Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

J. R. 15 Minutos com Celso Freitas

  • Medicamentos de alto custo: como ter acesso?

    9 DEC 2022 · Conhecido como o “remédio mais caro do mundo”, o Zolgensma, que custa cerca de R$ 6 milhões, foi incorporado na lista de medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio é usado no tratamento de crianças com Atrofia Muscular Espinhal (AME), e deverá estar disponível na rede pública em até 180 dias, prazo estipulado pelo Ministério da Saúde. Seja por uma doença genética rara ou por outra condição clínica, como determinados tipos de câncer, muitos pacientes precisam de medicamentos extremamente caros e até difíceis de encontrar. E nesses casos, como o paciente pode obter os remédios de alto custo pelo sistema público de saúde? Há uma maneira de facilitar esse acesso? O direito é válido para todos? E quais são os critérios? Celso Freitas e o repórter Fábio Menegatti conversam com o advogado especialista em direito médico, Washington Fonseca.
    15m 47s
  • Feminicídio: quatro mulheres morrem por dia no Brasil

    8 DEC 2022 · Os casos de feminicídios aumentaram 10,8% nos últimos quatro anos. O levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública também mostra que, somente no primeiro semestre de 2022, o Brasil registrou 699 casos. Uma média de quatro mulheres assassinadas por dia. Como impedir que mais mulheres sejam vítimas deste tipo de violência? Quais políticas públicas podem ajudar a erradicar o feminicídio? E é possível evitar “mortes anunciadas”? Celso Freitas e a repórter Ingrid Griebel conversam com a coordenadora institucional do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Juliana Martins.
    15m 39s
  • Violência escolar: é possível proteger as escolas de ataques?

    7 DEC 2022 · Um ataque a duas escolas em Aracruz, no Espírito Santo, deixou 4 mortos e 12 feridos. O atirador é um adolescente de 16 anos que já estudou em uma das instituições atacadas. Em Barreiras, na Bahia, um adolescente de 14 anos invadiu uma escola e matou uma aluna cadeirante. Dois casos recentes, que chamam a atenção para a violência dentro das escolas. Um tema que é tratado na série especial do Jornal da Record. A situação é alarmante, uma pesquisa da Unesco revela que 246 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo, sofrem algum tipo de violência escolar e bullying. Quais são os efeitos negativos dessas práticas? Os principais desafios de pais, educadores e dos estudantes? E como promover um ambiente seguro e estimulante nas escolas? Celso Freitas e o repórter Ari Peixoto conversam com a psicopedagoga e conselheira da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Quezia Bombonatto.
    15m 33s
  • Copa do Mundo 2022: o caminho do Brasil rumo ao hexa

    6 DEC 2022 · O Brasil segue em busca do sexto título da Copa do Mundo. No Catar, a Seleção Brasileira venceu a Coreia do Sul nas oitavas de final, por 4x1, e volta a campo na sexta-feira (9), ao meio-dia, contra a Croácia. Seleções favoritas como Argentina, França e Inglaterra também seguem na disputa. Quem são os principais destaques da seleção, até agora? Qual o peso da volta de Neymar que ficou fora de dois jogos por lesão? E quem pode atrapalhar a equipe do técnico Tite na busca pelo título? Celso Freitas e a repórter Bruna Dealtry conversam com o comentarista de Esportes do R7, André Avelar.
    15m 43s
  • Dezembro Vermelho: mês de combate ao HIV/Aids

    5 DEC 2022 · O último mês do ano é destinado a campanha Dezembro Vermelho. O evento marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas. A epidemia da Aids existe há mais de 40 anos e, dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam para a existência, atualmente, em todo o mundo, de 38 milhões de pessoas vivendo com o vírus. O HIV tem cura? Quais são os sintomas da doença? E qual é a forma mais eficaz de prevenção contra o vírus? Celso Freitas e a repórter Adriana Perroni conversam com o médico infectologista do Hospital das Clínicas e do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Álvaro Costa.
    15m 35s
  • Revisão da vida toda: o que muda para os aposentados?

