Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

15 Minutos - Gazeta do Povo

  • Reforma tributária: perguntas e respostas

    26 APR 2024 · *) Várias perguntas ainda estavam no ar desde que a PEC da reforma tributária foi promulgada no ano passado.  Algumas delas começaram a ser respondidas na semana que passou, com a apresentação do projeto de regulamentação de pontos da reforma. O projeto, um calhamaço de cerca de 300 páginas, foi entregue pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.  Neste episódio do podcast 15 Minutos nós falamos sobre esse primeiro projeto e o caminho da reforma tributária a partir de agora. O convidado é o Célio Yano, da equipe de Economia da Gazeta do Povo, que acompanha de perto esse assunto.
    19m 8s
  • Lula x Lira e Dilma x Cunha

    25 APR 2024 · *) Há poucos anos, o PT, então com Dilma no poder, percebeu o quão problemática pode ser uma crise e uma briga com o presidente da Câmara dos Deputados.  Foi o então deputado Eduardo Cunha o responsável por desengavetar um pedido de impeachment da ex-presidente da República. Deu no que deu.  É claro que há uma série de outros fatores que envolvem uma decisão política drástica como a de iniciar um processo como esse. E, no cenário atual, não parece haver elementos que justifiquem uma abertura.  Mas o fato é que, novamente, o PT no governo se vê em um momento de crise com o chefe da Câmara. Dessa vez, é Lula na presidência da República, e Lira no Legislativo. E isso pode fazer bastante diferença.  Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre semelhanças e diferenças das crises políticas envolvendo Dilma e Eduardo Cunha e Lula e Arthur Lira. O convidado para falar do assunto é o Silvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo, em Brasília. 
    18m 54s
  • AGU x Elon Musk

    24 APR 2024 · O ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, a AGU, do governo Lula, indicou ao ministro Alexandre de Moraes que o órgão estuda pedir à Justiça a suspensão das atividades da rede social X (antigo Twitter), ou até mesmo a dissolução da empresa no Brasil.   Isso pode ser feito caso se comprove que ela prejudicou investigações que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa possibilidade foi comunicada em pedido sigiloso que o ministro Jorge Messias fez a Moraes para que ele compartilhe com a AGU provas coletadas na investigação aberta há duas semanas contra o dono do X, Elon Musk, por suposta obstrução de Justiça.  A petição, de 10 páginas, foi obtida com exclusividade pela Gazeta do Povo. Quem assina reportagem sobre esse tema é o Renan Ramalho. É ele o convidado deste episódio do podcast 15 Minutos. 
    18m 26s
  • Bombas fiscais para o governo Lula

    23 APR 2024 · *) Os dias não andam fáceis para o governo Lula na articulação política com o Congresso Nacional. Por mais que o próprio presidente da República tente, de certa maneira, negar que existam problemas.  O fato é que, desde a exposição pública da “treta” envolvendo o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o ministro responsável pela articulação política, Alexandre Padilha, aumentaram os riscos de problemas para o Executivo no Congresso Nacional.  Entre os possíveis problemas está uma série de “bombas fiscais”. Para se ter uma ideia: Entre as propostas que dependem de Lira e Pacheco para avançar, estão matérias que, no limite, podem criar um rombo de até R$152 bilhões nas contas da União. Neste episódio do podcast 15 Minutos nós falamos sobre as “bombas fiscais” que Arthur Lira e Rodrigo Pacheco podem armar contra o governo Lula. O convidado é o Célio Yano, da equipe de Economia da Gazeta do Povo. Ele assina uma reportagem sobre o tema. 
    18m 35s
  • PL e o recurso contra Moro

    22 APR 2024 · *) Nós já falamos aqui no 15 Minutos sobre o processo que pode levar à cassação do senador Sergio Moro (União-PR).  Nós lembramos, inclusive, que Moro saiu vencedor no primeiro round, já que foi absolvido no TRE-PR.  A expectativa é sobre o que vem pela frente, no TSE. O recurso contra a absolvição dele, aliás, já virou um tema polêmico por si só. Especialmente dentro do PL, o Partido Liberal.  O que aconteceu: o ex-presidente Jair Bolsonaro, principal figura da legenda, pediu que o recurso não fosse feito. Já o mandatário da legenda, Valdemar Costa Neto, discorda da posição.  Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o assunto e recebe o Rafael Fantin, repórter da Gazeta do Povo que está acompanhando de perto este assunto. 
    18m 24s
  • A relação entre Brasil e Argentina

