Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

RW+

  • Dia do Jornalista: plataformas alternativas demandam reinvenção

    5 APR 2024 · O Dia do jornalista é comemorado em 7 de abril. Na reportagem, Renê Almeida busca explicar o que, afinal de contas, é jornalismo e qual o papel deste profissional numa sociedade democrática. Ele também aborda as mudanças no mercado de trabalho da profissão e a migração que colegas estão fazendo para outras plataformas. Movimento esse que surge como uma oportunidade rentável mas que pode vir carregado de conflitos éticos.
    13m 22s
  • Desastres naturais: a importância do seguro para casa e empresa

    4 APR 2024 · Ciclones, tempestades, vendavais, enchentes, alagamentos, seca, estiagem...os eventos climáticos extremos no Brasil se tornaram cada vez mais frequentes. Eles estão espalhados em maior ou menor grau por todo o País, dependendo da época do ano. Segundo estudo produzido pela Confederação Nacional de Municípios, secas e estiagens responderam por 41% do total de desastres registrados no Brasil nos últimos dez anos. As chuvas ocuparam o segundo lugar, com 27% do total. Para conter o avanço das emissões, já sabemos o que deve ser feito, enquanto os efeitos não são minimizados em maior grau, o que podemos fazer para proteger o que é nosso? Os desastres acontecem tanto em Capitais como em cidades do interior, ainda mais as ribeirinhas. Casas e empresas, de pequeno, médio ou grande porte, estão vulneráveis a situações extremas. É sobre isso que o repórter Leno Falk fala nesse conteúdo especial: “Desastres naturais: a importância do seguro residencial e empresarial”.
    20m 11s
  • Marielle Franco: uma semente frutífera de resistência e luta

    14 MAR 2024 · Nesta produção jornalística os ouvintes vão imergir no universo semente de Marielle Franco, uma guerreira que tentaram apagar, mas não conseguiram. Seis anos após ser brutalmente assassinada, junto com seu motorista, Anderson Gomes, Marielle está presente na resistência e na luta plantada por ela. 
    22m 54s
  • #3 | Idosos migram cada vez mais para apartamentos compactos

    29 FEB 2024 · À medida que a gente vai envelhecendo algumas tarefas ou movimentos que antes eram naturais, passam a ser um pouco mais difíceis de serem executados. Em casa mesmo, uma escada ou ambientes muito grandes, podem se tornar cansativos no dia a dia. Nesse caso, a opção, para quem pode, é se mudar para ambientes menores e mais otimizados. Há também a opção do chamado sênior leave, que são os condomínios para idosos, uma tendência hoje no mercado para esse público. E esse é o assunto do terceiro episódio desta produção especial dos repórteres Leno Falk e Theresa Klein.
    11m 38s
  • #2 | Financiar ou alugar um imóvel: o que os jovens pensam?

    28 FEB 2024 · Sair da casa dos pais e se tornar independente é o objetivo de diversos jovens. O aluguel é a primeira opção para muitos. Pesquisa realizada pela plataforma de aluguel e compra de imóveis Quinto Andar revelou que as pessoas com menos de 25 anos são as que mais demonstram vontade de se mudar. O Censo Quinto Andar de Moradia, realizado em conjunto com o Datafolha, ouviu pessoas nas cinco regiões do Brasil em outubro de 2021. Entre a faixa etária dos 21 aos 24 anos , 47% disseram que consideravam alta a chance de se mudarem nos próximos dois anos. Deste total, 35% afirmaram que pensavam em buscar imóveis para alugar. O percentual é o maior entre todas as faixas etárias. Assim, o mercado imobiliário volta ao centro da nossa discussão. É ele quem oferece as soluções que ligam pessoas que compram imóveis para investimento e colocam para alugar atendendo a as demandas do segmento. Esse é o assunto do segundo episódio desse conteúdo especial dos repórteres Leno Falk e Theresa Klein.
    13m 17s
  • #1 | Efeitos da pirâmide etária brasileira no mercado imobiliário

