Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Matriz

  • Dez anos depois, confira quais são os legados das jornadas de junho de 2013

    2 JUN 2023 · Especialistas e participantes de protestos que marcaram cenário político nacional analisam repercussões ainda hoje. Há uma década, manifestações populares em mais de 500 cidades marcaram o mês de junho. O que iniciou, meses antes, como uma mobilização popular de grupos ligados a movimentos estudantis contra aumento das passagens do transporte público, acabou agregando atores e pautas, transformando-se em um evento de proporções nacionais que reivindicavam, entre outras coisas, a não realização da Copa do Mundo, a destinação dos recursos do mundial para saúde e educação, e, principalmente, levantando bandeiras anticorrupção.Até hoje, cientistas políticos se debruçam sobre aquele momento, onde movimentos estudantis e sindicais, mais voltados ao campo da esquerda, dividiram as ruas com organizações liberais e defensores de bandeiras da extrema-direita que, apesar das divergências, convergiram em um momento de crítica à política institucional. Mas qual os legados daquel movimento? Neste episódio, Felipe Nabinger ouviu especialistas como o professor titular do departamento de Sociologia da Ufrgs e pesquisador Marcelo Kunrath da Silva, o sociólogo e professor da UniRitter, Marcos Rolim, o deputado estadual e, na epoca, um dos coordenadores dos protestos em Porto Alegre, Mateus Gomes, e o cientista político, ex-deputado e um dos fundadores do Movimento Brasil Livre (MBL), Fábio Ostermann.
    30m 10s
  • Qual é o perfil das prefeitas gaúchas

    7 APR 2023 · O caminho para equidade feminina na política, mesmo com as mulheres representando 53% do eleitorado, ainda é trilhado a passos lentos. No Rio Grande do Sul, dos 497 municípios, apenas 38 são comandados por mulheres. Ao longo de março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Correio do Povo buscou conhecer o perfil das mulheres que conquistaram o posto mais alto nas suas cidades e hoje estão à frente do Executivo. Nesta edição do podcast Matriz, Mauren Xavier e Flávia Simões contam um pouco sobre os bastidores da produção dessa reportagem, a trajetória das prefeitas e os fatores que ainda dificultam a inserção feminina no mundo político.
    20m 55s
  • Saiba o que esperar da votação do reajuste para os professores na Assembleia

    3 APR 2023 · O PL 139/2023, que reajusta em 9,45% o subsídio dos professores da rede estadual, garantindo o piso nacional da categoria, vai à votação nesta terça-feira. Mesmo com tendência de aprovação, movimentos para, pelo menos, apreciar emendas da bancada da esquerda e, talvez, de uma oposição do campo mais à direita, em galerias que deverão estar tomadas pelos docentes. As diferenças do que o governo promete e o que cobram os professores e as movimentações que antecedem a apreciação estão neste episódio do podcast Matriz, no qual Felipe Nabinger ouviu deputados envolvidos nas discussões na Assembleia Legislativa.
    14m 57s
  • Entenda a saída de prefeitos e a transformação no PTB no RS

    30 MAR 2023 · Quarto partido com maior número de prefeitos eleitos em 2020 no Rio Grande do Sul, com 32 chefes de executivo municipal, o PTB vive um êxodo de prefeitos, enquanto aguarda a fusão com o Patriota, que vai originar o Mais Brasil ou então Partido Renovação Democrática. Nas cinco maiores cidades do RS governadas pelo PTB, em três delas os prefeitos devem concorrer à reeleição, mas por outras siglas. No episódio de hoje, o Matriz conversou com esses prefeitos e com a direção do partido para entender esse cenário.
    13m 59s
  • Entenda os desdobramentos das prisões após ataques de 8 de janeiro

    9 FEB 2023 · Das 1.398 detidas entre os dias 8 e 9 de janeiro, sendo 105 gaúchos, 916 seguem detidos em prisões do Distrito Federal, enquanto outras 460 são monitoradas por tornozeleiras eletrônicas, em seus estados de origem. Além disso, a operação Lesa-Pátria, da Polícia Federal, já cumpriu em cinco fases pelo menos 20 mandados de prisão preventiva ou provisória e a Procuradoria-Geral da República apresentou 653 denúncias, número que deve aumentar. Mas o que acontece agora? Há previsão de conclusão dos inquéritos e principalmente de punições? O Podcast Matriz conversou com o o desembargador da 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do RS, Sérgio Blattes, e com o doutor em Ciências Criminais e professor da Escola de Direito da PUCRS, Marcos Eberhardt, que ajudam a entender o trâmite jurídico que abrange o tema. Eberhardt, inclusive, aponta possível irregularidade na manutenção de prisões preventivas tantos dos presos inicialmente em flagrante quanto do ex-secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres.
    18m 22s
  • Os bastidores e o perfil da nova composição da Assembleia Legislativa do RS

