Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Guilhotina | Le Monde Diplomatique Brasil

  • #196: O Sistema Único de Saúde, com Paulo Capel Narvai

    15 DEC 2022 · Luís Brasilino conversa com o professor de Saúde Pública Paulo Capel Narvai, autor do livro “SUS: uma reforma revolucionária” (https://bit.ly/3FUFDQ1), lançado neste ano pela editora Autêntica. A obra traça a história do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil e debate seus desafios e potencialidades. Falamos sobre a saúde pública no país quando não era gratuita e universal, as disputas travadas na criação do sistema único durante a constituinte, os principais gargalos e a questão do financiamento, o papel dos planos de saúde privados, o impacto da pandemia de Covid-19, as expectativas para o governo Lula e muito mais! Paulo é professor titular sênior de Saúde Pública na USP, professor convidado de várias universidades no Brasil e no exterior e é autor de mais de duzentas obras sobre saúde pública. Foi consultor do CNPq, da Capes e da Fapesp, além de editor e assessor de revistas científicas e diretor e assessor em vários níveis do sistema de saúde, incluindo o Ministério da Saúde. Ativista desde os anos 1970, foi um dos articuladores do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, participou da Associação Paulista de Saúde Pública e vem atuando na Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) desde sua fundação, em 1979. Trilha: Del Feliz e Margareth Menezes, “Xote da vacina”; e Milton Nascimento, “Coração de estudante” (Milton Nascimento e Wagner Tiso).
    1h 25m 13s
  • #195: A dívida pública no Brasil, com Sandra Quintela

    9 DEC 2022 · Luís Brasilino recebe a economista Sandra Quintela, organizadora do livro “Brasil, 200 anos de (in)dependência e dívida” (disponível para download em https://bit.ly/3FaNOGg), lançado em novembro pela Rede Jubileu Sul Brasil. A obra apresenta a dívida pública como a espinha dorsal do sistema capitalista, um tema estruturante para entender os rumos do desenvolvimento do Brasil. Conversamos sobre a relação entre dependência e endividamento, a criação de um passivo com Portugal como condição para a Independência em 1822 e como isso foi um padrão que se repetiu em toda a América Latina, as consequências do endividamento que impulsionou o milagre econômico durante a ditadura, a centralidade do debate da dívida nos anos 1980 e 1990, a troca da dívida externa pela interna, relação dívida/PIB e teto de gastos, a primeira passagem de Lula pela Presidência, o que esperar do novo mandato e muito mais! Links: Rosa Luxemburgo, “A acumulação do capital” (https://bit.ly/3Hko1OB); curso Boitempo, “Luta de classes e financeirização: o papel da dívida” (https://bit.ly/3h5VFx1); Aspásia Camargo “A epopeia do saneamento” (https://bit.ly/3HkqlVH); Renovação da licença da Ternium exclui a população e ignora violações ambientais (https://bit.ly/3UHE24n); 7 medidas para a próxima presidência enfrentar o sistema da dívida pública (https://bit.ly/3FdrZps). Trilha: Beth Carvalho, “Saco de feijão” (Francisco Santana); e Beija Flor de Nilópolis, Ludmilla e Neguinho da Beija Flor, “Brava Gente! O Grito dos Excluídos no Bicentenário da Independência” (Beto Nega, Diego Oliveira, Diogo Rosa, Julio Assis, Léo do Piso e Manuel Castro - Manolo).
    58m 52s
  • #194: História da maconha no Brasil, com Jean Marcel Carvalho França

    1 DEC 2022 · Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com o historiador Jean Marcel Carvalho França, autor do livro “História da Maconha no Brasil” (http://bit.ly/3GALFWU), que neste ano ganhou uma reedição publicada pela editora Jandaíra. Lançada originalmente em 2015, a obra apresenta a história da maconha desde o seu surgimento até os dias atuais no Brasil, mostrando como o canabismo foi incorporado em nossa sociedade ao longo dos anos. Falamos sobre os usos da maconha ao longo da história humana e sua chegada ao Brasil, a associação da planta com a população negra, o papel da classe médica na transformação do canabismo em um problema social, o processo de criminalização, as consequências da proibição, a relação contra a contracultura, o recente declínio do proibicionismo e muito mais. Trilha: Ella Fitzgerald, “Got to get you into my life” (John Lennon e Paul McCartney); e Bezerra Da Silva, “Se Leonardo dá vinte” (Bezerra da Silva, G. Martins e Walter Coragem).
    52m 35s
  • #193: Racismo e luta política no Brasil, com Edson Lopes Cardoso

