Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Raízes do Vale

  • Episódio 42: memórias de jornalista na cobertura do 8/1ra do 8/1

    28 JAN 2024 · Na semana em que os ataques golpistas ocorridos na Praça dos Três Poderes, em Brasília, completam um ano, a Radioagência Nacional (veículo da EBC) lançou o podcast Histórias em Pauta: grades de janeiro. Na edição, o repórter Alex Rodrigues, da Agência Brasil, conta, em entrevista ao jornalista Leyberson Pedrosa, como o 8 de janeiro de 2023 passou de um dia de folga para um dia de cobertura intensa e histórica.  Rodrigues relata detalhes como o momento da percepção de que os eventos do 8/1 haviam fugido do controle, a ação das forças policiais durante o ataque aos prédios da Praça dos Três Poderes e o momento em que adentrou o Palácio da Justiça e o prédio do STF. O repórter da Agência Brasil foi o primeiro a registrar imagens da destruição de dentro do Supremo Tribunal Federal.  O idealizador do podcast, Leyberson Pedrosa, destaca a importância de um produto como este na construção da memória do que ocorreu. “O tempo pode diluir ou aprofundar a percepção sobre algo. Contar o 8/1 em podcast e videocast faz com que esse amadurecimento do que acontece entre os fatos não se perca. Outras pessoas podem também passar a ver, ouvir e sentir o que o Alex sentiu naquele dia. Contar de forma documentada  é um jeito de evitar distorções no futuro”, diz.   Rodrigues também ressalta que a importância do podcast como registro histórico: “O produto pode contribuir para fortalecer a noção de jornalismo como testemunha da história, principalmente, por permitir que os jornalistas que presenciaram os fatos acrescentem novos detalhes aos seus relatos iniciais, trazendo a público também suas impressões pessoais. O roteiro e a edição final conseguiram usar meu relato de forma a explorar pequenas nuances de parte do que aconteceu no fatídico dia”. O Histórias em Pauta: grades de janeiro pode ser ouvido e assistido na Radioagência Nacional, em plataformas de podcasts e também nos players abaixo:
    21m 37s
  • Podcast 41: Sede na Floresta mais úmida no Mundo.mp3

    1 JAN 2024 · SOCIEDADE PODER SOCIOAMBIENTAL PODER RELIGIOSO GÊNERO E DIVERSIDADE JUSTIÇA TECNOLOGIA EMPRESAS CLIMA VIOLÊNCIA INTERNACIONAL MILITARES  PODCAST Amazônia sem Lei Podcast sobre o que está em jogo na Amazônia e no Cerrado Ouça agora:       Amazônia   Cerrado   podcast Conduzido pelas vozes de Clarissa Levy e Ricardo Terto, o Amazônia sem Lei é um podcast narrativo que existe para contar histórias do que está em jogo na Amazônia. No último ano, repórteres da Agência Pública rodaram mais de 3 mil quilômetros pela região para contar histórias de violações e conflitos de terras. Fomos ao Pará, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Maranhão. Agora, essas apurações vão se tornar uma nova temporada do podcast Amazônia Sem Lei. Serão seis episódios publicados sempre às terças-feiras. As investigações, algumas já publicadas em texto e vídeo no site da Pública, foram feitas a partir de dados de um outro projeto da agência, o Mapa dos Conflitos, que mostra como se relacionam os conflitos no campo com desmatamento, queimadas, violência, desigualdade, agrotóxicos, água e mineração na Amazônia Legal entre os anos de 2011 e 2020. O mapa foi feito em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT). O podcast Amazônia Sem Lei faz parte de uma cobertura da Agência Pública que leva o mesmo nome e, desde 2018, investiga conflitos de terra na Amazônia. A primeira temporada do podcast foi ao ar entre 2021 e 2022, com 10 episódios. Entre em contato: podcasts@apublica.org
    38m 22s
  • Podcast 40: Vozes Comunistas - Josefa Pureza.mp3

