inclui depoimentos sobre a experiência da educação remota durante a pandemia, reportagens e eventos, agora ganha também sua versão em podcast.
A iniciativa tem o patrocínio máster de Instituto Ivoti, PUCRS, Sicredi e Educação Adventista. Patrocínio: Colégio Espirito Santo, Colégio Marista Pio XII, IENH, Fundação Liberato, Uninter, Unopar. Apoio: Faccat, Universidade Feevale e UniLaSalle.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search