Settings
Light Theme
Dark Theme

Maduro e a reunião com a Guiana

Maduro e a reunião com a Guiana
Dec 13, 2023 · 18m 3s

*) Está marcada para esta quinta-feira, dia 14, a reunião entre Venezuela e Guiana para discutir a questão da disputa pela região do Essequibo, que representa quase 70% de todo...

show more
*) Está marcada para esta quinta-feira, dia 14, a reunião entre Venezuela e Guiana para discutir a questão da disputa pela região do Essequibo, que representa quase 70% de todo o território guianense.

Você sabe, a disputa histórica ganhou temperatura nas últimas semanas com a realização daquele referendo por parte do regime de Maduro, no qual 95% dos habitantes teriam defendido medidas para que a Venezuela anexasse a região. Depois de colocar em prática algumas ações que aumentaram até o risco de um conflito armado no continente, Maduro deu uma breve recuada. Tanto que esta reunião entre os países, a ser realizada em São Vicente e Granadinas, acabou sendo marcada.

Em meio a tudo isso, a diplomacia brasileira está sendo bastante questionada. Como, afinal, tentar posar como um ator importante em conflitos pelo mundo, se nem no nosso quintal conseguimos agir efetivamente? O Itamaraty, agora, tenta correr atrás do prejuízo, tanto que o assessor especial do presidente, Celso Amorim, irá participar do encontro entre Venezuela e Guiana.

E Maduro? Bem, o ditador venezuelano lançou mão da carta “é tudo culpa dos Estados Unidos”. Mas como? E o papel da Rússia em todo este cenário?

Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre esses temas envolvendo a ameaça de conflito entre Venezuela e Guiana. O convidado é o jornalista Diogo Schelp, que é colunista da Gazeta do Povo.
show less
Information
Author Gazeta do Povo
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search