Settings
Light Theme
Dark Theme

19/01/2024 - Cenário da soja

19/01/2024 - Cenário da soja
Jan 19, 2024 · 3m 50s

Olá, hoje é sexta-feira 19 de janeiro de 2024, meu nome é Luciano Scuccuglia, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Avaré/SP, e falaremos sobre o cenário da soja....

show more
Olá, hoje é sexta-feira 19 de janeiro de 2024, meu nome é Luciano Scuccuglia, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Avaré/SP, e falaremos sobre o cenário da soja.

No Brasil, iniciou-se a colheita, atingindo 1,7% da área cultivada, destaque para o Estado do MT que alcançou 3,9% da área semeada.

As primeiras áreas colhidas, de modo geral, estão confirmando as baixas produtividades previstas, em função das irregularidades climáticas, principalmente escassez de chuvas e temperaturas elevadas ocorridas, principalmente, nos meses de outubro, novembro e dezembro. As lavouras encontram-se com 74,4% na fase reprodutiva, sendo que 44% na fase de enchimento de grãos, 17,9% em floração e 12,5% em maturação.

Na Argentina o plantio já entra na etapa de conclusão com 92,9% da área estimada, 17,3 milhões de ha para este ciclo. Os dois principais relatórios de fundamentos, USDA e Conab, vieram com dados abaixo das expectativas do mercado, com cortes pequenos para a produção da safra brasileira, 157 e 155,2 milhões de toneladas, respectivamente, e elevação de estimativa da produção da safra argentina, gerando pressão de baixa nos mercados.

O contrato de soja na CBOT com vencimento em março/24 encerrou o dia 17/01 cotado a US$ 12,06/bushel, apresentando queda em relação ao início do mês de 6,94%. Fatores que contribuíram para a queda das cotações foram: aumento das expectativas de produção da safra Argentina, menor demanda da China com origem na safra dos EUA e a manutenção das previsões favoráveis de clima no Brasil.

O indicador CEPEA em 17/01 foi cotado a R$ 122,88/saca, apresentando queda de 13,25% desde o início do mês. As cotações internas acompanharam as quedas registradas em Chicago. De acordo com o INMET teremos precipitações altas na faixa central do Brasil, no MATOPIBA e na região Sudeste, enquanto na região Sul, chuvas na faixa Leste.

Para o produtor ter maior segurança, previsibilidade em seu fluxo de caixa e gerar oportunidades negociais para comercialização de sua safra, o BB disponibiliza a linha de crédito de investimento (PCA) destinada à construção, ampliação e reforma de unidades de recepção, beneficiamento e armazenagem de grãos e as Opções Agro BB.

Atualmente, temos opções de venda (PUT) de soja referenciadas na CBOT, com vencimento em: - fev/24 com strike/preço garantido entre U$ 11,80 e U$ 12,02/bushel e - abril/24 com strike entre U$ 11,72 e U$ 12,09/ bushel Você pode consultar outros vencimentos e fazer simulações diretamente no APP BB, acessando “Menu”, “Agro” e depois “Contratar opções Agro.”

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search