Settings
Light Theme
Dark Theme

16/01/2024- Cenário do arroz

16/01/2024- Cenário do arroz
Jan 16, 2024 · 3m 14s

Olá, hoje é terça feira, 16 de janeiro de 2024, meu nome é Neusa Nicolini, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Porto Alegre, Rio Grande do Sul...

show more
Olá, hoje é terça feira, 16 de janeiro de 2024, meu nome é Neusa Nicolini, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Porto Alegre, Rio Grande do Sul e falaremos sobre o cenário do arroz.

De acordo com o 4º Levantamento de grãos da safra 2023/24, divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento-CONAB, estima-se um aumento de 5,8% na área plantada em comparação à safra anterior, com previsão de um milhão, quinhentos e sessenta e cinco mil hectares. A produção está estimada em dez milhões, setecentos e cinquenta e cinco mil toneladas, aumento de 7,2% em relação à safra anterior.

O Estado do RS representa atualmente 72% da produção nacional de arroz. Segundo a CONAB, a previsão é um aumento de 7% da área plantada em relação à safra anterior, totalizando 923 mil ha cultivados, com uma produção estimada em sete milhões e seiscentos e sessenta e uma mil toneladas. As adversidades climáticas geraram enchentes e enxurradas que atrasaram a conclusão da semeadura e dificultaram os tratos culturais, como a aplicação de nitrogenados e o controle de invasoras.

Conforme informação do IRGA RS, até o momento 97% da área projetada no estado foi semeada, porém o zoneamento agrícola já está encerrado, podendo haver uma redução da área prevista inicialmente.

Os preços internos do arroz em casca devem permanecer firmes em 2024, sustentados sobretudos pelos menores estoques. A sazonalidade da oferta, com maior volume de março a abril podem pressionar os valores, mas, na entressafra, os preços devem ficar firmes.

O Indicador CEPEA/IRGA-RS do arroz em casca (58% de grãos inteiros, com pagamento à vista), fechou em 09/01/2024 a R$ 131,44 a saca de 50 kg, acumulando aumento de 43% desde janeiro do ano passado. O Banco do Brasil disponibiliza crédito de custeio que permite ao produtor custear a implantação de sua lavoura e linhas de investimento para renovação de frota e armazenagem própria.

Procure seu gerente de relacionamento para maiores informações e conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search