Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

LiterapretaCast

  • Sarau e Conexões - Ep. 5

    12 FEB 2022 · No 5º e último episódio do LiterapretaCast chamamos Amy Sousa e Sabrina Morais, que constroem o Pretarau (Sarau das Pretas), e iremos conversar sobre como a literatura atravessa e é atravessada por outras linguagens no fazer artístico de cada uma delas. Amy Sousa é vetinha, artista plástica, poeta, atriz, palhaça e produtora cultural residente de Maracanaú. Tem um projeto chamado Dias Verdes onde mistura sua existência a pintura, tirinhas, poesias, vídeos e mais uma ruma de viagem... Presente na antologia: Ofò Antologia poética (2020, Pretarau) É integrante da Coletiva de Mulheres Negras Artistas de Fortaleza e Região Metropolitana PRETARAU - Sarau das Pretas, Coletivo Bota o Teu e Juventude Fogo No Pavio (MTST). Sabrina Morais, 25 anos, Cearense, nasceu e reside na cidade Maracanaú. É escritora/poeta,produtora cultural, atriz, performer, feminista negra. Em sua escrita aborda temas introspectivos apontando inquietações sobre o próprio corpo e o ser; seus textos também causam reflexão sobre o cotidiano. A poetisa trabalha o erotismo em sua obra. Em 2019, passou a integrar a coletiva de artistas negras de Fortaleza e região metropolitana Sarau das Pretas - Pretarau! Projeto fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 e suas alterações - Lei Aldir Blanc - por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.
    57m 2s
  • Rap e Vivência - Ep. 04

    9 FEB 2022 · Chegamos no 4° episódio do LiterapretaCast e tivemos uma troca de ideia incrível com Emanuel Nascimento, um pretin que viu na música de Kayuá uma força para sair de momentos difíceis da sua vida. Emanuel Nascimento é um pretin massa, periférico, pai, costureiro e atleta amador de muaythai. Morador dazarea do Bonsucesso. Projeto fomentado com recursos da lei 14.017/2020 e suas alterações - Lei Aldir Blanc - por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.
    38m 5s
  • Arte Urbana e a Corpa Travesti - Ep. 3

    6 FEB 2022 · No nosso 3° episódio batemos um papo massa com a maravilhosa Bério Black e sua vivência com arte de rua, a importância da expressão e espaços de construção de artes para uma corpa trans/travesti. Bério Black começa a se aproximar da arte dançante em 2014, quando inicia suas pesquisas com as técnicas voltadas para o contemporâneo, jazz e danças tradicionais. Ano seguinte(2015) conhece as danças afrodiaspóricas como o hip hop dance, break, vogue, dance hall, house dance, entre outras. Durante esse período participou da escola de dança do centro cultural do bom jardim, grupo de dança da rede cuca, escola de dança urbana(Ceará), diversos cursos e workshop e curso técnico em dança do centro cultural do Bom Jardim. Atualmente ministra aulas no Abc Bom Jardim e faz trabalhos com o tema principal suas lutas enquanto pessoa preta, trans, artista e lgbttq+. Projeto fomentado com recursos da lei 14.017/2020 e suas alterações - Lei Aldir Blanc - por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.
    41m 21s
  • Séries e Percepções de Mundo - Ep. 2

    3 FEB 2022 · No nosso 2° episódio de LiterapretaCast conversamos como a série Colin em Preto e Branco impactou na vida do nosso convidado Caio Xavier e como o audiovisual pode ser uma ferramenta de aproximação entre os nossos, também trocamos ideia sobre identidade, afetividade e arte. Caio Xavier é artista de rua. Tem 22 anos e produz arte agressiva nas ruas. Faz versos sangrentos e sobrevive do seu instinto marginal. Pixa e joga nos muros a realidade que passou. Trabalha com públicos e os aborda com o meu cotidiano conturbado. Projeto fomentado com recursos da lei 14.017/2020 e suas alterações - Lei Aldir Blanc - por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.
    46m 15s
  • Literatura Viva - Ep. 1

    28 JAN 2022 · No 1° episódio do LiterapretaCast falamos sobre a caminhada do LiteraPreta e o que é o LiterapretaCast atualmente. E para contribuir com a conversa trouxemos uma convidada muito especial para trocar uma ideia com Jô Costa e Larissa Bezerra. Dona Rita, falou sobre sua trajetória e sobre seu encontro com Conceição Evaristo e o impacto da literatura na sua vida. Rita Cássia é esteticista e mediadora de leitura. Nos anos 90 e 2000, atuou na educação infantil, coordenou e atuou em diversos projetos com foco principalmente em idosos e infância. Moradora da comunidade do Conjunto Curió, ela se destaca como articuladora comunitária e organizadora da biblioteca comunitária Livro Livre Curió *PROJETO FOMENTADO COM RECURSOS DA LEI 14.017/2020 E SUAS ALTERAÇÕES - LEI ALDIR BLANC - POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURAL DE FORTALEZA.
    42m 57s

O LiterapretaCast, é um projeto de podcast que pretende trazer a literatura e outras linguagens para serem discutidas nos episódios, buscando inserir outros corpos e perspectivas - periféricas, racializadas, LGBTQIA+...

show more
O LiterapretaCast, é um projeto de podcast que pretende trazer a literatura e outras linguagens para serem discutidas nos episódios, buscando inserir outros corpos e perspectivas - periféricas, racializadas, LGBTQIA+ - trazendo o protagonismo de sujeitos que carregam em suas vivências a própria literatura viva!
______________
Projeto fomentado com recursos da lei 14.017/2020 e suas alterações - Lei Aldir Blanc - por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search