Settings
Light Theme
Dark Theme

22/02/2024 - Cenário do leite

22/02/2024 - Cenário do leite
Feb 22, 2024 · 2m 58s

Olá, hoje é 22 de fevereiro de 2024, meu nome é RICARDO VILELA CASTRO, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Uberlândia (MG) e vamos falar sobre o cenário...

show more
Olá, hoje é 22 de fevereiro de 2024, meu nome é RICARDO VILELA CASTRO, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Uberlândia (MG) e vamos falar sobre o cenário da Bovinocultura de Leite.

De acordo com o CEPEA depois de cair por seis meses consecutivos, o preço do leite captado em dezembro subiu 1,3% na “Média Brasil”, chegando a R$ 2,0335/litro. Esse valor é cerca de 24% menor que o registrado em dezembro de 2022.

Após sucessivas quedas na cotação do leite pago ao produtor desde maio de 2023, os Conseleites do Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais, sinalizam reação nos preços pago pelo litro de leite entregue em janeiro de 2024, uma das possíveis explicações se dá pela redução na captação de leite pelos laticínios desde setembro de 2023. A desvalorização do leite esteve atrelada ao excesso de oferta, em decorrência, por sua vez, do aumento da produção doméstica e das importações crescentes. Pesquisas ainda em andamento do Cepea indicam que esse cenário altista deve permanecer pelo menos até o segundo bimestre de 2024, em razão da menor produção.

Segundo a EMBRAPA, em dezembro de 2023, ocorreu um aumento no custo de produção de leite, com uma elevação do IPCLeite em 1,9%, esta elevação se deu principalmente no aumento do custo com a alimentação, sendo que o grupo Concentrado apresentou variação positiva em 5,6%.

Dados da Secretaria de Comércio Exterior referentes às exportações brasileiras, indicam que os envios de dezembro de 2023 atingiram 6 milhões de litros em equivalente leite, elevação de 27% frente a novembro. O volume de queijos embarcado foi de 2,8 milhões de litros em equivalente leite (com participação de 47,7% no total exportado), o maior desde junho de 2022 e um aumento expressivo 51,8% sobre o mês anterior. Já os embarques de leite em pó e leite condensado recuaram 51,3% e 72,1%, respectivamente, no comparativo mensal e 87% e 64,6% frente ao mesmo período de 2022.

Diante deste cenário, o produtor de leite deve buscar melhorar a gestão de custos dentro da porteira e pode contar com o BB Opções Agropecuárias para assegurar um planejamento e gestão dos custos de produção através de contratos de CALL para milho.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search