    19 APR 2024 · *) Não é segredo pra absolutamente ninguém que a relação, digamos, pessoal entre o presidente da Argentina, Javier Milei, e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não é boa. Os dois até hoje não se encontraram pessoalmente. Quando eleito, Milei recebeu apenas uma mensagem formal do brasileiro. Lula, obviamente, não foi à posse do argentino. Mas independente disso, a relação entre os dois países permanece. E, claro, é importante para os dois lados. Nos últimos dias, a visita da chanceler da Argentina, Diana Mondino, ao Brasil reforçou que o relacionamento diplomático entre os dois países deve ser mantido na esfera técnica, mas sem aproximação entre os presidentes.   Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o momento das relações entre Brasil e Argentina. A convidada para falar do assunto é a Carinne Souza, da equipe de República da Gazeta do Povo, que assina reportagem sobre o tema.
    17m 52s
  • Lula afaga o MST e agro reage

    18 APR 2024 · *) Nos últimos meses, o governo Lula até tentou ensaiar uma aproximação com o setor do agro. Foram esforços que incluíram viagens do presidente, encontros com representantes do setor, entre outros.  Nesse momento, no entanto, parece que os desgastes estão de volta. E bem fortes.  O motivo: afagos que o governo federal tem dado e ainda promete dar ao MST, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra.  A reação da Frente Parlamentar da Agropecuária no Congresso tem sido intensa. E há ganhos como, por exemplo, a possibilidade de avançar em projetos que são de grande interesse dos parlamentares.  Este episódio do podcast 15 Minutos analisa este assunto e recebe a Aline Rechmann, da equipe de República da Gazeta do Povo, que assina reportagem sobre o tema. 
    17m 22s
  • Lava Jato: mais um ataque

    17 APR 2024 · *) Não é de hoje que a Lava Jato vem sendo alvo de diferentes tipos de críticas, ataques, ações, etc… A mais nova ação veio do CNJ, o Conselho Nacional de Justiça. Nesta semana, o corregedor-nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, determinou o afastamento da ex-titular da 13ª vara de Curitiba, Gabriela Hardt, e desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) por supostas irregularidades relacionadas à condução das investigações. Lembrando: Hardt substituiu o ex-juiz e hoje senador Sergio Moro (União-RJ) na condução do processos em Curitiba.  Acontece que essa decisão monocrática do corregedor Salomão foi revertida, ao menos em parte, em um julgamento realizado no CNJ nesta terça-feira.  Este episódio do podcast 15 Minutos é dedicado a explicar todo esse assunto. O convidado é o Renan Ramalho, da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília, que acompanha de perto os temas do Judiciário. 
    19m 23s
  • Arthur Lira x Alexandre Padilha

    16 APR 2024 · *) Já faz tempo que nós analisamos aqui no 15 Minutos a relação conturbada entre o governo Lula e o Congresso Nacional. Em especial, com a Câmara dos Deputados.  Entre idas e vindas, já houve momento de atrito e outros de trégua entre Lula e o presidente da Casa, o poderoso Arthur Lira.  Acontece que, nos últimos dias, a situação subiu de tom. Arthur Lira fez pesadas críticas ao ministro Alexandre Padilha, responsável pela articulação política do governo Lula no Legislativo.  Quais são os possíveis reflexos da “treta” para o governo? Este episódio do podcast 15 Minutos analisa o assunto. A convidada é a Tatiana Azevedo, da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília. 
    18m 22s
  • Irã x Israel e a posição brasileira

    15 APR 2024 · *) O mundo acompanha a escalada do conflito no Oriente Médio, especialmente depois dos ataques do Irã a Israel no último final de semana.  Haverá contra-ataque israelense? Em que proporção? O Ministério das Relações Exteriores brasileiro, até o momento, soltou apenas uma nota oficial tímida. Não condena expressamente os ataques iranianos e diz que “o Governo brasileiro acompanha, com grave preocupação” a situação.   Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a escalada do conflito entre Irã e Israel e o posicionamento da diplomacia brasileira. O convidado é o jornalista Diogo Schelp, que é colunista da Gazeta do Povo. 
    15m 2s

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta,...

show more
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Publicado no fim da tarde
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search