    25 NOV 2022 · Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o professor e ativista do movimento negro Edson Lopes Cardoso, autor do livro “Nada os trará de volta: escritos sobre racismo e luta política” (http://bit.ly/3TZjGD8), lançado em maio pela Companhia das Letras. A obra reúne 151 textos publicados ao longo de quase quarenta anos com análises sobre as muitas faces do racismo no Brasil e o papel do Movimento Negro. Conversamos sobre violência policial, genocídio da população negra, as conquistas da Constituição de 1988, ações afirmativas, o racismo na imprensa e muito mais. Bacharel em Letras, mestre em Comunicação e doutor em Educação, Edson foi editor dos jornais Irohin, Raça & Classe e do Jornal do Movimento Negro Unificado. Atualmente é coordenador do Ìrohìn – Centro de Documentação e Memória Afro-Brasileira e autor de diversos livros, entre eles, “Bruxas, espíritos e outros bichos” e “Negro, não”. Trilha: Jorge Ben Jor, “Balança Pema”; e Chico Buarque e Hamilton de Holanda, “Que tal um samba?” (Chico Buarque).
    55m 54s
  • #192: Empresariado e ditadura no Brasil, com Pedro Campos e Rafael Brandão

    17 NOV 2022 · Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com os historiadores Pedro Campos e Rafael Brandão, organizadores, com Renato Lemos, do livro “Empresariado e ditadura no Brasil” (https://bit.ly/3SRSbfq), lançado em 2020 pela Consequência Editora. A obra analisa a participação de empresários brasileiros no regime autoritário não apenas como apoiadores dos militares, mas como formuladores da atuação do Estado naquele período. Falamos sobre o governo João Goulart e os motivos que levaram as classes dirigentes a participar do golpe, a construção de uma ordem empresarial no Brasil pós-1964, a atuação de setores fundamentais como a construção civil, os bancos e a imprensa, o apoio de empresas estrangeiras, a colaboração na perseguição política, a repressão contra os sindicatos e o que mudou de lá para cá na visão na visão do empresariado a respeito da importância da democracia. Pedro é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e Rafael é doutor em História pela UFF e professor visitante do Departamento de Ciências Humanas e do Programa em Pós-graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ambos são coordenadores do Laboratório de Economia e História e do Grupo de Trabalho Empresariado e Ditadura no Brasil. Trilha: Chico Buarque, “Acorda amor”; e Gonzaguinha, “Pequena memória para um tempo sem memória (A legião dos esquecidos)”.
    55m 3s
  • #191: Vale S.A., extração de minério e de trabalho, com Thiago Aguiar

    10 NOV 2022 · Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o sociólogo Thiago Aguiar, autor do livro “O solo movediço da globalização: trabalho e extração mineral na Vale S.A.” (https://bit.ly/3bXDt66), lançado em 2022 pela Boitempo. A obra traz uma detalhada pesquisa sobre a atuação da Vale no Brasil e no Canadá e analisa a inserção brasileira no capitalismo internacional nas últimas décadas, as transformações nas relações de trabalho e a reestruturação das operações da mineradora. Falamos sobre a criação da Vale em 1942 e sua trajetória na industrialização do país, a privatização em 1997, o impacto do boom das commodities na década de 2000, a compra da mineradora canadense Inco em 2006, os reflexos dessas transformações sobre os trabalhadores, a histórica greve dos mineradores canadenses em 2009, a atuação dos fundos de pensão, os crimes ambientais e muito mais! Doutor em Sociologia pela USP, onde também realizou pesquisa de pós-doutorado, Thiago foi pesquisador visitante na Universidade da Califórnia e é pesquisador no Departamento de Sociologia da Unicamp e no Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania da USP e autor de “Maquiando o trabalho: opacidade e transparência numa empresa de cosméticos global” (Annablume, 2017). Trilha: Beto Guedes e Joyce Moreno, “Rio Doce” (Beto Guedes, Ronaldo Bastos e Tavinho Moura); e Belchior, “Já fui brasileiro” (Belchior e Carlos Drummond de Andrade).
    1h 15m 56s
  • #190: A história do PT e a volta de Lula à Presidência, com Celso Rocha de Barros

    7 NOV 2022 · Luís Brasilino recebe o sociólogo Celso Rocha de Barros, autor do livro “PT, uma história” (https://bit.ly/3t1nk4d), lançado em outubro pela Companhia das Letras. A obra reconstrói a trajetória do mais amado e mais odiado partido da história brasileira, que acaba de voltar à Presidência com Luiz Inácio Lula da Silva. Conversamos sobre a votação de 30 de outubro, as características organizativas e programáticas do Partido dos Trabalhadores e as transformações pelas quais passou desde os anos 1980, o impacto do êxito inesperado e da quase vitória em 1989, a eleição de 2002 e a experiência no poder, a projeção de Lula e do lulismo, os casos de corrupção, a posição do PT em Junho de 2013, o estelionato eleitoral do segundo mandato de Dilma Rousseff e o impeachment, a ida para a oposição e a resiliência do partido e as expectativas para o retorno ao Palácio do Planalto. Links: Pedro Floriano Ribeiro, “Dos sindicatos ao governo” (https://bit.ly/3T0B1eC); Juarez Guimarães, “Collor, Lula e a Comuna de Paris” (https://bit.ly/3DC0GVj); Malu Gaspar, “A organização” (https://bit.ly/3U4gBCL); Marco Aurélio Garcia, perfil na revista Piauí (https://bit.ly/3T32Piq); e Pedro Fernando Nery, “Lula precisa ser mais radical. Não menos” (https://bit.ly/3sWJmW4). Trilha: Simone, “Tô voltando” (Maurício Tapajós e Paulo Cesar Pinheiro); e Grupo Revelação, “Tá escrito” (Xande de Pilares, Gilson Bernini e Carlinhos Madureira).
    47m 51s
  • #189: Perseguições a evangélicos e a disputa no meio religioso nestas eleições, com Magali Cunha

