Settings
Light Theme
Dark Theme

16/02/2024 - Cenário da soja

16/02/2024 - Cenário da soja
Feb 16, 2024 · 4m 29s

A colheita no Brasil segue avançando, atingindo 20,9% da área cultivada, destaques para o Estado do MT, que alcançou 45,4% e PR com 25% das áreas semeadas. Com o avanço...

show more
Olá, hoje é sexta-feira 16 de fevereiro de 2024, meu nome é Giuliano Pradella, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Chapecó/SC, e falaremos hoje sobre o cenário da soja.

A colheita no Brasil segue avançando, atingindo 20,9% da área cultivada, destaques para o Estado do MT, que alcançou 45,4% e PR com 25% das áreas semeadas. Com o avanço da colheita, as produtividades vêm apresentando melhores índices em relação às primeiras áreas colhidas, alcançando valores próximos às médias históricas.

Segundo o último levantamento da CONAB, as lavouras brasileiras encontram-se com 70,6% na fase reprodutiva, sendo que 29,7% em enchimento de grãos, 14,2% em floração e 26,7% em maturação. O órgão divulgou estimativa da produção de soja brasileira, projetada para 149,4 milhões de toneladas, queda de 3,4% em relação ao ano anterior.

Com o final do plantio na Argentina e melhores condições climáticas, o USDA manteve a expectativa de produção no país para 50 milhões de toneladas.

O contrato de soja na CBOT com vencimento em março/24 encerrou o dia 14/02 cotado a US$ 11,70/bushel, apresentando queda em relação ao início do mês de 4,18%. Fatores que contribuíram para a queda das cotações foram: a expectativa de produção da América do Sul, destaque para a Argentina, menor demanda da China com origem na safra dos EUA, as condições climáticas brasileiras favoráveis ao desenvolvimento da cultura e a sazonalidade da oferta maior em função da colheita com reflexo na manutenção da posição vendida pelos fundos de investimento.

O indicador CEPEA em 14/02 foi cotado a R$ 114,74/saca, apresentando queda de 0,61% em relação ao início do mês, com as baixas registradas refletindo em um menor índice de comercialização.

No Brasil, o INMET, prevê chuvas mais intensas nas regiões Norte e Nordeste (especialmente nas áreas do Matopiba). Para o Centro-Oeste e Sudeste, instabilidades com chuvas frequentes, enquanto no Sul previsão de pancadas de chuvas irregulares. Na Argentina, segundo o Serviço Meteorológico Nacional, as principais regiões produtoras, receberão chuvas significativas nos próximos 7 dias, com os níveis de umidade do solo voltando a se recuperar. Para o produtor ter maior segurança, previsibilidade em seu fluxo de caixa e gerar oportunidades negociais para comercialização de sua safra, o BB disponibiliza a linha de crédito de investimento (PCA) destinada à construção, ampliação e reforma de unidades de recepção, beneficiamento e armazenagem de grãos e as Opções Agro BB.

Atualmente, temos opções de venda (PUT) de soja referenciadas na CBOT, com vencimento em:

- abril/24 com strike/preço garantido entre U$ 11,26 e U$ 11,54/bushel e
- junho/24 com strike entre U$ 11,10 e U$ 11,67/ bushel

Você pode consultar outros vencimentos e fazer simulações diretamente no APP BB, acessando “Menu”, “Agro” e depois “Contratar opções Agro.”

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search