Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Deu Tilt

  • #20: Como a crise mundial de chips afeta a mim e o meu bolso?

    18 JUN 2021 · Talvez você não saiba, mas existe uma escassez mundial por chips, o que influencia na produção de qualquer produto com sistemas eletrônicos -- de celulares a automóveis -- e no seu bolso. Para discutir o tema, recebemos neste episódio do Deu Tilt Helder Galeti, que é professor do departamento de engenharia elétrica da UFSCar, e Reinaldo Sakis, gerente de pesquisa da consultoria IDC Brasil.
    31m 45s
  • #19: NFT: por que comprar algo digital, se eu posso copiar?

    11 JUN 2021 · NFT é a sigla para token não-fungível. De forma simplificada, ela descreve um sistema de autenticação de itens digitais que são comercializados geralmente via leilão. Desde o início do ano, tem rolado a venda de memes e até lances da NBA desta forma, que pode abrir novas possibilidades para artistas venderem suas obras ou parte delas. Para discutir o tema deste episódio, recebemos Gustavo Torrente, que é coordenador acadêmico de MBAs da FIAP e especialista em Blockchain, e Paula Menezes, que é advogada e membro da comissão de propriedade intelectual da OAB-SP.
    36m 17s
  • #18: Xô, preguiça! Saiba como um smartwatch pode ajudar em sua vida

    4 JUN 2021 · Cada vez mais vemos por aí pessoas vestindo smartwatches ou pulseiras fitness. Pra quê afinal estes gadgets servem? Eles são precisos? Podem ajudar a detectar algum problema de saúde? Este é o tema deste episódio do podcast Deu Tilt desta semana. Para discutir o assunto, participaram da conversa dois especialistas: Eduardo Kokubun, que é coordenador do núcleo de atividade física e esporte da Unesp, e Jader Sant’ana, que é doutorando em educação física na área de biodinâmica do desempenho humano pela UFSC.
    31m 7s
  • #17: Um asteroide vem aí: o que eu faço? Quem irá me proteger?

    28 MAY 2021 · De tempos em tempos, há notícias sobre a proximidade de asteroides com a Terra. Devemos temer? Este é o tema do podcast Deu Tilt desta semana. Nele, é discutido como essas rochas espaciais se formam e todo o esforço de monitoramento que existe para evitar que um desses colida com o nosso planeta. Nosso convidado para falar sobre o assunto é Filipe Monteiro, que é doutor em astronomia pelo Observatório Nacional e especializado em asteroides.
    31m 2s
  • #16: Agradeça à astronomia pela selfie e o GPS

    21 MAY 2021 · Nesta edição do Deu Tilt, o tema é astronomia. É discutida a importância da ciência (que não tem nada a ver com signos, que fique claro) e como ela acaba sendo usada em descobertas tecnológicas que utilizamos no nosso dia a dia. Participam da conversa Patrícia Spinelli, que é doutora em astrofísica e pesquisadora do Mast (Museu de Astronomia e Ciências Afins), e Thiago Gonçalves, que é doutor em astrofísica, professora da UFRJ e coordenador de comunicação da sociedade astronômica brasileira.
    29m 51s
  • #15: Todos os meus dados vazaram. E agora?

    14 MAY 2021 · Neste episódio de Deu Tilt, o tema é vazamento de dados. Discutimos por que eles ocorrem, falamos de outras grandes ocorrências do tipo e o que você deve fazer caso suas informações sejam vazadas. Participam da discussão a cientista da computação e especialista em cibersegurança, Nina Da Hora, e de Carlos Affonso, que é colunista de Tilt e diretor do ITS Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade).
    35m 32s
  • #14: "Não existe celular impenetrável", diz perito

    7 MAY 2021 · Como a polícia consegue acessar dados de celulares bloqueados? Para explicar como isso é feito, este episódio traz uma conversa com Evandro Lorens, que é especialista em informática forense e diretor da APCF (Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais).
    30m 2s
  • #13: 5G não é evolução, é revolução

    30 APR 2021 · A terceira temporada do podcast traz uma conversa sobre 5G com Moacyr Martucci Junior, professor do departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da USP e um dos coordenadores do think tank implantação do 5g no Brasil. A terceira temporada de Deu Tilt tem apresentação de Guilherme Tagiaroli, repórter de UOL Tilt.
    33m 42s
  • #12: Constelação de satélites deve levar internet para todos os habitantes do planeta

    28 AUG 2020 · Já faz mais de 60 anos que os satélites ficam na órbita da Terra. Mesmo assim, o assunto parece ainda ser muito novo. Especialmente agora que empresas privadas, como a SpaceX, do bilionário Elon Musk, estão lançando verdadeiras constelações de satélite que prometem revolucionar a comunicação no planeta. Esse foi o tema do papo entre o colunista Ricardo Cavallini, o Cava, e Carlos Nazaré Marins, doutor em Engenharia Elétrica e diretor do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), no 12º episódio do podcast de ciência e tecnologia do UOL, o "Deu Tilt".
    29m 49s
  • #11: Para Karnal, viver muito não é necessariamente bom

    21 AUG 2020 · Estamos cada vez mais perto de prolongar bastante a vida humana. E isso vai trazer inúmeras consequências para nossa sociedade. Para o historiador Leandro Karnal, a longevidade não é necessariamente algo positivo. Ele falou sobre esse tema com o colunista Ricardo Cavallini, o Cava, no nono episódio do nosso podcast de ciência e tecnologia, o "Deu Tilt".
    29m 27s
Um papo com especialistas sobre o que realmente importa na ciência e na tecnologia.
Contacts
Information
Author UOL
Categories Technology
Website -
Email uolpodcast@gmail.com

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search