Settings
Light Theme
Dark Theme

29/04/2024 - Perspectiva semanal: mercado agro

29/04/2024 - Perspectiva semanal: mercado agro
Apr 29, 2024 · 6m 14s

Olá! Hoje é segunda-feira, 29 de abril de 2024, meu nome é Marcelo Matsumura, sou Assessor de Agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do...

show more
Olá! Hoje é segunda-feira, 29 de abril de 2024, meu nome é Marcelo Matsumura, sou Assessor de Agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio do Banco do Brasil, para o movimento de preços no curto prazo, para as commodities soja, milho, café e boi gordo.
   Iniciando com a soja, espera-se que   O mercado da soja mantenha as atenções sobre o clima nos EUA, e seu impacto no andamento do plantio, ainda no início. E siga observando a conclusão das safras no BRA e na ARG. já sem grandes novidades, exceto para o tamanho da safra brasileira, vista a divergência entre as estimativas do USDA e CONAB.  No fundamento clima, o National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), para os próximos 7 dias, prevê chuvas mais volumosas para todo o meio oeste americano. No Brasil, o INMET prevê tempo seco e quente em grande parte das regiões produtoras, podendo ocorrer pancadas de chuvas isoladas em áreas do Nordeste e Centro-Oeste. Já para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná chuvas de até 70 mm são previstas. Paralelamente, os traders permanecerão atentos ao cenário geopolítico, com conflitos no Oriente Médio e leste Europeu que ainda podem gerar impactos nos mercados de petróleo e commodities agrícolas. Com a demanda externa originando negócios no Brasil, os preços deverão manter o viés de lateralidade para o curto e médio prazos. Ressaltamos a atuação positiva em relação a demanda da indústria interna no mercado doméstico.
      No tocante ao milho, De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o plantio no país chegou a 12% da área total no dia 21 de abril, estando no mesmo ritmo comparando-se com 21 de abril de 2023 e segue dois pontos percentuais mais avançado em relação à média dos últimos anos. Para os próximos dias, a previsão climática aponta temperaturas acima da normalidade em boa parte da região produtora de milho nos EUA, entretanto, a previsão de precipitação está dentro da normalidade e aponta bons volumes de chuvas, o que pode ser favorável para o plantio e desenvolvimento das lavouras já instaladas. No Brasil, a previsão climática para os próximos dias aponta para baixos volumes de chuvas para o Centro-Sul do país. Os produtores esperam novas precipitações em maio, já que o milho 2ª safra está chegando na fase de enchimento de grãos em grande parte da área cultivada. A colheita do milho 1ª safra, que de acordo com a Conab chegou a 56,7% da área total, e compradores retraídos no mercado interno, tendem a manter os preços físicos pressionados negativamente.    
   Para o café,  espera-se que o clima adverso, em importantes regiões produtoras de café, continue direcionando o mercado. Com foco nos impactos à produção do Brasil e Vietnã, o mercado tende a acompanhar esse fundamento, que direciona para continuidade do preço em alta do robusta no mercado internacional, sustentando também os preços do arábica. Estoques externos mais reduzidos e consumo aquecido reforçam o cenário de manutenção dos preços do café em patamar elevado no curto e médio prazo. No Brasil, a previsão de menor volume de chuvas nas principais regiões produtoras, favorecerá o ritmo mais acelerado da colheita. Devido às recentes altas nos preços do café, há perspectivas de aumento de travas de preços por parte dos produtores com os players do mercado. Ressalta-se o momento favorável a adoção de ferramentas de trava de preços no mercado financeiro, como os derivativos (Opções e termos de mercadoria).
  Quanto ao Boi Gordo, é importante frisar que:  A semana de fechamento de mês e com feriado deve seguir apresentando estabilidade na cotação do boi Gordo e os frigoríficos devem manter a pressão sobre a cotação nas compras, enquanto o invernista tentará segurar o animal no pasto à espera de uma valorização na arroba. A B3 apresenta oportunidades de contratos com valores acima do praticado atualmente no mercado físico e o produtor deve acompanhar e aproveitar oportunidades de proteção e trava de preço, especialmente em relação aos animais entrando em terminação agora, com previsão de abate nos meses de agosto e setembro. O recuo nas cotações do milho e farelo de soja podem potencializar a busca por animais de reposição, tanto boi magro para terminação na entressafra do boi, quanto bezerro para recria. O invernista deve acompanhar o mercado com parcimônia, uma vez que o movimento de alta na reposição ainda não se mostrou consolidado e novas janelas de oportunidade na reposição podem aparecer no mês de maio e junho, na safra dos bezerros. O mercado precisa se manter atento quanto ao impacto que o conflito no Oriente Médio pode gerar nas exportações de carne bovina in natura. A região é responsável por 14,3% dos embarques em 2024, com destaque para os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Israel.
  Desejamos a todos os nossos clientes uma excelente semana, bons negócios e até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search