Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Amplitudes

  • Como tecer o passado com os fios do presente? Com Denise Mattar

    24 APR 2021 · O artista Iberê Camargo tem uma trajetória de reconhecimento no universo da pintura, ao longo dos anos 60 e 70 suas telas conquistaram um lugar de destaque na história da arte brasileira. Porém, em diversos momentos, mesmo um grande artista como Iberê, contou com a contribuição de outras pessoas e artistas para desenvolver seu trabalho. A exposição O Fio de Ariadne, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake (colocar data de término), retoma algumas dessas importantes contribuições. Especialmente a participação das ceramistas Luiza Prado e Marianita Linck, que colaboraram para a produção de pinturas do artista gaúcho em peças de cerâmica, e de Maria Angela Magalhães, que produziu ao menos sete tapeçarias a partir das telas do Iberê, a pedido do artista. Nesse episódio o educador Pedro Costa conversa com a curadora da exposição O Fio de Ariadne, Denise Mattar, sobre o processo de pesquisa para a exposição e sobre suas descobertas em relação às contribuições dessas e de outras mulheres na trajetória de Iberê Camargo. Uma discussão que retoma certo silenciamento das mulheres nos anos 60 e 70 no Brasil, mas que registra os diversos lugares e papeis que as mulheres assumiram nesse momento, apesar das dificuldade. Conversam também sobre o desenvolvimento da tapeçaria na história da arte ocidental e as experimentações sobre esse suporte por artistas modernos no Brasil e na Europa, uma pesquisa desenvolvida há muito tempo pela curadora.
    43m 3s
  • Como a fotografia nos ajuda a saber quem somos? Parte 2: com Elidayana Alexandrino

    15 FEB 2021 · Como as fotografias e as imagens nos ajudam a entender quem somos? Nós nos relacionamos com as pessoas ou com as imagens que temos delas? Podemos nos identificar com a imagem do outro? Dando continuidade ao debate sobre fotografia e imagem, neste mês temos um segundo episódio do podcast Amplitudes. Uma entrevista com a artista e educadora Elidayana Alexandrino.  Há quatro anos a Elidayana produz o trabalho @narrativas_que_se_encontram, um exercício de aproximação de imagens de diferentes origens e lugares que muitas vezes surpreende pela semelhança entre tempos e regiões tão distintas. Colocadas lado a lado, essas imagens começam a revelar alguns padrões imagéticos seculares. Por meio dessas relações a Elidayana apresenta um pouco das origens e dos caminhos da construção dos nossos imaginários, individuais e coletivos. 
    23m 24s
  • Como a fotografia nos ajuda a saber quem somos? Parte 1 Com Priscyla Gomes

    1 FEB 2021 · Como a fotografia pode nos ajudar a saber quem somos? Qual o lugar da fotografia em um mundo de intensa produção e circulação de imagens? É possível produzir uma imagem verdadeiramente original no mundo das redes sociais? O fotógrafo Nicholas Nixon se destaca por sua capacidade de retratar pessoas com intimidade, revelando emoções particulares, muito difíceis de serem capturadas pelas lentes de uma câmera. Entre os dias 22 de janeiro e 18 de abril o Instituto Tomie Ohtake recebe a mostra Nicholas Nixon - Coleções Fundación MAPFRE, uma grande retrospectiva do fotógrafo americano que resgata seus trabalhos desde a década de 70 até os dias de hoje. Nesse episódio, o educador Pedro Costa conversa com Priscyla Gomes, curadora do Instituto Tomie Ohtake, sobre a trajetória de Nicholas Nixon e suas obras mais famosas e impactantes, como a série "As Irmãs Brown" e a série de pessoas soropositivas. Além disso, conversam sobre o sentido da fotografia quando já existe um excesso de imagens em circulação.
    34m 13s
  • Quais os desafios da arquitetura brasileira hoje? Com Diego Mauro, Juliana Braga e Pedro Varella

