Settings
Light Theme
Dark Theme

21/06/2022 - Cenário do tabaco

21/06/2022 - Cenário do tabaco
Jun 21, 2022 · 3m 1s

Olá, hoje é terça-feira, 21 de junho de 2022, meu nome é Thatiana Castro Tondo, Assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Santa Cruz do Sul – Rio Grande...

show more
Olá, hoje é terça-feira, 21 de junho de 2022, meu nome é Thatiana Castro Tondo, Assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul e falaremos sobre o cenário da Fumicultura.

A fumicultura é uma das primeiras atividades agrícolas brasileiras, uma vez que os índios já cultivavam e utilizavam o tabaco mesmo antes do descobrimento do Brasil, principalmente em seus ritos religiosos.

Atualmente, o tabaco é produzido e processado como fumo em folha seca nas variedades Virginia e Burley, sendo que 95% da produção se concentra na região sul do país e o restante é cultivado, principalmente, nos Estados de Alagoas, Bahia, Sergipe e Minas Gerais. O Rio Grande do Sul é o maior produtor e exportador do produto e concentra a maioria das indústrias processadoras.

Com aproximadamente 80% da produção destinada ao mercado externo, o Brasil é Líder mundial nas exportações do Tabaco nos últimos 30 anos, sendo responsável por 25% do mercado global do produto.

A fumicultura é desenvolvida, em especial, em pequenas propriedades rurais, com mão-de-obra familiar, em Sistema Integrado de Produção, o que permite aos produtores acesso à crédito e à tecnologia, além de reduzir os riscos associados ao mercado, pois há garantia da aquisição do produto e preço pré-estabelecido de acordo classificação do produto em acordos comerciais realizados entre integradores e entidades regulatórias.

Pra a safra 2021/2022, conforme pesquisas realizadas pela Associação dos Fumicultores do Brasil – AFUBRA, o preço médio atual na região sul do Brasil é de R$17,46/kg para a variedade Virginia e de R$15,97/kg para a variedade Burley.

O Banco do Brasil, maior parceiro do agronegócio, disponibiliza oportunidades para financiamento do custeio da produção em sistema Integrado por meio de Convênios com empresas fumageiras, assim como oportunidades para o financiamento de investimentos em culturas diversificadas e alternativas para as propriedades produtoras de tabaco.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search