Settings
Light Theme
Dark Theme

#BiroscaNews 218-off: Resposta do CNJ à juíza que condenou homem por sua "cor": expressão infeliz

#BiroscaNews 218-off:  Resposta do CNJ à juíza que condenou homem por sua "cor": expressão infeliz
Aug 28, 2023 · 3m 39s

Neste vídeo analisamos um caso chocante que põe em evidência a infeliz seletividade do sistema judicial. Um juiz do Paraná mencionou a raça do réu três vezes numa condenação. Uma...

show more
Neste vídeo analisamos um caso chocante que põe em evidência a infeliz seletividade do sistema judicial. Um juiz do Paraná mencionou a raça do réu três vezes numa condenação. Uma dessas menções dizia que o arguido era "certamente membro do grupo criminoso, devido à sua raça". Esta expressão chocante levantou questões sobre a justiça e a imparcialidade do sistema judicial.
A menção da raça numa condenação penal é profundamente preocupante e vai contra os princípios da igualdade e da não discriminação. O caso foi levado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que, no entanto, arquivou por entender que a expressão era só "infeliz", mas não discriminatória.
O incidente levanta questões importantes sobre o papel da raça no nosso sistema judicial e o impacto que pode ter nas sentenças e na justiça em geral.
Devemos reconhecer a importância deste caso, uma vez que ele lança luz sobre a necessidade de transparência, responsabilidade e reformas contínuas no nosso sistema judiciário. Serve para nos lembrar que temos de continuar a lutar por um sistema judicial que trate todos os indivíduos com dignidade e respeito, independentemente da sua raça ou etnia.

Fique atento às actualizações sobre a investigação do CNJ e o potencial impacto que terá em casos futuros. Vamos promover uma sociedade onde a justiça realmente não tenha limites.
Gostou? Curta, compartilhe, assine o canal!!!!
show less
Information
Author Alexandre G. Melo Franco Bahia
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search