Settings
Light Theme
Dark Theme

22/04/2024 - Perspectiva semanal: mercado agro

22/04/2024 - Perspectiva semanal: mercado agro
Apr 22, 2024 · 5m 55s

Olá! Hoje é segunda-feira, 22 de abril de 2024, meu nome é Sacha, sou Assessora na Diretoria de Agronegócios e Agricultura  Familiar e trago a vocês as expectativas da equipe...

show more
Olá! Hoje é segunda-feira, 22 de abril de 2024, meu nome é Sacha, sou Assessora na Diretoria de Agronegócios e Agricultura  Familiar e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio do Banco do Brasil, para o movimento de preços no curto prazo, para as commodities soja, milho, café e boi gordo.
   Iniciando com a soja, espera-se que   O cenário de boas expectativas para a safra norte-americana, com um bom início da semeadura, favorecida pelo clima nas principais regiões produtoras, a colheita da safra Argentina que chega a 14% da área semeada, a safra brasileira caminhando ao final, o acirramento do conflito entre Irã e Israel, afetando as cotações do petróleo, e alta do dólar frente as principais moedas provocando a baixa competitividade da soja americana, sejam os principais fundamentos para a movimentação das cotações na Bolsa de Chicago (CBOT). A colheita no RS deverá seguir mais rapidamente nos próximos dias com uma previsão climática mais favorável, assim como nas demais regiões produtoras do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nos próximos dias ainda há previsão de bons volumes de precipitação na região Sul do País. Na Argentina as chuvas deverão se concentrar no Leste e próximo ao Sul do Brasil.   As cotações na Bolsa de Chicago seguirão pressionadas diante da oferta na América do Sul, condições das lavouras americanas, a crise no Oriente Médio e baixa demanda nos EUA. Assim, os preços internos deverão ter viés de estabilidade para o curto prazo e baixa para o médio prazo.
    No tocante ao milho, De acordo com o USDA, o plantio estadunidense chegou a 6% da área total, estando um ponto percentual acima da média dos últimos cinco anos. O clima continua favorável para o plantio no País e desenvolvimento inicial das lavouras, o que pode refletir em baixas para os futuros na CBOT. O órgão reportou vendas semanais do cereal norte-americano com volume de 501 mil toneladas da Safra 2023/24. As exportações reduziram em torno de 45% em relação à média das últimas quatro semanas anteriores. O total exportado até o momento foi de 44,6 milhões de toneladas e as projeções do USDA até o encerramento desta safra é de 53,36 milhões de toneladas. No Brasil, a Conab, em seu relatório de acompanhamento de safra divulgado no dia 15/04, estimou que a colheita do milho 1ª safra chegou à 52,9% da área. A previsão climática para os próximos dias indicam volumes razoáveis de chuvas para o Centro-Oeste e Paraná, favorecendo o milho 2ª safra nestes estados. O mercado físico pode seguir movimento de estabilidade com viés de baixa com a colheita do milho 1ª safra ultrapassando metade da área total e clima favorável em boa parte das regiões produtoras.
  Para o café, destaca-se que,   Mercado continua atento para as alterações que possam vir a ocorrer devido aos problemas climáticos no Vietnã e Brasil. O preço do robusta no mercado internacional em alta, continuará sustentando os preços do arábica. Ajustes nos preços do café, após as sucessivas altas durante a semana. Com o início e avanço da colheita, os preços podem sofrer oscilações, mas mantendo a volatilidade no curto e médio prazo  . Diante dessas incertezas de clima, mercado e da produção de café, principalmente no Brasil, e com fundamentos nos estoques externos mais reduzidos e consumo aquecido, consideramos perspectiva de manutenção da volatilidade nos preços.
  Quanto ao Boi Gordo, é importante frisar que:   De acordo com o relatório do USDA, divulgado em 11 de abril de 2024, a previsão é de que o Brasil aumente sua produção de carne bovina este ano em 2,4% comparado com 2023, apresentando uma oferta elevada de animais para o abate. As chuvas ocorridas no mês de abril colaboram para a manutenção da qualidade das pastagens, contribuindo para os pecuaristas manterem os animais nas fazendas, diminuindo a oferta e mantendo o preço firme no curto prazo. A oferta de animais de reposição diminuiu, o que deixou o preço do bezerro firme, pelo menos, até a entrada do período seco e o começo da desmama. O preço do boi magro e do milho estão em patamares atrativos para o pecuarista que vai realizar o primeiro giro do confinamento, lembrando que como estamos em um ano de ciclo de baixa da pecuária e com elevada oferta de animais, recomenda-se a utilização de ferramentas de proteção.   Desejamos a todos os nossos clientes uma excelente semana, bons negócios e até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search