    30 NOV 2023 · Vale Mais é o podcast do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da UFRJ, que tem como objetivo discutir história, trabalho e sociedade, refletindo sobre temas contemporâneos a partir da história social do trabalho. “Vozes comunistas” é uma série especial do Vale Mais, podcast do LEHMT/UFRJ. Nessa série homenageamos o centenário do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e divulgamos áudios que permitem uma reflexão sobre as fortes e complexas relações entre o partido e os mundos do trabalho ao longo da história do país. A cada quinze dias, um trecho de uma entrevista de antigos sindicalistas, lideranças operárias e camponesas ou mesmo trabalhadores/as de base conta um pouco da história do PCB e sua importância para a história do trabalho no Brasil. Pesquisamos áudios em acervos públicos e particulares de todo o país, que serão apresentados por pesquisadores e historiadores especialistas na trajetória do partido. Em nosso terceiro episódio, apresentamos trechos de uma entrevista de Josefa Pureza (originalmente concedida ao documentário “Josefa: uma mulher na luta camponesa”, dirigido por Luiz Claudio Lima e Roberto Maxwell). Pureza foi importante líder dos trabalhadores rurais da Baixada Fluminense nos anos 1960, quando participou da organização de diversos movimentos de mulheres. Essa voz comunista é apresentada pela historiadora Marlucia Souza. Projeto e execução: Ana Clara Tavares, Felipe Ribeiro, Larissa Farias e Paulo Fontes Apoio: Centro de Documentação e Imagem da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Agradecemos às instituições e pesquisadores que gentilmente colaboraram com nosso projeto. Referência da entrevista: A entrevista é parte do documentário “Josefa – Uma mulher na luta camponesa”, dirigido por Roberto Maxwell e Luiz Cláudio Lima e produzido por Virtual Filmes com o apoio do Centro de Documentação e Memória da Baixada Fluminense e APPH-Clio, em 2002.
    13m 3s
  • Podcast 39: Vozes Comunistas LúciadeSouza liderançasindical e popular (PCB).mp3

    26 NOV 2023 · Em nosso vigésimo episódio apresentamos trechos de uma entrevista com a tecelã Lúcia de Souza. Nascida em 1920 na cidade de Magé/RJ, uma das “Moscouzinhas” brasileiras, Lúcia começou a trabalhar em uma fábrica de tecidos ainda na adolescência. Sua indignação com as precárias condições de vida da classe trabalhadora fez com que ingressasse na luta sindical e na militância comunista entre as décadas de 1940 e 1960. No trecho da entrevista que ouviremos, Lúcia de Souza aborda o início de seu trabalho na fábrica, as percepções de sua negritude e seu envolvimento nas lutas operárias e sindicais. Também trata sobre a atuação do PCB, a cassação do partido e as perseguições aos seus militantes, além de expor seus conflitos em se afirmar como comunista. Essa voz é apresentada pela historiadora Juçara da Silva Barbosa de Mello (PUC-Rio). Projeto e execução: Ana Clara Tavares, Felipe Ribeiro, Larissa Farias e Paulo Fontes Apoio: Centro de Documentação e Imagem da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Agradecemos às instituições e pesquisadores que gentilmente colaboraram com nosso projeto Referência da entrevista: A entrevista é parte do documentário “Tear”, dirigido por Taiane Linhares, em 2013.
    14m 49s
  • Podcast 38: Basta de Violência no Capo. 18126-3968617-a-voz-da-contag-1611.mp3

    23 NOV 2023 · No programa dessa semana o tema é violência no campo. Abordamos o aumento dos casos recentemente e as ações de combate a essa prática criminosa contra trabalhadores e trabalhadoras rurais e lideranças nos seus territórios.
    9m 14s
  • 9m 59s
  • Episódio 36; 2023-08-31-pod-mundo-e-politica-golpe-de-estado-no-niger-vira-imbroglio-geopolitico-global.mp3

    3 SEP 2023 · https://podcast.unesp.br/17447/golpe-de-estado-no-niger-vira-imbroglio-geopolitico-global
    10m 37s
  • 59m 55s
Tem como finalidade compartilhar e tecer comentários de noticias e contribuir para o bem estar coletivo de nossa sociedade
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search