Settings
Light Theme
Dark Theme

Semipresidencialismo: a defesa de Arthur Lira

Semipresidencialismo: a defesa de Arthur Lira
Mar 21, 2023 · 17m 48s

*) Não é a primeira vez que este tema aparece. Volta e meia ele está no noticiário: é uma eventual possibilidade de mudança no sistema de governo do Brasil. No...

show more
*) Não é a primeira vez que este tema aparece. Volta e meia ele está no noticiário: é uma eventual possibilidade de mudança no sistema de governo do Brasil. No caso, o semipresidencialismo.

A ideia conta com um grande apoio do atual presidente da Câmara dos Deputados, o poderoso Arthur Lira (PP-AL). Ele tem sugerido que esse modelo, no qual o presidente divide o poder com um primeiro-ministro eleito pelo Congresso, possa ser introduzido em 2030 ou 2034.


Assim, não prejudicaria um eventual próximo mandato do atual presidente da República ou o do sucessor dele.


Na visão de Arthur Lira, o semipresidencialismo aumentaria a estabilidade política. Isso porque, durante crises, o sistema tem ferramentas mais rápidas para substituir um primeiro-ministro. Não é necessário o sempre longo e desgastante processo de impeachment.


Neste episódio do podcast 15 Minutos nós conversamos sobre essa ideia de semipresidencialismo defendida por Arthur Lira e sobre o que dizem especialistas em relação ao tema. O convidado é o Sílvio Ribas, que é editor da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília.
show less
Information
Author Gazeta do Povo
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search