Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

FB Podcast

  • FB Podcast 011 - Correção Enem 2023 – Dia 2: Provas de matemática e ciências da natureza

    15 NOV 2023 · Acompanhe ao vivo a correção do 2º dia de provas do ENEM pelos professores do Sistema Farias Brito: Paulo Lemos: Física Fabrício Maia: Matemática João Karllos: Biologia Antonino Fontenelle: Química Confira mais no site do https://www.fariasbrito.com.br ▶️ Acompanhe as notícias que são destaque do dia no O POVO News de segunda a sexta às 18h, aqui no https://www.youtube.com/playlist?list=PLCVTqBt-FMLRX7iNexzBu74qaVvwT1wU9 📰 Confira os destaques do dia e mais informações no https://www.opovo.com.br e nas redes sociais. CONHEÇA O POVO+ Colunistas, Reportagens, Séries e Documentários em um só multistreaming. Assine o conteúdo premium do O POVO em:https://mais.opovo.com.br/
    1h 54m 33s
  • FB Podcast 010 - Correção Enem 2023 – Dia 1: Provas de linguagens, ciências humanas e redação

    7 NOV 2023 · Acompanhe ao vivo a correção do 1º dia de provas do ENEM pelos professores do Sistema Farias Brito: Daniel Victor: Redação João Saraiva: Sociologia e Filosofia Tom Dantas: Português Nilton Sousa: História Adriano Bezerra: Geografia Confira mais no site do https://www.fariasbrito.com.br ▶️ Acompanhe as notícias que são destaque do dia no O POVO News de segunda a sexta às 18h, aqui no https://www.youtube.com/playlist?list=PLCVTqBt-FMLRX7iNexzBu74qaVvwT1wU9 📰 Confira os destaques do dia e mais informações no https://www.opovo.com.br e nas redes sociais. CONHEÇA O POVO+ Colunistas, Reportagens, Séries e Documentários em um só multistreaming. Assine o conteúdo premium do O POVO em:https://mais.opovo.com.br/
    2h 26m 50s
  • FB Podcast 009 - 161 anos de Raimundo de Farias Brito

    9 AUG 2023 · "Raimundo Farias Brito: Uma Homenagem aos 161 Anos de Seu Nascimento", com os professores João Saraiva, Dlaias e Bernardo.
    41m 21s
  • FB Podcast 008 - Alunos FB representam o Brasil no mundial de robótica

    2 MAR 2023 · Depois de conquistar o Brasil e a Améria Latina, nossos alunos se classificaram para o Mundial! A equipe do FB vai representar o Brasil na categoria Robocup Junior Rescue Maze, que irá ocorrer na França, em Bordeaux! Eles mesmo contaram suas experências neste episódio especial do FB Cast e aproveitaram para dar dicas super valiosas para quem quer começar na robótica! Está IMPERDÍVEL!
    50m 36s
  • FB Podcast 007 - Eleições 2022 - Comentários e análises sobre o debate para Governador do Ceará

    29 SEP 2022 · Professores Nilton Sousa, Fernando Negreiros e Deoclécio Castro comentam e analisam o debate entre os candidatos a Governador do Estado do Ceará, Capitão Wagner, Elmano de Freitas e Roberto Cláudio, realizado em TV aberta na noite do dia 27 de setembro de 2022.
    1h 7m 29s
  • FB Podcast especial - Bicentenário da Independência do Brasil 06 - Episódio Final

    6 SEP 2022 · Para fechar a nossa série especial de 6 episódios sobre o Bicentenário da Independência do Brasil, um episódio gravado ao vivo com os professores Dawison Sampaio, Hermano Melo, Isaac Santos e Nilton Sousa.
    1h 6m 33s
  • FB Podcast especial - Bicentenário da Independência do Brasil 05 - Particularidades e curiosidades da nossa independência

