Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Ouvindo o Sabor

  • O que são taninos?

    28 JAN 2020 · Taninos. Esta palavra está sempre associada aos vinhos. Se você ainda não sabe o que é, vamos lá. São substâncias vegetais também chamadas polifenóis presentes na casca, nas sementes e nos engaços da uva. São responsáveis pela defesa da videira contra pragas, e sua ação antioxidante e muito benéfica pra nossa saúde passa para o vinho, mais do que num suco ou até mesmo ao comermos a fruta. Isso porque os taninos são extraídos durante a prensagem e maceração das uvas na vinificação. Por isso quase não existem nos vinhos brancos, onde estes processos são mais rápidos, já que não se deseja extrair a cor das cascas. Os vinhos precisam dos taninos e da acidez para envelhecerem bem. E os pratos com mais gordura e estrutura como muitas carnes, combinam perfeitamente com a sensação de adstringência que trazem os taninos, um dos principais elementos do vinho.
    59s
  • #019 Drinks com Cachaças

    26 DEC 2019 · Além da nossa clássica e internacional caipirinha, uma cachaça artesanal de boa procedência é ótima para drinks surpreendentes, bonitos de se ver e refrescantes. Aqui prefira a cachaça na versão prata, sem madeira, mais neutra e seca. Agora é criatividade nos ingredientes. Experimente por exemplo trocar o limão por tomate uva e folhas de manjericão amassadas. Ou que tal rapadura ralada e limão siciliano? Tangerina, com gengibre picado, açúcar e gelo. Uva verde (sem sementes) temperada com uns grãos de pimenta rosa. Ou acrescente outras especiarias como cravo e um pau de canela na receita tradicional com limão Thaiti. Com a temperatura e a imaginação subindo, é tempo de caipirinhas.
    59s
  • #018 Comida japonesa e vinho

    26 DEC 2019 · Comida japonesa e vinho, é uma combinação desafiante e deliciosa. O molho shoyu, pede vinhos com acidez alta para quebrar o sabor salgado. A raiz forte e o gengibre, se equilibram com brancos levemente adocicados, aromáticos e de baixa graduação alcoólica: Torrontés, Sauvignon Blanc, Gewürztraminer ou um Verde Português. Os rosês, com um pouco mais de estrutura, vão bem com pratos quentes de frutos do mar. E o curinga é o espumante seco ou Brut, que não abafa os sabores delicados de um sushi ou sashimi, ameniza os condimentos picantes e a oleosidade das frituras como os tempuras. “limpando” o paladar. Para quem não abre mão de um tinto, prefira os mais leves, sem madeira e menos adstringentes, como um Gamay, Merlot ou Pinot Noir para acompanhar carnes grelhadas ou assadas.
    59s
  • #016 Cada copo para um estilo de cerveja

    26 DEC 2019 · Como eu ouvi noutro dia, “nenhum panda vai morrer se você beber sua IPA num copo de requeijão”... mas que o tamanho e formato dos copos influencia no sabor da sua cerveja, é ver-da-de. Exemplos: alguns copos grandes são de vidro mais grosso como o Tumbler ou tem alças como as canecas, para evitar que o calor das mãos esquente um estilo mais leve. O weizen, copo para weissbeer, a cerveja de trigo, é grande o suficiente para caber de uma vez os 500 ml da garrafa, com todos os sedimentos de leveduras e boa formação de espuma, fundamentais deste estilo. E copos bojudos com boca mais estreita, são ideais para “segurar” o creme e concentrar os aromas de cervejas mais lupuladas e “cheirosas” .
    1m
  • #017 Tipos de cerveja

    26 DEC 2019 · Fica perdido entre tantos tipos de cerveja? Bem vindo ao clube, afinal são mais de 120 estilos no mundo. Uma separação que pode te ajudar: São 4 as chamadas “escolas cervejeiras”: a alemã, regida pelo rigor da Lei da Pureza de 1516, que só permite na fabricação: água, malte, lúpulo e leveduras. A criativa Belga, que permite outras experiências e adições com muito bom gosto, a Britânica, com seus estilos mais escuros, maltados e densos. E a Americana, com seus milhares de “home brewers” ou cervejeiros caseiros, com opções bem extravagantes como cerveja com bacon ou com o resgate de receitas milenares esquecidas.
    1m
  • #015 Vinho quanto mais velho melhor?

