Settings
Light Theme
Dark Theme

20/12/2021 - Cenário da cana-de-açúcar

20/12/2021 - Cenário da cana-de-açúcar
Dec 20, 2021 · 3m 1s

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é 20 de dezembro de 2021. Meu nome é Nivia Bassi, sou assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Novo Horizonte, São...

show more
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é 20 de dezembro de 2021. Meu nome é Nivia Bassi, sou assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Novo Horizonte, São Paulo, e vamos falar sobre o cenário da cana-de-açúcar.

A safra 21/22 já está encerrada para a maioria das unidades do Centro-Sul. Os efeitos negativos da seca prolongada e eventos de geada foram confirmados com a queda na produtividade dos canaviais. Desde o início do ciclo, em abril, até 1º de dezembro, a moagem acumulada foi de 520,9 milhões de toneladas, redução de 12,44% em relação à safra anterior. Vale ressaltar que a estimativa para esta safra era de 605 milhões de toneladas.

Tanto no Nordeste quanto no Centro-Sul, haverá um impacto nos custos da produção da cana-de-açúcar. Em contrapartida, com a redução de oferta da matéria-prima, o preço pago pela tonelada da cana continua em ascensão e mantendo a tendência de alta, garantindo boa rentabilidade aos fornecedores.

Em grande parte dos estados do Nordeste, a safra 2021/22 começou em setembro e apresenta cenário favorável, reflexo dos períodos de chuva acima da média. A produção deverá ser mais alcooleira neste ciclo, aproveitando também os preços atrativos do produto.

A Datagro estima que, para a safra 22/23, a moagem atinja 530 milhões de toneladas. E só deve ultrapassar novamente a marca de 600 milhões de toneladas a partir da safra 2023/24.

Segundo levantamento da Archer Consulting, cerca de 11 milhões de toneladas de açúcar, ou seja, 43% do volume estimado a ser produzido no ciclo 2022/23, já estão com posições fechadas.

O estoque brasileiro de etanol deve ser suficiente para atender toda a demanda interna durante o período de entressafra da cana, até abril do próximo ano. Houve uma forte retração nas vendas do etanol hidratado nos últimos meses.

A volta na regularidade das chuvas no Centro-Sul deve favorecer a recuperação dos canaviais nesta entressafra. Os investimentos em renovação e nas soqueiras dos canaviais devem ser maiores, devido aos bons preços do produto,mas os desafios ainda são grandes, com a alta dos preços e o abastecimento de insumos para a próxima safra, ainda sem definição precisa.

O Banco do Brasil dispõe de linhas de crédito de custeio das lavouras e investimento para a renovação de canaviais, irrigação e adequação do parque de máquinas.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search