    4 JAN 2021 · Quais os desafios da arquitetura brasileira hoje? Como a arquitetura nacional pode lidar com questões tão importantes para nós como a sustentabilidade e a desigualdade social? E quais são as inovações e os destaques da arquitetura brasileira contemporânea? Para refletir sobre essas questões, o educador Pedro Costa conversou com três jurados da 7 ° edição do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel. O Diego Mauro, curador assistente do Instituto Tomie Ohtake, a Juliana Braga, professora de projeto na Escola da Cidade e na FAU-USP e o Pedro Varella, do Estúdio gru.a, vencedor das duas últimas edições do Prêmio e professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula. A 7º edição do Prêmio destaca produções de diferentes escalas e magnitudes, que vão desde uma estação científica na Antártica, até um pequeno quiosque e abrigo de canoas em Mangaratiba, Rio de Janeiro. Além disso, coloca em pauta aspectos recentes da arquitetura contemporânea, como a “arquitetura de curta duração” e o papel da disciplina no enfrentamento dos problemas sociais do país, com o destaque para o tema da sustentabilidade . A exposição do Prêmio de Arquitetura está em cartaz no Instituto Tomie Ohtake até o dia 07 de fevereiro de 2021.
    53m 4s
  • O que é representatividade ou como disputar imaginários? com Rosane Borges e Jeferson Tenório

    7 DEC 2020 · Os debates sobre representação e representatividade são cada vez mais centrais para as lutas políticas e para o combate ao racismo, ao machismo e as violências que são direcionadas contra outros grupos em nossa sociedade. Nas últimas décadas tem se consolidado a ideia de que a luta por reconhecimento passa pela transformação do nosso imaginário social e pela reconfiguração das imagens que compõem o nosso cotidiano. Nesse episódio o educador Pedro Costa entrevista a jornalista Rosane Borges, professora e autora de diversos livros sobre as relações entre mídia e racismo no Brasil, e o escritor Jeferson Tenório, autor do livro recém-lançado "O avesso da pele", que narra a trajetória de diversos personagens negros, seus afetos e desafios e dilemas em meio ao racismo cotidiano que os cerca todas as dimensões de suas vidas. Como transformar nosso imaginário para criar uma sociedade mais justa? E qual o papel da literatura e das artes nesse processo? São algumas das questões que conduziram esse debate.
    56m 55s
  • Como ser um jovem artista no Brasil? Com Érica Storer, Felipe Rezende e Talles Lopes

    2 NOV 2020 · Como produzir arte no Brasil de hoje? E como pensar a arte em um país tão grande e cheio de contrastes? Nesse episódio o educador Pedro Costa conversa com os três artistas premiados do 7º Prêmio EDP nas Artes - Érica Storer (Curitiba, PR), Felipe Rezende (Salvador, BA) e Talles Lopes (Goiânia, GO), sobre suas experiências como jovens artistas no Brasil. O Prêmio EDP nas Artes é uma realização do Instituto Tomie Ohtake e busca mapear e valorizar os jovens artistas no país criando espaços de exibição, circulação e debate para suas produções. Anualmente são selecionados dez artistas de até 29 anos para participarem conjuntamente de uma exposição, de onde três saem os três artistas premiados. Esta edição do Prêmio EDP nas Artes foi marcada pela diversidade, com uma seleção de dez artistas dos mais distintos perfis e regiões, refletida em suas pesquisas, processos e produções artísticas. Os dez artistas selecionados participam da exposição do Prêmio, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake até o dia 10 de janeiro de 2021.
    43m 59s
  • O que faz um curador em tempos de urgência? Com Paulo Miyada

    5 OCT 2020 · Como construir exposições de arte frente à turbulência política e cultural que estamos vivendo hoje no país? E como as exposições de arte podem manter sua potência crítica em meio à essa pandemia? Nesse episódio o educador Pedro Costa recebe Paulo Miyada curador chefe do Instituto Tomie Ohtake e da mostra em cartaz Aglomeração de Antônio Henrique Amaral, e curador-adjunto da 34º edição da Bienal de São Paulo. Nessa conversa Paulo Miyada fala da importância de retomar artistas críticos como Antonio Henrique Amaral e apresenta os desafios de estar a frente da maior exposição de arte do Brasil em meio à pandemia e dentro de um contexto político.
    1h 5m 16s
  • Qual o destino das imagens? Com Ricardo Fabbrini

