Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Nossa Ideia

  • Nossa Ideia ep.12: Enem na pandemia

    3 FEB 2021 · Apesar dos esforços para adiar o Enem, a edição de 2020 aconteceu nas últimas semanas em meio à pandemia de covid-19. Os candidatos realizaram a prova buscando uma vaga no ensino superior, mas encontraram desorganização, aglomeração e insegurança. Se liga aí!
    7m 3s
  • Nossa Ideia ep.11: A vacina e a periferia

    20 JAN 2021 · No primeiro episódio da segunda temporada do Nossa Ideia, vamos conversar sobre a situação da tão aguardada vacina contra novo coronavírus e como as periferias mais uma vez podem ser impactadas com isso. Se liga aí!
    8m 8s
  • Nossa Ideia ep.10: As complicações no retorno das aulas na rede pública

    29 OCT 2020 · Grande parte das escolas da rede pública são muito mais do que instituições de ensino, algumas são verdadeiros centros comunitários para as comunidades afastadas. A pandemia de Covid-19 comprometeu essa relação, mas será que já chegamos no momento de retornar às atividades escolares? No episódio final da primeira temporada do Nossa Ideia, conversamos com alunos e professores sobre suas percepções, medos e propostas para este movimento dos poderes municipal e estadual.
    9m 37s
  • Nossa Ideia ep.09: Vai ir de ônibus hoje?

    13 OCT 2020 · Utilizar ou não o transporte público é uma escolha que muitas pessoas das periferias não podem fazer. Entretanto, depender dele durante uma pandemia pode trazer riscos e insegurança pra vida desses moradores. E, devido às medidas da Prefeitura de Porto Alegre, a oferta de ônibus diminuiu muito em bairros que já não eram bem atendidos.
    10m 26s
  • Nossa Ideia ep.08: Setembro Amarelo na periferia

    29 SEP 2020 · Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, uma pessoa se suicida a cada 40 segundos no mundo. A campanha do Setembro Amarelo, realizada no Brasil, mostra que cuidar da saúde mental está se tornando cada vez mais importante. Porém, é necessário entender as particularidades dos moradores vindos da periferia para que estes incentivos sejam mais efetivos.
    8m 58s
  • Nossa Ideia ep.07: Empreendedorismo nas periferias

    15 SEP 2020 · As periferias são berço de inúmeras iniciativas de empreendedorismo. Essas empresas movimentam a economia das comunidades e fortalecem o comércio local. Contudo, ainda enfrentam estigmas e preconceitos. No episódio desta semana, conversamos com empreendedores periféricos para conhecer mais de suas iniciativas.
    10m 55s
  • Nossa Ideia ep.06: Os efeitos da pandemia no sistema prisional

    1 SEP 2020 · O Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo e isso é um reflexo da sociedade brasileira. Com as cadeias precarizadas, a crise do coronavírus se torna muito mais perigosa para essas pessoas. No episódio dessa semana, olhamos para essa realidade a partir da vivência dessas famílias.
    9m 56s
  • Nossa Ideia ep.05: Funk, Hip-Hop e Cultura na Pandemia

    18 AUG 2020 · Sem os bailes e as casas noturnas, os artistas de Funk e Hip-Hop precisam se reinventar para continuar na cena, levantarem a bandeira de seus gêneros musicais e pagarem as contas do final do mês.
    11m
  • Nossa Ideia ep.04: Mulheres chefe de família e a pandemia

    7 AUG 2020 · Não é de hoje que o Brasil tem um grande número de desempregados, mas a pandemia do novo coronavírus agravou ainda mais esse cenário, principalmente para as famílias chefiadas por mulheres. Elas são as que mais sofrem com isso pois, segundo dados do IBGE, no primeiro trimestre de 2020, o nível de desemprego das mulheres era 36% maior do que o dos homens. Nesse episódio do Nossa Ideia, conversamos com mães sobre quais impactos a pandemia trouxe para essas chefes de família.
    7m 47s
  • Nossa Ideia ep.03: Relatos de violência policial

    21 JUL 2020 · O assassinato do norte-americano George Floyd por policiais em Minneapolis fez com que a discussão sobre a violência policial contra a população negra virasse pauta no mundo todo. No Brasil, a população preta que vive nas periferias se depara constantemente com diversos abusos por parte do polícia. Nesse novo episódio, apresentamos relatos de pessoas que sentiram na pele a seletividade e a violência causada pelos agentes de segurança.
    11m 27s

O Periférico é uma iniciativa de jornalismo formada, em sua maioria, por pessoas que cresceram nas comunidades de Porto Alegre e região metropolitana. O projeto surge com o objetivo de...

show more
O Periférico é uma iniciativa de jornalismo formada, em sua maioria, por pessoas que cresceram nas comunidades de Porto Alegre e região metropolitana. O projeto surge com o objetivo de mostrar as muitas vivências que existem nas periferias. Não somos apenas uma pauta das matérias policiais. Nós somos política, somos educação, somos entretenimento, somos cultura, somos comunicação, nós somos periféricos.

E para ampliar ainda mais o espaço onde as vozes que vêm das nossas comunidades possam falar, lançamos o podcast Nossa Ideia. Traremos notícias sobre os diversos temas que fazem parte do dia a dia das periferias de Porto Alegre e região metropolitana.
show less
Information
Author Sul21
Categories News
Website -
Email -

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search