    2 DEC 2022 · O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, por 6 votos a favor e 5 contrários, a chamada “revisão da vida toda” do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Agora, os aposentados poderão recalcular seus benefícios usando contribuições previdenciárias realizadas antes de 1994, quando foi instituído o Plano Real, podendo, em alguns casos, aumentar o valor da aposentadoria ou da pensão. Quem tem direito à revisão? A regra é benéfica a todos os aposentados? E como pedir análise à justiça? Celso Freitas e o repórter Luiz Fara Monteiro conversam com o advogado especialista em direito previdenciário, Rodolfo Ramer.
    15m 55s
  • Alzheimer: novo medicamento experimental contra a doença tem resultados positivos

    1 DEC 2022 · Dados do Ministério da Saúde mostram que no Brasil, cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. Na busca por tratamentos eficazes para prolongar a vida e o bem-estar de pacientes, um novo medicamento experimental para a doença, o Lecanemab, desenvolvido por um grupo de farmacêuticas, mostrou potencial em retardar o avanço do Alzheimer em pacientes com estágio inicial. No entanto, o medicamento ainda levanta algumas preocupações de segurança devido à sua associação com eventos adversos. O Alzheimer ainda não tem cura, mas quais são os tratamentos existentes? É possível prevenir? E como funciona o novo medicamento? Celso Freitas e o repórter Romeu Piccoli conversam com o médico neurologista do Hospital Moriah, Cássio Lacerda.
    15m 41s
  • Cárcere privado: o que caracteriza e como combater?

    30 NOV 2022 · O Brasil registrou, só no primeiro semestre de 2022, mais de 4,5 mil denúncias de cárcere privado. São vítimas obrigadas a viver sem liberdade e, em algumas situações, sem água, comida e condições básicas de higiene. Esse é o tema da série de reportagens especiais do Jornal da Record. O que configura o cárcere privado? O que fazer para combater um mal espalhado por diversas regiões do Brasil? E como denunciar? Celso Freitas e a repórter Ingrid Griebel conversam com o advogado especializado em políticas de direitos humanos, Ariel de Castro Alves.
    15m 52s
  • Protestos na China: os limites das restrições contra a Covid-19

    29 NOV 2022 · A China enfrenta uma rara onda de protestos em várias de suas maiores cidades. Em Xangai, os manifestantes chegaram a pedir a renúncia do presidente Xi Jinping e do próprio Partido Comunista Chinês. Uma atitude inesperada, em um país em que esse tipo de protesto é reprimido com violência. As manifestações na China podem crescer? O governo chinês pode iniciar uma repressão mais violenta, como já ocorreu em situações anteriores? O que significa para os demais países o aparente esgotamento da política de Covid zero na China? Celso Freitas e o repórter Fábio Menegatti conversam com o professor de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Alexandre Uehara.
    15m 3s
  • Esclerose: entenda mais sobre as principais diferenças da doença

    28 NOV 2022 · A esclerose é um termo médico usado para indicar o endurecimento de tecidos e pode estar ligada a questões neurológicas, genéticas ou imunológicas. São fatores que levam ao comprometimento do organismo e diminuição da qualidade de vida do paciente. A doença tem inúmeras variações, que podem ser classificadas em tuberosa, sistêmica, lateral amiotrófica ou múltipla. Cada uma apresenta características e prognósticos diferentes. Mas, como identificá-las? O tratamento é diferente para cada tipo? Há alguma conexão entre elas? Giovanna Risardo e a repórter Caterina Achutti conversam com o médico neurologista, Wanderley Cerqueira de Lima.
    15m 13s

O JR 15 minutos é um Podcast diário, no ar todo fim de tarde, de segunda a sexta-feira. De maneira ampla e profunda aborda assuntos exibidos no Jornal da Record,...

show more
O JR 15 minutos é um Podcast diário, no ar todo fim de tarde, de segunda a sexta-feira. De maneira ampla e profunda aborda assuntos exibidos no Jornal da Record, numa espécie de mesa redonda com a participação de um repórter e um entrevistado especialista. O programa é comandado pelo apresentador do JR, Celso Freitas, que conduz o bate-papo de até 15 minutos.
show less
Contacts
Information
Author RECORD TV
Categories News
Website -
Email gmb.recordr7@gmail.com

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search