Settings
Light Theme
Dark Theme

Lava Jato agora mira os grandes bancos

Lava Jato agora mira os grandes bancos
Oct 15, 2019 · 16m 22s

***1) Neste ano, as operações da Polícia Federal (PF) começaram a mirar bancos usados para lavar o dinheiro desviado dos cofres públicos. Pelo menos seis instituições bancárias já aparecem em...

show more
***1) Neste ano, as operações da Polícia Federal (PF) começaram a mirar bancos usados para lavar o dinheiro desviado dos cofres públicos. Pelo menos seis instituições bancárias já aparecem em investigações da força-tarefa: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BTG Pactual, Itaú, Bradesco e Santander. A homologação da delação do ex-ministro da Fazenda, Antônio Palocci, fechada com a Polícia Federal, ainda pode abrir caminho para investigações mais aprofundadas sobre as principais instituições financeiras do país. Entre os alvos do ex-ministro nos depoimentos da delação estão o BTG, Banco Safra, Itaú/Unibanco, Bradesco, dentre outros. A correspondente em Brasília Kelli Kadanus explica o caso.
***2) Não é motivo de orgulho para ninguém, mas o Brasil é ruim em muita coisa quando se trata da comparação de indicadores com outros países. Mas há um item que não tem para ninguém: o excesso de burocracia. Quando se trata de burocracia o país aparece em último lugar no ranking de competitividade global, organizado pelo Fórum Econômico Mundial. E não é uma exclusividade da última edição do ranking: o Brasil está no fundo desse poço há mais tempo, pelo menos desde 2016. Curiosamente, a nota do Brasil nessa categoria quase sempre é o mesmo: 1,7. Em 2019, a nota se repetiu, e o país ficou na última posição do ranking, no 141º lugar e com o pior score, de 11,4 – em uma escala que vai de 0 a 100. A repórter de República, Fernanda Trisotto comenta o ranking.
***3) A Serpro, depois de anos dando prejuízo para o governo, vai ser privatizada. A estatal que deveria servir o Governo Federal com serviços de tecnologia da informação está aumentando a quantidade de cliente do setor privado, neste ano foram 800 empresas. A Serpro cuida dos dados da população, mas ela garante que não há uso indevido de dados. Giulia Fontes, repórter de República, esclarece tudo sobre essa privatização.
***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Laura Mingoti, Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
show less
Information
Author Gazeta do Povo
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search