    28 OCT 2022 · Relatos de ataques e perseguições a evangélicos não alinhados com a candidatura de Jair Bolsonaro vêm se somando nesta reta final das eleições. Para entender este contexto e discutir formas de neutralizar essas agressões, Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem a jornalista e doutora em Ciências da Comunicação Magali Cunha. Ela é colaboradora do Conselho Mundial de Igrejas e pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (Iser), além de ser editora-geral do Coletivo Bereia, canal de checagem de notícias falsas focado no meio religioso, e autora, entre outros, dos livros “Mídia, religião e cultura: percepções e tendências em perspectiva global” e “Religião no noticiário: marcas de um imaginário exclusivista no jornalismo brasileiro”. Conversamos sobre o avanço do fundamentalismo religioso no Brasil, o uso do medo para conquistar votos, a instrumentalização da moral religiosa, a onda de assédios contra evangélicos não bolsonaristas, os ataques contra a Igreja Católica, a atuação de Damares Alves e Michelle Bolsonaro, a ligação de Bolsonaro como o satanismo e a pedofilia, a campanha durante os cultos no fim de semana das eleições, a reação dos evangélicos progressistas e muito mais. Link: Não bote fé nas fake news #01 (https://bit.ly/3Svgmix). Trilha: Gilberto Gil, “Andar com fé”; e Clara Nunes, “Juízo final” (Elcio Soares e Nelson Cavaquinho).
    46m 54s
  • O plano de Guedes para o salário mínimo, com Pedro Rossi

    26 OCT 2022 · A Folha de S.Paulo divulgou na última quarta-feira, dia 19, o que seria um plano econômico do ministro da Economia Paulo Guedes para ser apresentado após as eleições. Entre os pontos está a desindexação do salário mínimo e dos benefícios previdenciários. Neste episódio extra, mais curto que o Guilhotina tradicional, conversamos com o economista Pedro Rossi, professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica. Ele explica a medida e analisa a política de reajuste do salário mínimo, de Lula a Bolsonaro.
    11m 58s
  • #188: A economia, de Lula a Bolsonaro, e um projeto para o Brasil, com Juliane Furno

    20 OCT 2022 · Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem a economista Juliane Furno, autora do estudo “Um projeto para o Brasil: diagnóstico e saídas para a economia brasileira” (disponível para download em https://bit.ly/3DcnjRc), lançado em setembro pelo Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (Iree). A publicação analisa a conjuntura econômica brasileira desde 2003 e aponta saídas para a superação da crise atual. Conversamos sobre as características gerais da economia brasileira e sua inserção internacional, o crescimento vivido nos anos Lula e a relação disso com o boom das commodities, a contradição entre os ótimos indicadores sociais e a desaceleração econômica no primeiro mandato de Dilma, o debate sobre os motivos (arrocho vs. aumento de gastos) que detonaram a crise econômica atual, o fracasso da “ponte para o futuro” de Temer e a continuidade dessa política durante o governo Bolsonaro, as lições da pandemia, propostas concretas para um projeto de país e muito mais. Mestre e doutora em desenvolvimento econômico pela Unicamp, Juliane é economista-chefe do Centro de Estudos de Economia do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (Iree). Links: OIT: emprego não tem relação com legislação trabalhista (https://bit.ly/3DeLSg2); Defesa do desemprego para combater a inflação (http://glo.bo/3EZV1KT); e Globonews: recessão e desemprego derrubam inflação e devolvem poder de compra (http://glo.bo/3VN4iM8). Trilha: Plebe Rude, “Até quando esperar” (Philippe Seabra, André X e Gutje); e Francisco, el Hombre, “Tá com dólar, tá com Deus” (Juliana Strassacapa, Rafael Gomes da Silva, Sebastian Piraces Ugarte, Mateo Piraces Ugarte e Andrei Kozyreff).
    1h 7m 11s
Guilhotina é o podcast do Le Monde Diplomatique Brasil
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search