Settings
Light Theme
Dark Theme
  • 25 de abril em manchete

    24 MAY 2023 · O NewsMuseum associou-se à Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, para uma mesa-redonda sobre a Revolução dos Cravos e o Jornalismo. Como era o jornalismo que cobriu uma Revolução histórica e que impacto teve o 25 de Abril na profissão? Como veem as novas gerações a Revolução dos Cravos e que pontes podemos erguer para conectar experiências?
    26m 43s
  • Expresso, 50 anos de liberdade

    11 MAY 2023 · Com João Vieira Pereira e Rodrigo Moita de Deus 2023 marca o 50º ano de vida do Expresso, cuja edição inaugural foi publicada no início de 1973, ainda durante o Estado Novo. 50 anos a marcar o jornalismo em Portugal, num exercício de liberdade.
    19m 46s
  • O artificial traz inteligência ao jornalismo?

    11 APR 2023 · Dentro de quanto tempo passaremos a contar a História como “antes de I.A.” e “depois de I.A.”? Como vai mudar a nossa forma de viver, trabalhar, pensar, sentir, votar, organizar em sociedade? De que forma vai a inteligência artificial mudar a arte de fazer perguntas? Os jornalistas Lourenço Medeiros e Flávio Nunes falam sobre a inteligência artificial e o seu papel enquanto possível ferramenta no jornalismo. Em diferentes áreas e setores, ferramentas como o ChatGPT estão a ser usadas para os mais variados fins. Muitos começam a olhar para o ChatGPT como uma ferramenta informativa, mas… há limitações.
    32m 43s
  • 35 anos do jornalismo sem fios

    9 MAR 2023 · “A TSF Rádio Jornal não nasce contra ninguém e não está ao serviço de ninguém. Aqueles que vão protagonizar aqui, todos os dias, vão fazer apenas e tão só jornalismo, animados de um grande sentido profissional e de uma inesgotável paixão pela rádio.” Esta foi a mensagem de Emídio Rangel, na primeira emissão da TSF. 35 anos depois, muito mudou com a chegada da Internet, com o fecho de redações, com o modelo de negócio da comunicação social. Neste Episódio, o diretor da TSF, Domingos de Andrade, e a sua voz mais lendária, Fernando Alves, falam sobre a rádio ontem e nos tempos da era do wireless e do jornalismo sem fios.
    19m 34s
  • Como perder uma eleição

    22 FEB 2023 · José Sócrates, Cavaco Silva e António Costa alcançaram vitórias eleitorais históricas. Ao seu lado, tiveram o consultor das maiorias absolutas, Luís Paixão Martins que, numa viagem aos bastidores da política portuguesa, pôs no papel as oito receitas para o desastre. Como perder uma eleição (Livros Zigurate) é o ponto de partida para esta conversa entre Luís Paixão Martins e o editor Carlos Vaz Marques sobre qual o papel do consultor de comunicação e as lições de comunicação eleitoral que se retiram da experiência de como se ganham eleições.
    22m 3s
  • ‘Eu, o Meio e a Mensagem’

    10 NOV 2022 · Enquanto os media tradicionais lutam pela sobrevivência, blogues pessoais, podcasts e canais de Youtube parecem destinados a dominar o panorama da comunicação. Como, quando e onde se deixaram os grandes grupos de comunicação ultrapassar pela comunicação de autor? Ainda estamos dispostos a pagar pela informação aquilo que ela custa? Que modelo de negócio para o futuro dos media? Camilo Loureço e Paulo Baldaia tentam responder, neste Episódio, a estas e outras perguntas.
    33m 48s
  • ‘Evocação de Baptista-Bastos’

    13 OCT 2022 · Neste Episódio, evoca-se Baptista-Bastos, um dos jornalistas e escritores de referência deste século e que se encontra agora representado na Galeria dos Imortais do NewsMuseum.
    25m 7s
  • Eleições e Guerra ampliam audiências dos canais de informação. Será para durar?

    9 AUG 2022 · A guerra cola-nos aos ecrãs. A movimentação das tropas, o drama humano, a empatia e, ao mesmo tempo, a certeza das implicações nas nossas vidas, mantêm-nos presos às imagens, aos diretos, às análises.
    25m 28s
  • ‘O Ensino do Jornalismo’

    29 JUL 2022 · Os jornalistas são fundamentais a qualquer sociedade livre. Mas são também um raro caso de profissão que não exige formação específica para ser exercida. Como deve então ser ensinado o jornalismo? O que procuram hoje os jovens num curso de jornalismo? O que perdemos, o que ganhámos e como temos feito a transição para o digital?
    23m 14s
  • A Guerra da Ucrânia mudou o paradigma do jornalismo? Há mais propaganda?

    25 MAY 2022 · “A primeira vítima da guerra é a verdade”. A frase tem sido atribuída a vários autores ao longo dos anos, mas coloca hoje no centro da discussão a reportagem de guerra como género jornalístico. O risco de se confundir com um ‘modelo de propaganda’ põe este género no centro da polémica. E com o crescente protagonismo dos novos media, o fluxo de informação (e de desinformação) não abranda. Neste Episódio, José Rodrigues dos Santos e Helena Ferro de Gouveia falam sobre o jornalismo de guerra e sobre o papel dos novos media que, com o efeito da globalização, estão a pôr em causa o papel tradicional da informação nas sociedades democráticas ocidentais. José Rodrigues dos Santos é jornalista, correspondente de guerra, professor universitário e escritor. Helena Ferro de Gouveia é especialista em Comunicação e analista de Assuntos Internacionais.
    35m 27s
EPISÓDIOS NewsMuseum é o podcast do NewsMuseum. Conversas entre dois convidados sobre a atualidade, a comunicação e os media.
Contacts
Information
Author WebCast
Categories News
Website newsmuseum.pt
Email -

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search