    26 DEC 2019 · Vinho quanto mais velho melhor? Esta é uma generalização que foi criada a muito tempo atrás, quando os métodos mais rudimentares de vinificação produziam muitos vinhos rústicos, com muita extração das uvas e muitos taninos, necessitando quase sempre de tempo para amaciar. Hoje em dia, estima-se que menos de 15% dos vinhos sejam feitos com a proposta do enólogo para serem vinhos de guarda, que irão evoluir com o tempo. A maioria dos tintos que encontramos no mercado, são para serem bebidos até uns 5 anos em média, já os brancos até uns 3 anos. Confira a safra nos rótulos e veja sempre as boas condições de armazenamento.
    1m
  • #014 Acidez no vinho

    26 DEC 2019 · As pessoas às vezes relacionam a palavra acidez a algo incomodo, ou até azedo. Bem, nos vinhos, a acidez é um fator muito importante para que ele tenha a vivacidade e frescor desejados, envelheça bem e harmonize com comida. Mas ela deve ser percebida sempre na medida certa. Um vinho pouco ácido pode lembrar um xarope, já muito ácido fica áspero. Ao colocar um pouco de vinho na boca, sinta a acidez nas bochechas, que irão salivar. Sinal que seu vinho vai lhe abrir o apetite e combinar bem com o prato que vem por ai.
    1m
  • #013 Decantar o vinho

    26 DEC 2019 · Decantar o vinho ou não, eis a questão. Decanters são jarras de vidro com base larga, para a oxigenação do vinho. Vinhos antigos são decantados para a retirada de sedimentos e/ou pedações de rolha. Vinhos jovens, para “soltar” seus plenos aromas rapidamente. Sugestão: Se você está tipo cozinhando a dois, tem a noite toda pela frente, use taças grandes e vá servindo aos poucos, girando, arejando e sentindo as mudanças entre a primeira e a última taça, é mais didático e divertido. Se vai servir um vinho velho ou estruturado de uma só vez para um grupo, decante para que todos recebam em suas taças um pouco do vinho já em sua plenitude.
    1m
  • #012 Temperatura ideal dos vinhos tintos

    26 DEC 2019 · Você já ouviu a expressão: “vinho tinto deve ser bebido à temperatura ambiente.”? Se você estiver num país de clima frio, pode ser. Mas no Brasil, se você degustar um tinto beirando 30 graus ou mais, certamente ele vai parecer mais alcoólico, pesado e enjoativo(efeito na voz) A temperatura média ideal para estes vinhos está entre 12 graus para os mais jovens e frutados e 16 graus para os mais velhos ou estruturados. Para descomplicar, tipo uma água bem fresca, do filtro de barro. Já a temperatura muita baixa oculta os aromas e deixa o vinho tinto mais adstringente.
    1m
  • #011 Harmonização de cervejas e carnes

    23 DEC 2019 · Cervejas e carnes...só de pensar vem aquele (huummmm). Pois vamos às dicas: Churrasco de contrafilet ou picanha: cervejas com bom corpo, boa acidez e um pouco mais de lúpulo, para equilibrar com a gordura. Tipo Pale Ale, Red Ale ou IPA. Costelinha suína defumada: com uma cerveja de malte defumado, as Rauchbier, ou experimente com uma Bock, escurinha, bem maltada e um pouco adocicada. E aquela coxinha de frango ao molho agridoce? Com uma refrescante witbier Belga, com aromas cítricos ou um copão de weisbeer, a cerveja alemã de trigo.
    1m
Dicas, orientações e notícias sobre gastronomia, vinhos, cervejas, cachaças, cafés e a boa mesa.
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search