    27 FEB 2024 · A mudança da pirâmide etária brasileira evidenciada no Censo Demográfico Brasileiro em 2022, pelo IBGE, tem impactos em diversos campos dos planos de governo, assim como na economia. A população brasileira cresceu 6,4% em relação ao censo de 2010./ A pesquisa verificou que no intervalo de 12 anos, passamos de 190 para 203 milhões./ O número de residências também aumentou. Houve alta de 34%. O crescimento dos domicílios foi mais de cinco vezes superior ao da população.// A relação revela uma queda na média de moradores por unidade: passou de 3,31 no Censo 2010 para 2,79 no Censo 2022./ As famílias estão menores. O mercado imobiliário precisa desses dados para acompanhar as tendências./ São diferentes perfis de jovens e de idosos que demandam variadas exigências quando o assunto é aluguel ou compra de imóveis. Cada um com suas necessidades e poder financeiro, mas todos com um objetivo em comum: a busca pelo melhor lugar para se viver. E é nesse momento que construtoras, incorporadoras, imobiliárias e analistas de mercado mostram um papel determinante: a capacidade de leitura dos perfis e entrega do melhor produto para cada grupo. É sobre esses variados aspectos que os repórteres Leno Falk e Theresa Klein abordam nos três episódios desse conteúdo especial.
    17m 46s
  • Aviação sustentável: como anda a descarbonização do setor no País?

    26 FEB 2024 · A aviação se movimenta para atingir a meta zero em emissões líquidas de carbono até 2050, o que implica em grandes desafios. Isso porque a jornada de descabornização se dá por diferentes instrumentos e mecanismos, que não dependem exclusivamente do setor. No Brasil, muito se discute sobre o potencial do país para decolar e protagonizar a produção de combustíveis sustentáveis. Mas os avanços no plano de voo para ocupar esse espaço no cenário global ainda demandam muitas rotas. Nesse contexto, saiba quais são os principais obstáculos e as medidas alternativas adotadas para reduzir a pegada de carbono nas operações aéreas.
    17m 22s
  • #5 | Brasil e a Rádio Yandê: a luta dos comunicadores indígenas

    16 FEB 2024 · Em celebração ao Dia Mundial do Rádio, o Grupo Radioweb apresenta a série especial "Rádio América Latina: ondas sonoras de luta e cidadania". Em cinco episódios, a jornalista Raquel Carneiro te convida a viajar pela escuta da diversidade do rádio popular e comunitário no território latino-americano. O ponto de partida foi a tese de doutorado da jornalista sobre a comunicação indígena e importantes iniciativas de impacto e transformação social. E no 5ª e último episódio voltamos ao Brasil!
    17m 22s
  • #4 | México e a Rádio Rebelde: a voz da notícia como revolução

    15 FEB 2024 · Em celebração ao Dia Mundial do Rádio, o Grupo Radioweb apresenta a série especial "Rádio América Latina: ondas sonoras de luta e cidadania". Em cinco episódios, a jornalista Raquel Carneiro te convida a viajar pela escuta da diversidade do rádio popular e comunitário no território latino-americano. O ponto de partida foi a tese de doutorado da jornalista sobre a comunicação indígena e importantes iniciativas de impacto e transformação social. E no 4º episódio: México!
    12m 25s
  • #3 | Bolívia e a Voz do Mineiro: o rádio feito por trabalhadores

    14 FEB 2024 · Em celebração ao Dia Mundial do Rádio, o Grupo Radioweb apresenta a série especial "Rádio América Latina: ondas sonoras de luta e cidadania". Em cinco episódios, a jornalista Raquel Carneiro te convida a viajar pela escuta da diversidade do rádio popular e comunitário no território latino-americano. O ponto de partida foi a tese de doutorado da jornalista sobre a comunicação indígena e importantes iniciativas de impacto e transformação social. E no 3º episódio: Bolívia!
    9m 49s

Espaço dedicado às reportagens produzidas pelo RW+, o núcleo de conteúdos especiais do Grupo Radioweb, ao qual a RW Cast também pertence. Aqui, variados assuntos são abordados com profundidade por...

show more
Espaço dedicado às reportagens produzidas pelo RW+, o núcleo de conteúdos especiais do Grupo Radioweb, ao qual a RW Cast também pertence.

Aqui, variados assuntos são abordados com profundidade por uma equipe de jornalistas de diversas localidades, perfis e interesses.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search