Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Faz bem à saúde

  • T2 Ep.6 | Saúde e Bem-estar nas mulheres: um potencial a alcançar

    26 MAY 2023 · As mulheres vivem mais anos, mas sofrem de mais dores do que os homens. Esta é a realidade em Portugal, sugere o mais recente estudo “Saúde e Bem-Estar nas mulheres”. Compreenda a razão para este contra-senso! Neste episódio do podcast “Faz Bem à Saúde”, o doutor Miguel Oliveira da Silva explica melhor o contexto e conclusões deste estudo.
    20m 44s
  • T2 Ep. 5 | Esclarecimentos práticos para o Doente com cancro

    2 MAY 2023 · O cancro é uma das doenças com mais casos de mortalidade em Portugal. Como nos podemos prevenir? Qual o papel da alimentação? Quando devemos fazer rastreios? Como é que as diferentes fases da doença afetam o seu tratamento? Neste episódio, a doutora Paula Chaves, patologista e mandatária para a investigação e formação da Liga Portuguesa Contra o Cancro, esclarece as dúvidas mais frequentes sobre esta doença.
    19m 40s
  • T2 Ep. 4 | Atividade física para contrariar o sedentarismo infantil

    21 MAR 2023 · Atualmente, as crianças têm uma atividade física diminuta, devido, entre outros, ao número de horas que passam sentadas e ao excesso de ecrãs. Porém, os mais novos precisam de brincadeiras e aventuras para se desafiarem e para terem uma melhor saúde no presente e no futuro. É o que explica Carlos Neto, professor jubilado na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e provavelmente o maior perito nacional nos temas que versam a importância da atividade física e da brincadeira das crianças. A não perder, neste episódio de “Faz Bem à Saúde”.
    24m 27s
  • T2 Ep. 3 | Doença mental: conhecer e prevenir

    14 FEB 2023 · Portugal é um dos países europeus com maior prevalência de problemas do foro mental. E apesar de não haver saúde sem saúde mental, o estigma social sobre este tema permanece. Neste episódio do podcast “Faz Bem à Saúde”, Tiago Pereira, membro da Direção da Ordem dos Psicólogos, aborda as doenças mentais que podem surgir ao longo da nossa vida e explica como todos podemos ajudar quem sofre com estes problemas. O psicólogo alerta ainda para a prevenção que pode ser feita através do autocuidado.
    24m 46s
  • T2 Ep. 2 | A importância do sono na saúde

    23 JAN 2023 · O sono é um dos pilares fundamentais para a saúde física e mental. No entanto, 61% dos portugueses sofrem de perturbações do sono. Esta é uma estatística preocupante e com consequências graves. Neste episódio de “Faz Bem à Saúde”, Teresa Paiva, médica neurologista e a maior especialista em Portugal em Medicina do Sono, analisa este tema e sublinha a importância de dormirmos bem, além de deixar importantes conselhos para melhorarmos a qualidade do nosso sono.
    29m 45s
  • T2 Ep. 1 | Saúde feminina: o que é importante saber

    16 SEP 2022 · Cerca de um terço dos problemas de saúde feminina que surgem entre os 15 e os 44 anos de idade estão relacionados com problemas sexuais e reprodutivos. Um deles é a endometriose. O que é e quais os sintomas desta doença? E sobre produtos de higiene feminina, o que é essencial saber? Estas e outras questões fundamentais sobre a saúde da mulher são esclarecidas pelo Dr. José Reis, ginecologista-obstetra e elemento da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, neste episódio de “Faz Bem à Saúde”.
    23m 13s
  • Ep. 10 | Saúde oral: foco na prevenção

    12 APR 2022 · O cenário é preocupante: quase 70% da população portuguesa tem falta de dentes naturais e mais de 30% nunca visita o médico-dentista. A Dr.ª Bibiana Correia, médica-dentista e diretora clínica da Clínica Médis do Parque das Nações, esclarece que a solução para evitar problemas de saúde oral é a prevenção: desde a escolha da escova e da pasta dentífrica até a visita regular ao dentista. A saúde oral: foco na prevenção é o tema do 10.º episódio de “Faz Bem à Saúde”.
    19m 41s
  • Ep. 9 | Obesidade – epidemia do séc. XXI

    4 NOV 2021 · Em Portugal, o número de pessoas obesas é alarmante. A obesidade constitui uma verdadeira epidemia, com uma tendência crescente na população adulta. A Dr.ª Clotilde Limbert, Endocrinologista e Coordenadora do grupo de estudos de Nutrição Clínica da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, explica porque temos tantos obesos no país e sublinha que a prevenção é a melhor forma de combater este problema. A obesidade – epidemia do séc. XXI é o tema do 9.º episódio de “Faz Bem à Saúde”.
    21m 1s
  • Ep. 8 | A relação entre a saúde oral e a prática desportiva

    20 SEP 2021 · Não há dúvidas de que a prática de exercício físico traz benefícios para a saúde. Porém, a prática de desporto pode ter consequências ao nível da saúde oral, assim como a saúde da boca pode impactar a performance física e os resultados ambicionados. É o que esclarece o Dr. João Bogas, diretor clínico na Clínica Médis Amoreiras e Avenidas Novas, neste episódio. A relação entre a saúde oral e a prática desportiva é o tema do 8.º episódio de “Faz Bem à Saúde”.
    20m 20s
  • Ep. 7 | Retrato da saúde dos portugueses

    6 AUG 2021 · Neste episódio de “Faz Bem à Saúde”, a Dr.ª Maria do Céu Machado, Professora Catedrática Jubilada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, dá-nos a conhecer o Estudo “A Saúde dos Portugueses – Um BI em nome próprio”. Esta investigação, desenvolvida pela Médis e pela Return on Ideas, traça a biografia de saúde de Portugal, através de um retrato sociológico, e lança pistas para que todos possamos melhorar a nossa saúde. O retrato da saúde dos portugueses é o tema do sétimo episódio de Faz Bem à Saúde”.
    21m 56s

“Faz Bem à Saúde” é um podcast mensal da Médis que esclarece as principais dúvidas sobre temas de saúde relevantes. Em cada episódio, um grande tema é abordado com uma...

show more
“Faz Bem à Saúde” é um podcast mensal da Médis que esclarece as principais dúvidas sobre temas de saúde relevantes.

Em cada episódio, um grande tema é abordado com uma linguagem simples e acessível, por um especialista de referência no panorama nacional de saúde. A informação é o primeiro passo para a prevenção.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search