Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Lógica da Batata

  • Nutrição infantil | "Tem que haver um equilíbrio entre macro e micronutrientes"

    31 MAY 2022 · Neste 8º episódio do podcast Lógica da Batata, promovido e conduzido pela nutricionista Lillian Barros, com o apoio de Centrum, é a nutrição infantil e os desafios associados a estes primeiros anos de vida. O pediatra Hugo Rodrigues aborda este tema com a leveza necessária para que todos percebam. Na lista de temas a abordar está a amamentação, diversificação alimentar, obesidade em crianças e consultas de acompanhamento, que podem decorrer, por norma até aos 8 anos de idade. Seguindo o lema de que “é em pequenino, que se torce o pepino”, o pediatra Hugo Rodrigues ajuda a combater a má alimentação e a tornar os hábitos saudáveis mais divertidos.
    36m 8s
  • Literacia Alimentar | "Saber ler rótulos nutricionais devia ser aprendido desde pequeno nas escolas"

    24 MAY 2022 · O podcast Lógica da Batata, com o apoio de Centrum e moderação da nutricionista Lillian Barros, apresenta um episódio sobre a literacia alimentar. Numa agradável conversa com Eng.ª Dulce Ricardo, da DECO PROTESTE, são abordadas questões, como: quando vamos às compras, sabemos o que estamos a comprar? Coordenadora da DECO PROTESTE, Dulce Ricardo lidera projetos globais ligados à área da alimentação e ajuda-nos a compreender a importância de ler os rótulos e estar atentos aos produtos que compramos e, sucessivamente, consumimos. Neste 7º episódio ficam alguns conselhos, bem como estratégias, que todos podem adotar para compreender melhor as escolhas do dia-a-dia. É necessária instrução no que toca à literacia alimentar, pois só assim assistimos a uma mudança nos paradigmas que nos rodeiam. A indústria alimentar tem vindo a crescer, permitindo que cada um faça as suas próprias escolhas. E, no final, de certeza que só quer escolher o que é melhor para si.
    32m
  • Saúde Mental | "A procura pela perfeição pode originar comportamentos desajustados com a alimentação"

    16 MAY 2022 · O tema do 6.º episódio do podcast Lógica da Batata, promovido e conduzido pela nutricionista Lillian Barros, com o apoio de Centrum, é a saúde mental e como os ideias de beleza nos afetam. Para tal, contaremos com a participação da psicóloga Débora Bento Correia. Ao longo desta conversa são debatidos temas como os ideais de beleza, massificados pela sociedade, bem como a forma que isso afeta as pessoas psicologicamente. Afinal porque queremos todos ser iguais uns aos outros? Em casos extremos poderá ser necessário estar atento a sinais alarmantes e até intervir, através de um tratamento multidisciplinar, que a psicóloga Débora Bento Correia nos ajuda a compreender.
    30m
  • Atividade Física | "Além da estética, temos que treinar com o objetivo de nos tornarmos saudáveis"

    9 MAY 2022 · O mote do 5.º episódio do podcast Lógica da Batata, com o apoio de Centrum e moderação da nutricionista Lillian Barros, é a atividade física, com a participação do personal trainer Paulo Teixeira. Fundador do Power Out Door Fitness, criador da app PT Fit para acompanhar à distância todas as solicitações em qualquer parte do mundo, Paulo Teixeira também usa o instagram para dinamizar treinos. Neste episódio, pretende-se aprofundar a mudança de paradigma, relativamente ao exercício físico. A pandemia reforçou a necessidade de nos mantermos ativos e procurar o apoio necessário para garantir um acompanhamento personalizado. O personal trainer Paulo Teixeira ajuda-nos a perceber a importância do exercício juntamente com o aconselhamento nutricional adequado.
    33m 1s
  • Autocuidado | "Chegamos à idade adulta com muitos diplomas mas iletrados em termos emocionais"

