Settings
Light Theme
Dark Theme

30/10/2023 - Perspectiva semanal: mercado agro

30/10/2023 - Perspectiva semanal: mercado agro
Oct 30, 2023 · 5m 51s

Olá! Hoje é segunda-feira, 30 de outubro de 2023, meu nome é Fabíola Lira, sou assessora de agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do...

show more
Olá! Hoje é segunda-feira, 30 de outubro de 2023, meu nome é Fabíola Lira, sou assessora de agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio do Banco do Brasil para o movimento de preços no curto prazo para as commodities soja, milho, café e boi gordo.
Iniciando com a soja, espera-se que A colheita nos EUA siga avançando. A Agência de Meteorologia do Estados Unidos (NOAA) prevê temperatura e chuvas dentro da normalidade nos primeiros 10 dias de novembro. Nos fundamentos, não há grandes notícias para influenciar a CBOT, relacionadas à safra nos EUA. Com o avanço do plantio no Brasil, as atenções dos compradores começam a se voltar para o mercado sul-americano, com atenção especial para o clima. No macro cenário geopolítico, seguem as preocupações quanto a escalada do conflito entre Israel x Hamas, no Oriente Médio, que podem causar possíveis problemas com o abastecimento de petróleo no mundo, com reflexo na economia global. ​ Para o Brasil, o clima ainda é irregular, porém o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), prevê chuvas mais volumosas para as regiões do Centro-Oeste, Sudeste, Sul e parte do Centro-Norte do país, podendo aumentar o ritmo de plantio e favorecer o desenvolvimento das lavouras nessas regiões. ​ Nos fundamentos da cultura, não há grandes novidades dos dados de demanda e oferta, com as atenções votadas para a safra na América do Sul, que devem manter o mercado interno na lateralidade para o curto prazo e viés de baixa a médio prazo.
No tocante ao milho, Com a provável manutenção do bom ritmo na colheita do milho estadunidense, e restando menos da metade da área a ser colhida, com a maior oferta do cereal no mercado americano, os futuros podem se manter pressionados negativamente. ​ As tensões geopolíticas, tanto no conflito no Leste Europeu como no Oriente Médio seguem em observação, não podendo ser descartado volatilidade no período, conforme ocorram maiores desdobramentos para ambas as guerras.​ A Bolsa de Cereales na Argentina divulgou em 19/10/2023 que o plantio no país alcançou 19,9% dos 7,3 milhões de hectares estimados pelo órgão a serem semeados. A previsão climática para os próximos dias indica chuvas ainda irregulares, que tem trazido preocupações para os produtores de milho argentino. ​ No último acompanhamento de safra realizado pela Conab (23/10), o milho 1ª Safra havia alcançado 33% da área cultivada. A estimativa está 2,8 pontos percentuais abaixo do mesmo período do ano passado. Os preços podem seguir um movimento de estabilidade, com vendedores esperando uma melhora nos preços para avançar nas vendas.​
Para o café, destaca-se que, As precipitações neste final de mês mantêm solo úmido e favorecem a consolidação de floradas e desenvolvimento inicial da safra Brasil; Os estoques ICE NY de café lavado reduzem na semana anterior para 410.171 sacas resultado que atinge 11,5 meses de baixa no arábica;​ O maior volume de vendas no mercado interno e resultados preliminares de exportações de outubro, segundo o site do Cecafe, superiores a setembro, dão maior liquidez ao mercado que deve apresentar resultados mais expressivos do país em outubro;​ Os riscos geopolíticos, preocupações com logística, aproximação do inverno no hemisfério norte trazem de volta compradores externos, embora ainda com parcimônia, mas ajudando a movimentar o mercado;​ As realizações com movimento de alta e proximidade de aceleração nas colheitas nos países da américa central no arábica e no Vietnam para o robusta, devem acomodar o mercado, mas a volatilidade deve se manter, com estoques baixos e preocupações com horizonte geopolítico.
Quanto ao Boi Gordo, é importante frisar que: No atacado, o ambiente de negócios tende a perder força na segunda quinzena de outubro, em razão do comprometimento da renda das famílias. A carne de frango ainda é mais competitiva.​ O aumento de oferta de animais confinados tende a limitar um viés de alta na cotação da arroba. Os produtores devem aproveitar a janela de oportunidade no mercado futuro para mitigar o risco da atividade, com o objetivo de garantir margem de lucro na atividade.​ A entrada de animais confinados no mercado oferece para a indústria frigorífica uma posição de relativo conforto em suas escalas de abate, reduzindo a liquidez dos negócios nas principais praças, conferindo, assim, tendência de pressão baixista no curto prazo. Negociações mais consistentes devem ocorrer após o feriado da próxima semana (Finados), muito dependente do consumo doméstico.
Desejamos a todos os nossos clientes uma excelente semana, bons negócios e até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search