    7 SEP 2020 · Todos os dias são produzidas e veiculadas milhares de fotografias, ilustrações, vídeos e filmes dos mais diversos tipos, um oceano de imagens que inunda nosso cotidiano através das telas de nossos celulares, computadores, televisões e etc. Com o distanciamento social vivenciado nos últimos meses, a exibição e circulação de imagens atravessa cada vez mais nossas relações com os outros e com o mundo. Podemos afirmar que vivemos em uma sociedade da imagem? Neste episódio, o educador Pedro Costa conversou com o filósofo Ricardo Fabbrini sobre as questões que envolvem a vida em uma sociedade permeada pelas telas digitais. O filósofo faz um diagnóstico sobre imagens de rápida circulação - essas que vemos em menos de dois segundos antes de passarmos para a próxima- e comenta sobre outras possibilidades de imagens, aquelas que nos fazem parar e refletir, ou como Fabrinni denominou, as "imagens enigma".
    58m 36s
  • Qual música nos unirá novamente? Com Benjamim Taubkin e Flaira Ferro

    3 AUG 2020 · O início das práticas de isolamento social levou a um rápido cancelamento de shows, espetáculos e turnês pelo país. Todo o setor musical, de cantoras e instrumentistas até produtores e técnicos, precisou se reconfigurar sem saber quando irão retomar suas atividades novamente. Nem por isso os músicos ficaram parados. Nesses quatro meses de isolamento músicos de diversas regiões encontraram nos meios virtuais uma possibilidade de contato com seus públicos e encamparam uma série de iniciativas de apoio a profissionais da área que ficaram sem renda para seus gastos básicos. Neste episódio o educador Pedro Costa conversa com a cantora e musicista Flaira Ferro, e o pianista, compositor e curador Benjamim Taubkin sobre a situação dos músicos durante a pandemia, os projetos de auxílio aos profissionais da área, o uso de tecnologias e o distanciamento do público, além das diversas contribuições que a música pode fornecer neste momento de crise. Por fim, Benjamim e Flaira sugeriram músicas para compor uma playlist a partir do tema do episódio "Que música nos unirá novamente". O resultado você encontra no perfil do Insituto Tomie Ohtake no Spotify, Segue abaixo , confira! https://open.spotify.com/playlist/4Px6FFnkkFJyc0ZwAaOhxS?si=X-jaHMB5RSSY9dOEY5b9jA
    1h 1m 1s
  • Como a literatura infantil pode ajudar crianças e adultos a atravessar a pandemia? Com Isabel Lopes Coelho e Mell Brites

    6 JUL 2020 · Como a literatura infantil pode ajudar crianças e adultos a atravessar a pandemia? Com Isabel Lopes Coelho e Mell Brites Literatura infantil parece não combinar com temas difíceis como doença, morte, política, autoritarismo, entre outros. Porém, as editoras Isabel Lopes Coelho e Mell Brites discordam dessa impressão. Nesse episódio o educador Pedro Costa e as convidadas conversam sobre um aspecto mais difícil da literatura infantil, o momento em que ela lida com as crises, as dores e as contradições que perpassam nossa sociedade. Uma conversa sobre a potência da literatura para crianças e para adultos.A partir da pergunta "Como a literatura infantil pode ajudar crianças e adultos a atravessar a pandemia?" Isabel Lopes Coelho e Mell Brites traçam um panorama das estratégias atuais e históricas pelos quais a literatura infantil tem abordado de forma criativa alguns dos temas mas difíceis para todas as idades.
    47m 58s

Amplitudes é um podcast produzido pelo Núcleo de Cultura Participação do Instituto Tomie Ohtake que discute temas relevantes da educação, da cultura e das artes nacionais, ampliando o alcance dos...

show more
Amplitudes é um podcast produzido pelo Núcleo de Cultura Participação do Instituto Tomie Ohtake que discute temas relevantes da educação, da cultura e das artes nacionais, ampliando o alcance dos debates que acontecem dentro do nosso espaço. Toda a primeira segunda feira de cada mês, o educador Pedro Costa entrevista artistas, educadores e profissionais da cultura convidados a apresentar suas ideias, pesquisas e inquietações para o público.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search