Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Filoleigo

  • Série - ampliando o discutir filosófico. Como é discutida a questão LGBTQIA+ na filosofia?

    2 AUG 2022 · Olá pessoal, sejam muito bem-vindos novamente a mais um episódio do seu podcast de filosofia predileto. Somos Lígia Assunção (@ligiassuncao) e Manoel Cipriano (@m.cipriano.oliveira) e aqui discutimos várias questões filosóficas pra poder trazer a filosofia para o nosso cotidiano. Nessa série de episódios que se inicia com o episódio de hoje, iremos discutir algumas questões que não encontramos em discussão quando estudamos pensadores clássicos da filosofia. Então, com o intuito de expandir mais o saber filosófico, vamos trazer alguns debates, com por exemplo o debate de hoje sobre o ser LGBTQIA+. Será que algum filósofo já discutiu essa questão? Como essa questão era discutida e interpretada antigamente dentro da filosofia? Ficou curioso pra saber mais? Então aperte o play! Dúvidas e sugestões podem ser feitas no nosso instagram. Obrigado por acompanhar!
    39m 40s
  • O tempo na filosofia - quanto tempo o tempo tem?

    27 JUN 2022 · Olá pessoal, nesse episódio nós Lígia (@ligiassuncao) e Manoel (@m.cipriano.oliveira) falamos um pouco sobre o tempo na perspectiva filosófica. O debate foi desde definição de tempo a tempo cronológico, tempo metafísico e existência do tempo. Não perca seu tempo mais e dá play no episódio. Você também pode nos seguir nas nossas redes sociais pra poder incrementar na nossa discussão. Esperamos que vocês gostem!
    39m 15s
  • Sou filósofo, e daí?

    30 DEC 2020 · Bem-vindos de volta a mais um episódio da nossa saga na filosofia. Nesses últimos episódios nós passamos por algumas fases que nos mostraram que podemos fazer filosofia de onde estamos. Vimos também que não há uma linha do tempo determinante de onde começa e onde termina os pensamentos filosóficos. Então, nesse novo episódio, convidamos você a iniciar no caminho da filosofia por conta própria. Aqui discutimos como andar nos passos da nossa querida filosofia e como espalhar esses pensamentos pelo mundo. Esperamos que gostem, e qualquer sugestão estamos disponíveis nas nossas páginas de instagram (@ligiassuncao e @m.cipriano.oliveira)
    38m 42s
  • Filoleigo - Ep.2 Onde estamos na Filosofia-2

    26 AUG 2020 · O LUGAR DA FILOSOFIA NA HISTÓRIA Amigas Amigos da Filoleigo, no primeiro programa conversamos sobre o conceito de filosofia a partir da realidade cotidiana. Neste segundo programa, falamos sobre o lugar da filosofia na história. Um movimento dialético do pensar a filosofia onde cada momento passado representa o acúmulo de momentos anteriores e também serve de base para a construção do momento seguinte desse pensar. Aqui fazemos uma visita pelos principais momentos passando pela idade media, pelos tempos modernos chegando ao momento atual. Assim, percebemos que nas questões filosóficas não há corte entre os momentos do pensar, uma vez que as preocupações partem das mesmas questões: o que é a vida? Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Indagações renovadas e sem respostas entre as gerações. Mas daí, de que adianta os filósofo, então? Esta será a preocupação do próximo Filoleigo: até la!
    34m 42s
  • FiloLeigos - Ep. 1. Sabia que você também é um filósofo?

    6 JUL 2020 · Neste episódio começamos discutindo a filosofia dos seus primórdios. Qual é o verdadeiro conceito de filosofia? Quando começamos a falar sobre filosofia como uma ciência? Qual é o objetivo da filosofia em nossas vidas? Será que você está realmente longe dessa ciência assim como você acha? Venha descobrir a pergunta dessas respostas ouvindo esse episódio. Literatura recomendada: - Curso de Filosofia: os filósofos do ocidente. Batista Mondin. Ed. Paulinas, 1983. Três volumes. - O homem, que é ele: elementos de antropologia filosófica. Edições Paulinas, 1980. - III Consideração intempestiva Shopenhauer educador. Friedrich Nietzsche. Em: Escritos sobre educação. Tradução, apresentação e notas de Noéli Correia de Melo Sobrinho. 5. ed. Ed. Loyola, 2011. - Noções básicas de filosofia do direito. Manoel Cipriano de Oliveira. Ed. Iglu, 2001. - O que é filosofia. Caio Prado Jr. 7. ed. Ed: Brasiliense, 1984. Coleção primeiros passos, n. 37. Dúvidas e sugestões no instagram @m.cipriano.oliveira ou @ligiassuncao
    31m 47s

Esse é um Podcast criado por pai e filha em que discutimos filosofia de uma maneira descontraída e atual. Um programa ideal para você que é filosofo ou apenas um...

show more
Esse é um Podcast criado por pai e filha em que discutimos filosofia de uma maneira descontraída e atual. Um programa ideal para você que é filosofo ou apenas um leigo em filosofia, porém apaixonado em tentar descobrir o que realmente há entre o céu e a terra!

Apresentado por: Lígia Assunção Oliveira e Manoel Cipriano de Oliveira.
Edição de áudio por: Eduardo Oliveira Assunção
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search