Settings
Light Theme
Dark Theme

Entrevista com a chef Ana Beatriz Capão (Restaurante Aurora)

Entrevista com a chef Ana Beatriz Capão (Restaurante Aurora)
Apr 5, 2024 · 49m 19s

A chef Bia Capão é a convidada do Gastronodicas. Ela comanda a cozinha do Restaurante Aurora. O restaurante e bar centenário, aberto em 1898, é um porto seguro da boa...

show more
A chef Bia Capão é a convidada do Gastronodicas. Ela comanda a cozinha do Restaurante Aurora.
O restaurante e bar centenário, aberto em 1898, é um porto seguro da boa mesa no bairro.
Com um menu que mescla pratos brasileiros e receitas tradicionais lusitanas, o restaurante e bar Aurora é um herói da resistência: são 125 anos no mesmo ponto, na esquina boêmia das ruas Capitão Salomão e Visconde de Caravelas.
A reforma do espaço em 2016 preservou os ares do século XIX ao resgatar o conjunto de quadros decorativos resgatados da casa original e preservar o antigo lustre que ilumina o salão. A modernização ficou evidente nos acabamentos de madeira de Ipê e nos ladrilhos hidráulicos.
Sob o comando da sócia e chef Ana Beatriz Capão – descendente de portugueses assim como os fundadores da casa, aberta em 1898 – o Aurora funciona todos os dias do ano, de 11h à 1h da manhã. Com 200 lugares, a casa tem três ambientes: uma varanda despojada na calçada, o amplo salão refrigerado de pé-direito alto e o mezanino histórico, batizado com o nome do jornalista Samuel Wainer Filho. A homenagem faz parte do resgate da história do Aurora, já que a placa que faz jus à memória de Samuca (também filho da icônica Danuza Leão) foi encontrada durante as obras de revitalização.
Em março de 2024, o cardápio foi renovado para atender ainda melhor a todos os gostos e bolsos. Há almoço executivo com PFs bem brasileiros (como picadinho, medalhão à piamontese e feijoada) – chamado de Prato Nosso de Cada Dia. O menu fixo oferece pratos e petiscos portugueses e brasucas até a madrugada (como camarão à guilho, risoles de camarão, bolinhos de bacalhau servidos com azeitonas portuguesas e moela à antiga), e ainda encanta com os pratos fartos típicos da culinária da Terrinha, com pedidas como o Bacalhau à Aurora (com arroz de brócolis), que faz parte do cardápio de cinco pratos com bacalhau disponíveis diariamente.
Onde o Brasil e Portugal se encontram, ó pá!
Sobre a chef Ana Beatriz Capão:
Aos 37 anos, a cozinheira carioca de ascendência portuguesa de Aveiro faz questão de passar ao menos um mês por ano em Portugal para revisitar sabores e trazer novas inspirações para o menu do Aurora. No comando da casa desde 2013, Ana Beatriz Capão é formada pela Estácio e pela École de Cuisine Ferrandi, em Paris, na França.
#Gastronomia #Culinária #RiodeJaneiro #portugal #bacalhau #BandNewsFM​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ #BandNewsFM​​​​​​​​​​​​​​
show less
Information
Author Grupo Bandeirantes
Website -
Tags
-

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search