Settings
Light Theme
Dark Theme

16/10/2023 - Perspectiva semanal: mercado agro

16/10/2023 - Perspectiva semanal: mercado agro
Oct 16, 2023 · 6m 59s

Olá! Hoje é segunda-feira, 16 de outubro, meu nome é FABIOLA LIRA, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência...

show more
Olá! Hoje é segunda-feira, 16 de outubro, meu nome é FABIOLA LIRA, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio do Banco do Brasil para o movimento de preços no curto prazo para as commodities soja, milho, café e boi gordo.
Iniciamos nosso panorama pela soja. A colheita nos EUA deve manter seu bom ritmo, podendo ultrapassar mais da metade da área cultivada. A previsão é de baixa precipitação, que não deverá causar grandes transtornos.
Do lado financeiro e geopolítico, a escalada do conflito no Oriente Médio pode causar possíveis problemas com o abastecimento de petróleo no mundo, impactando na inflação global e acirrando a política de austeridade econômica, diminuição do crescimento do PIB e aumento do sentimento de aversão ao risco.
Para o Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê chuvas mais volumosas para as regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, podendo aumentar o ritmo de plantio nessas regiões.
A Conab divulgou seu 1º Levantamento para a Safra 2023/24, estimando a produção em 162 mi t, 4,8% superior ao obtido na safra passada e com 2,5% de crescimento em relação a área. A pressão sazonal do avanço da colheita nos EUA, a demanda escalonada da China e a percepção de safra volumosa na América do Sul devem manter o mercado interno com viés de baixa para o curto e médio prazo.
Em relação ao milho, As previsões climáticas indicam condições favoráveis para a colheita norte-americana, que pode chegar próximo a metade da área a ser colhida, mantendo os contratos futuros na CBOT pressionados com o aumento da oferta neste período.
As tensões geopolíticas voltam ao radar e a volatilidade pode se fazer presente para os contratos futuros no mercado externo, que avalia os desdobramentos do conflito no Oriente Médio. A manutenção do conflito pode influenciar diversas commodities, principalmente o petróleo e consequentemente aumento da inflação global e crescimento mundial mais lento, influenciando na demanda do cereal.
A Conab divulgou seu 1º Levantamento para a Safra 2023/24, estimando a produção em 119,4 mi t, 9,5% abaixo quando comparado com a safra anterior e 4,8% abaixo em relação a área.
Caso o dólar continue o movimento de queda e com a recente valorização do grão no mercado físico, que pode estimular maiores vendas pelo produtor, o preço interno pode ser pressionado no período, podendo se manter nos patamares atuais com viés de baixa.
Para o café,
Condições favoráveis ao desenvolvimento da Safra 2024 devem permanecer na semana com projeção de precipitação em áreas cafeeiras, elevando a umidade e mantendo níveis de temperatura normais para o mês de outubro; Estoques ICE NY de café lavado continuam andando de lado sem recuperação expressiva a 442.000 sacas, enquanto no canephora, o Vietnam tem início da nova safra, ainda incipiente e no aguardo de redução de precipitações para avançar na colheita;
Diretor do Cecafé relata entraves logísticos que ocasionaram delay nos processos de exportação no mês de setembro e a necessidade de acompanhamento com vistas a análise se o evento foi pontual; Exportações de arábica têm elevação de 12% nos 3 primeiros meses da Safra 2023, atingindo 7,3 milhões de sacas. Conilon tem elevação de expressivos 329% no mesmo período atingindo 1,8 milhões de sacas, ante 0,4 milhões de sacas em 2022. Com o apoio do conilon, o total de café verde exportado atingiu 9,09 milhões de sacas, ante 6,9 milhões em 2022.
O mercado ainda tem compradores pouco ativos, apostando no clima favorável para o desenvolvimento da safra brasileira 2024 e produtores retraídos na comercialização, consequência dos níveis atuais de preços e apostando em melhora na entressafra.
E finalizando com o Boi Gordo temos: No último trimestre, com a entrada parcial do 13º salário, empregos temporários e festividades, há um certo otimismo em relação ao aumento no consumo de carne bovina no mercado interno.
Soma-se a esse fato, a expectativa de aumento das exportações, com a China se preparando para o Ano Novo Lunar.
O pagamento de salários no início do mês e o feriado prolongado devem estimular o consumo interno de carne bovina e manter o bom ritmo de reposição entre o varejo e o atacado. É importante destacar que, embora a relação de troca entre a carne bovina e a carne de frango esteja menor, a carne de frango ainda é mais competitiva quando comparada às outras proteínas. Na semana seguinte, após o feriado, a tendência é que tenhamos um ritmo de negociações mais intenso entre a ponta compradora e vendedora. O menor fluxo de abate deve estimular a indústria a recompor sua escala, fato que pode sustentar o preço da arroba do boi gordo no mercado físico.

Desejamos a todos os nossos clientes uma excelente semana, bons negócios e até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search