    15 NOV 2021 · O tema do 4.º episódio do podcast Lógica da Batata, promovido e moderado pela nutricionista Lillian Barros e com o apoio de Centrum, é o autocuidado, que conta com a participação da Dra. Filipa Jardim da Silva. Psicóloga clínica, master Life Coach e fundadora da academia TRANSFORMAR, acredita que mudar é saber reinventar a vida, mas, para isso, é necessário ultrapassar a resistência à mudança. Com a ajuda e experiência da Dra. Filipa Jardim da Silva, neste episódio será abordado o autocuidado, porque o bem-estar e a saúde vão muito além da ausência de doença. As emoções, por exemplo, comandam o estado anímico, a energia e a forma como as pessoas se relacionam com os alimentos. Saiba como.
    29m 48s
  • Fases da Vida | "O despertar da consciência de que temos de cuidar de nós sempre"

    9 NOV 2021 · O mote do 3.º episódio do podcast Lógica da Batata, com a moderação da nutricionista Lillian Barros e apoio de Centrum, são as diferentes necessidades nutricionais ao longo da vida, com a participação da enfermeira Carmen Ferreira. A enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia, conselheira em amamentação e pós-graduada em saúde da mulher e da criança, fala de maternidade, amamentação, alimentação e de todas as surpreendentes (e exigentes) fases vida. Como responder às necessidades específicas de todas elas é o foco da conversa, com sugestões para uma vivência mais equilibrada, em que a alimentação desempenha um papel fundamental.
    29m 51s
  • Sustentabilidade | "Deitar uma maçã fora é deitar fora todos os recursos que a levaram até nós"

    2 NOV 2021 · O mote do 2.º episódio do podcast Lógica da Batata, promovido e conduzido pela nutricionista Lillian Barros, com o apoio de Centrum, é a sustentabilidade alimentar, contando com a participação de Sofia Magalhães, conhecida pelo "Blog da Spice”. Formada em Marketing e Comunicação, repensou prioridades, estreitou laços com o que a natureza oferece e, após estudar cozinha macrobiótica e fazer formações de culinária, dentro e fora de Portugal, dedicou-se à cozinha consciente. Sofia Magalhães partilha um pouco da sua visão sobre a sustentabilidade alimentar: “como a nossa forma de estar na vida e as nossas escolhas alimentares podem influenciar não só a nossa saúde, mas também impactar a natureza e o meio ambiente.”
    27m 45s
  • Imunidade | "Viver mais tempo, sim, mas com qualidade. E por isso é que devemos cuidar de nós aos 10, 20, 30, 40, 50...sempre"

    26 OCT 2021 · O mote do 1.º episódio do podcast Lógica da Batata, com o apoio de Centrum e moderação da nutricionista Lillian Barros, é o sistema imunitário, com a participação da Dra. Ana Isabel Pedroso. Médica internista há mais de 10 anos, a Dra. Ana Isabel Pedroso utiliza as redes sociais para falar de medicina de forma prática e acessível, esclarecendo dúvidas, dando alertas, mas sempre com a sua base sólida de conhecimento e experiência profissional. Neste episódio, pretende-se clarificar o funcionamento do sistema imunitário, quais os fatores que o favorecem e comprometem e o que se pode fazer para o reforçar no dia-a-dia. Vai ficar surpreendido.
    25m 44s

Viver com energia, vitalidade e saúde. Envelhecer ainda melhor e ser feliz. Parecem objetivos simples – que todos querem alcançar - mas nunca se falou tanto da dificuldade de lá...

show more
Viver com energia, vitalidade e saúde. Envelhecer ainda melhor e ser feliz. Parecem objetivos simples – que todos querem alcançar - mas nunca se falou tanto da dificuldade de lá chegar. Será que complicamos? A nutricionista Lillian Barros reúne alguns convidados especiais para uma conversa descontraída em que se fala sobre opções e escolhas conscientes, conhecimento e mudança. O resultado promete surpreender já que, afinal, o caminho pode ser bem mais fácil e até divertido. É mesmo uma lógica da batata não descomplicar.
show less
Information
Author WebCast
Categories Medicine
Website -
Email -

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search