    27 JAN 2023 · Na próxima terça-feira (31) toma posse a nova legislatura da Assembleia Legislativa. Os próximos 55 deputados terão o desafio de votar projetos que podem impactar diretamente no Rio Grande do Sul. E para conhecer um pouco mais desses parlamentares e da nova composição, o Podcast Matriz fez um panorama da nova legislatura, trazendo ainda quais as bandeiras predominam entre os deputados e qual o perfil dos parlamentares. O programa tem a participação da editora de política, Mauren Xavier, e da assistente Flávia Simões. A edição é de Mariana Necchi.
    29m 15s
  • Como o Brasil chegou ao extremismo

    13 JAN 2023 · Após as invasões e ataques aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, o Podcast Matriz repercute e avalia como o país chegou ao extremismo. Em reportagem, publicada na edição deste domingo do Correio do Povo, a repórter Flavia Bemfica conversou com especialistas e contextualizou os ataques e os seus impactos à democracia. No Podcast, ela fala sobre como foi conversar com especialistas sobre o episódio e a comparação com os ataques ao Capitólio dos Estados Unidos há dois anos. A reportagem traça ainda uma linha do tempo dos principais acontecimentos da última década na política brasileira e que ajuda a compreender como o país chegou a este momento.
    27m 18s
  • Frederico Antunes tem o desafio de se superar na liderança do governo

    6 JAN 2023 · Frederico Antunes (PP) terá, segundo o próprio, a difícil tarefa de buscar a autossuperação. "Uma coisa é quando tu tens comparação com outra pessoa, outra quando é contigo mesmo. Então tu vais ter mais serviço", disse ao Podcast Matriz. Em seu sétimo mandato, conquistado nas últimas eleições, o deputado estadual liderou o governo na Assembleia Legislativa em todo o período da primeira gestão de Eduardo Leite (PSDB) e em parte do governo de Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), tendo 100% de aproveitamento na aprovação de projetos encaminhados pelo Executivo. O progressista voltará a desempenhar esse posto após o recesso do parlamento. Ao podcast, Antunes relembrou projetos polêmicos, como as privatizações e reformas, e projetou questões que devem ser abordadas nos próximos quatro anos. Entre eles, os desafios na educação, a busca por compensação da desoneração do ICMS dos blue chips, que abrangem combustíveis, energia e comunicações, e possibilidades de investimentos estaduais em obras federais. Além disso, comentou sobre a volta do seu partido à base, após não apoiar Leite nem no primeiro, nem no segundo turno.
    23m 41s
  • Declaração ao namorado e defesa à democracia, a posse de Eduardo Leite

    2 JAN 2023 · Primeiro governador reeleito do Rio Grande do Sul desde a redemocratização, Eduardo (PSDB) assumiu o cargo novamente em duas cerimônias realizadas neste domingo. A primeira, na Assembleia Legislativa, seguiu o rito e foi marcada pelo discurso de defesa da democracia e desafios do Estado. A segunda, da transmissão do cargo, no Piratini, teve quebra de protocolo, ausências de secretários e declaração do tucano ao namorado, Thalis Bolzan. Nesta edição do podcast Matriz, contamos tudo o que aconteceu, com as participações da colunista Taline Oppitz, a repórter Flavia Bemfica e o repórter Felipe Nabinger.
    12m 20s
  • Eduardo Leite amplia articulações com partidos para o secretariado

    26 DEC 2022 · A menos de uma semana da posse, que ocorre no dia 1º de janeiro, o segundo governo de Eduardo Leite tem https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADtica/eduardo-leite-tem-menos-da-metade-do-secretariado-indefinido-1.941491. Os dias que antecedem a recondução do governador eleito ao Piratini serão de conversas com os partidos que comporão sua base, que já elencaram demandas, e devem ter o retorno de Leite. A ideia do governador eleito, conforme o próprio Eduardo Leite, é ter a maior parte dos 27 secretários já anunciados até a posse.
    28m 20s

No dicionário, ‘Matriz’ tem como um dos significados ser o local onde algo é criado. Na política gaúcha, dá nome à praça em Porto Alegre rodeada pelos três poderes do...

show more
No dicionário, ‘Matriz’ tem como um dos significados ser o local onde algo é criado. Na política gaúcha, dá nome à praça em Porto Alegre rodeada pelos três poderes do Estado. Aqui, neste podcast, a editoria de Política do Correio do Povo uniu estas duas matrizes para falar sobre a política gaúcha.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search