Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Partida de Xadrez

  • Turismo: como pode o país proteger-se da massificação?

    6 MAY 2024 · O crescimento do turismo em Portugal e os seus impactos são o tema deste oitavo episódio. 2023 foi o melhor ano de sempre, com 30 milhões de turistas e receitas de 25 mil milhões de euros, mas António Ramalho não tem dúvidas que pelo menos até ao final da década esta atividade continuará a ser determinante para as finanças públicas. O país deve, contudo, antecipar o que aconteceu em muitas cidades que acabaram expostas ao turismo de massas e à tensão com os residentes, diz Gonçalo Moura Martins, defendendo a qualificação do turismo e a sua dispersão no território.
    36m 36s
  • Água: como pode Portugal manter-se autossuficiente?

    22 APR 2024 · A escassez da água é o tema deste sétimo episódio. Apesar de estarmos a caminhar para um stress hídrico a nível global, Portugal ainda é autossuficiente. No entanto, para o continuar a ser tem não só de adequar comportamentos mas também a infraestrutura, ao nível do armazenamento, de transvases, de redução das perdas e de reutilização. Projetos para o imediato que Gonçalo Moura Martins estima em 3,6 a 4 mil milhões de euros. Já António Ramalho acredita que a água é um recurso que Portugal não deve apenas preservar, mas de onde pode tirar proveito económico e vantagens competitivas.
    41m 50s
  • Novo aeroporto: Deve Lisboa ser um hub intercontinental?

    8 APR 2024 · O futuro aeroporto de Lisboa é o tema deste sexto episódio. Mais de 50 anos e duas dezenas de localizações depois, espera-se agora do novo Governo uma decisão rápida. A Comissão Técnica Independente recomendou uma solução única em Alcochete ou Vendas Novas que evolua para um hub intercontinental. Mas deve o país avançar para este conceito de aeroporto, mais caro e ambicioso, ou optar por uma solução dual, mais barata, que preserve o aeroporto existente?
    36m 48s
  • Lucros históricos da banca: devia ter havido autocontenção?

    25 MAR 2024 · Os resultados excepcionais da banca portuguesa em 2023 são o tema deste quinto episódio. No ano passado, Caixa Geral de Depósitos, BCP, Santander Totta, BPI e Novo Banco somaram lucros de 4,3 mil milhões de euros, impulsionados pela escalada da margem financeira à boleia da subida das taxas de juro do BCE. Os bancos foram rápidos a aumentar os juros cobrados nos empréstimos, mas lentos a elevar os que pagam nos depósitos, mantendo também o nível das comissões.  Gonçalo Moura Martins e António Ramalho analisam estes lucros “históricos e irrepetíveis” e a possibilidade de, no atual contexto, a banca ter tido maior contenção. 
    37m 35s
  • Legislativas: O que podem agora esperar as empresas?

    11 MAR 2024 · O resultado das eleições legislativas, que deu uma vitória por curta margem à AD e fez o país virar à direita, é o tema deste quarto episódio. Depois das promessas de um choque fiscal, de um aumento do salário mínimo para 1.000 euros em 2028 ou de um crescimento de 3,4% da economia no final da legislatura, o que se espera agora do novo Governo? António Ramalho e Gonçalo Moura Martins analisam os resultados eleitorais e apontam as prioridades para a economia e para as empresas.
    35m 20s
  • Residentes não habituais: um regime injusto ou eficaz?

    26 FEB 2024 · O regime dos residentes não habituais é o tema deste terceiro episódio. Este estatuto, criado em 2009, veio permitir a novos residentes beneficiar durante 10 anos de uma taxa de IRS de 20% no caso dos rendimentos do trabalho e de 10% sobre as pensões. É uma injustiça fiscal para quem já mora em Portugal, onde a taxa de IRS pode ir até aos 53%? Ou o modelo foi eficaz ao atrair profissionais de atividades de alto valor acrescentado que de outra forma não teriam vindo para o país?
    37m 30s
  • Que crise é esta na habitação?

    12 FEB 2024 · A crise na habitação é o tema do segundo episódio. Apesar de Portugal ser um país de proprietários, a falta de oferta de casas tem resultado na subida dos preços e dificultado o acesso ao mercado. A redução de impostos e a cedência de terrenos são duas possibilidades ao alcance do Estado para acelerar a construção de alojamento acessível. Para Gonçalo Moura Martins, “a quantidade de terrenos do Estado e das autarquias poderia ser imediatamente disponibilizada com base em concursos públicos”. Já António Ramalho defende “uma política de redução fiscal temporária que acelere a previsibilidade a investidores”.
    32m 4s
  • Alta velocidade Lisboa-Porto vs Lisboa-Madrid

    29 JAN 2024 · A alta velocidade ferroviária é o tema do primeiro episódio, com a prioridade dada à ligação de Lisboa à Galiza em detrimento de uma linha para Madrid.
    29m 10s

Partida de Xadrez é o nome do espaço de debate do Negócios sobre os grandes temas da actualidade económica com os comentadores residentes António Ramalho e Gonçalo Moura Martins e...

show more
Partida de Xadrez é o nome do espaço de debate do Negócios sobre os grandes temas da actualidade económica com os comentadores residentes António Ramalho e Gonçalo Moura Martins e moderação de Maria João Babo. Quinzenalmente, às segundas-feiras, disponível em todas as aplicações de podcast e no site www.negocios.pt.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search