    5 SEP 2022 · Prof. D'laías Morais: Particularidades e curiosidades da nossa independência. Percepções gerais e a construção da memória coletiva “A História humana não se desenrola apenas nos campos de batalha e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbios, nas casas de jogos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquinas." Ferreira Gullar Pegando carona nas palavras do poeta nesse momento em que comemoramos o bicentenário de nossa independência, podemos refletir sobre episódios e situações que, durante muito tempo, não tiveram atenção ou foram silenciados nos manuais didáticos, mas que contribuíram e foram relevantes para o processo que culminou com o 7 de Setembro. Podemos mencionar como exemplos a participação da maçonaria, como no caso de figuras como José Bonifácio; o protagonismo de Maria Leopoldina, que foi responsável por assinar a declaração da independência ainda no dia 2 de setembro, e a construção autoritária do Estado brasileiro, marginalizando ou excluindo diversos sujeitos históricos. Há, ainda, situações inusitadas, como os problemas gastrointestinais que acometiam D. Pedro naquele dia ou o fato de que o imperador e sua comitiva estavam montando em mulas e vestindo roupas simples, um cenário bem diferente daquele romantizado no quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo. São episódios e situações como essas que podem despertar nosso interesse por outros fatos e histórias que ainda precisam vir à tona, ampliando nossa compreensão do passado, sempre lembrando que o passado não muda, mas pode e deve ser revisitado e ressignificado, pautado em novas fontes. Afinal, a História é uma ciência em construção.
    12m 35s
  • FB Podcast especial - Bicentenário da Independência do Brasil 04 - Rupturas e permanências_ uma análise após 200 anos

    1 SEP 2022 · Prof. Dawison Sampaio: Independência - Rupturas e permanências: uma análise após 200 anos Passados 200 anos, e em meio às celebrações deste importante marco cívico nacional, vamos fazer uma breve análise do processo de independência do Brasil com foco nas rupturas e permanências em que os aspectos políticos e socioeconômicos serão abordados, permitindo-nos compreender, inclusive, alguns dos seus desdobramentos no cenário atual. Você é nosso convidado especial para essa importante reflexão sobre esse momento de nossa história.
    10m 20s
  • FB Podcast especial - Bicentenário da Independência do Brasil 03 - Independência e cidadania - A Construção do Estado Nacional

    31 AUG 2022 · Prof. Hermano Melo: Independência e cidadania: A Construção do Estado Nacional A comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil é um excelente momento para fazermos reflexões e questionamentos. Entre eles, destacamos o seguinte: Podemos falar em uma independência consolidada enquanto não tivermos uma verdadeira participação cidadã da nossa população? A evolução histórica do Brasil foi marcada por lutas populares, muitas vezes esquecidas propositalmente em alguns livros de História, que enfatizam somente os feitos dos grandes heróis (quase sempre brancos e da classe dominante). Dentro desse cenário, a nossa independência é romantizada, e as classes populares aparecem sempre como atores coadjuvantes. Temos que lutar cotidianamente para o povo assumir e exercer sua cidadania e passar à condição de ator histórico de destaque. Enquanto existir fome, miséria e outras mazelas sociais, será difícil falar em Independência plena.
    9m 45s
  • FB Podcast especial - Bicentenário da Independência do Brasil 02 - Guerras de Independência e seus desdobramentos

    31 AUG 2022 · Prof. Isaac Santos: Guerras de Independência e seus desdobramentos: Repensando o pacifismo da independência O processo de independência brasileiro é marcado pela construção de uma memória de acordo pacífico entre as elites do Brasil e de Portugal. É importante repensarmos essa conjuntura e compreendermos que a independência se deu através de acordo, mas também através de confrontos armados e sangrentos. É o caso do processo de independência do Grão-Pará, da Batalha do Jenipapo, da independência da Bahia e de outras conjunturas que marcaram a independência do Brasil. O bicentenário é um importante espaço para se repensar o Brasil e sua história.
    10m 37s
O FB Podcast é o podcast do Farias Brito.
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search