Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Afrikafé

  • 'O Espírito da Intimidade' e 'Amor Ancestral'

    19 OCT 2021 · Janamô e Katiúscia refletem sobre o livro 'O Espírito da Intimidade', de Sobonfu Somé. O livro e a conversa foram tão inspiradoras que Jana compôs a música 'Amor Ancestral' a partir dos atravessamentos desse episódio do Afrikafé. Não deixe de conferir a música da Jana nas plataformas digitais!
    1h 25m 29s
  • Quem mexeu no meu queijo? com Nina Silva

    30 SEP 2021 · No segundo episódio do nosso Especial #TBT, relembramos nosso programa com Nina Silva, falando sobre Black Money, empreendedorismo, oportunidades no mercado de trabalho e mais.
    58m 24s
  • Por que amamos? com Renato Noguera

    23 SEP 2021 · No especial #TBT, nosso podcast revive alguns dos melhores encontros ao vivo que tivemos no passado. Começando com o Dr. Renato Noguera, professor e filósofo que discute sobre seu livro mais recente 'Por que amamos?'.
    57m 24s
  • 2.12 Sagrada epistemologia com Vanda Machado

    18 APR 2021 · Nossa conversa com a incrível Vanda Machado sobre nossa epistemologia africana, afro-brasileira, sagrada! Professora Vanda Machado, é doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestra em Educação pela mesma instituição. É idealizadora do Projeto Político Pedagógico Irê Ayó da Escola Eugênia Anna dos Santos, localizada no candomblé Ilê Axé Opô Afonjá, propiciando o reconhecimento da instituição como referência nacional pelo Ministério da Educação (MEC). A docente também é referência na elaboração de uma Epistemologia Afro-brasileira, e vem realizando consultorias em vários Estados do Brasil, bem como em diversos países, como Bélgica, Nigéria, Cuba, Portugal e Argentina.
    1h 12m 17s
  • 2.11 O futuro é ancestral com Dr. Jayro Pereira

    18 APR 2021 · "O futuro é ancestral", afirmação essencial pra nossa emancipação vinda da nossa apresentadora Katiúscia Ribeiro. Esse é o tema da nossa conversa com Dr. Jayro Pereira de Jesus. Jayro Pereira é coordenador da Escola Aldeia Ubuntu Vale do Akòko, mantido pelo Instituto Afroancestrálico Elésin ti Osagiyán/Ógìyán; Teólogo de formação. Afroteólogo e fellow da Ashoka - Rede Internacional de Empreendedores sociais.
    1h 8m 6s
  • 2.10 Fertlizando histórias com Giovanna Heliodoro

    18 APR 2021 · Nossa conversa com Giovanna Heliodoro com o tema "Fertilizando Histórias". Giovanna Heliodoro é historiadora, comunicadora, apresentadora, afrotransfeminista e produtora do Festival Transviva!, é uma das colunista, autora do autoras do livro Raízes - Resistência Histórica e produtora de conteúdo do perfil @transpreta nas redes sociais.
    59m 48s
  • 2.9 Resgate Ancestral com Gaby Amarantos

    11 APR 2021 · Nossa conversa com Gaby Amarantos sobre Resgate Ancestral. Nascida no bairro de Jurunas, na periferia de Belém, Gaby é uma das responsáveis pelo surgimento e difusão do tecnobrega, ritmo que virou febre na Região Norte do Brasil. Além de cantora e compositora, a paraense é atualmente integrante do programa de TV Saia Justa, no GNT.
    1h 1m 49s
  • 2.8 Um caçador futurista com Fábio Kabral

    11 APR 2021 · Uma conversa com um dos pilares da literatura afrofuturista brasileira e criador do gênero literário Macumbapunk: Fábio Kabral. Fábio é escritor publicado de ficção especulativa com foco em fantasia. No momento, passa seus dias estudando, pesquisando e escrevendo seu próximo livro: um épico de fantasia centralizado na mitologia afro-brasileira dos Orixás que será publicado pela Editora Intrínseca em 2021. Seus livros já publicados são: “Ritos de passagem” (Giostri, 2014), “O Caçador Cibernético da Rua 13” (Malê, 2017) e “A Cientista Guerreira do Facão Furioso” (Malê, 2019).
    1h 5m 56s
  • 2.7 Regar as sementes com Anielle Franco

    11 APR 2021 · Conversa com Anielle Franco, com o tema “Regar as sementes: eu sou porque nós somos”. Anielle é cria da favela da Maré no Rio de Janeiro. Atualmente é mestranda em uma universidade federal no Rio de Janeiro (Cefet) cursando relações étnico-raciaisbcom o foco na identidade das mulheres negras através da memória e legado de Marielle Franco, sua irmã e inspiração diária. Recentemente publicou seu primeiro livro chamado Cartas para Marielle e tem participação importante em muitos outros livros, incluindo a autobiografia de Angela Davis. Hoje trabalha como professora, palestrante, escritora e é a atual diretora do Instituto Marielle Franco, curadora e apresentadora do Canal Papo Franco e também da Escola Marielles.
    1h 7m 59s
  • 2.6 Tecnologia Ancestral com Morena Mariah

    4 APR 2021 · Tecnologia ancestral é o tema da nossa conversa com Morena Mariah! Ela é especialista neste tema, e também em Estudos Culturais, Mídias e Cultura Afrodiaspórica. Morena é escritora e criadora do podcast Afrofuturo e graduanda em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense.
    1h 28s

A multiartista Janamô e a filósofa Katiúscia Ribeiro, se encontram toda semana no Afrikafé, para discutir temas quentes e em alta nos noticiários e assuntos que estão dando o que...

show more
A multiartista Janamô e a filósofa Katiúscia Ribeiro, se encontram toda semana no Afrikafé, para discutir temas quentes e em alta nos noticiários e assuntos que estão dando o que falar nas redes sociais, sempre na companhia de um convidado especial.
No programa, que ocorre toda: segunda, quarta e sexta, as apresentadoras procuram abordar os temas importantes, a partir da perspectiva das filosofias africanas e diferentes manifestações artísticas. Na perspectiva das filosofias africanas as perguntas sobre os assuntos importantes encontram respostas e propostas fortes para o desmantelamento dos pensamentos racistas da nossa sociedade.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search