Settings
Light Theme
Dark Theme

15/03/2024 - Cenário da soja

15/03/2024 - Cenário da soja
Mar 15, 2024 · 4m 16s

Olá, hoje é sexta-feira 15 de março de 2024, meu nome é Giuliano Pradella, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Chapecó/SC, e falaremos sobre o cenário da soja....

show more
Olá, hoje é sexta-feira 15 de março de 2024, meu nome é Giuliano Pradella, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Chapecó/SC, e falaremos sobre o cenário da soja.

A colheita no Brasil segue avançando, atingindo 55,8% da área cultivada, destaques para os Estados de GO com 63%, MS com 78%, MT com 89% e PR com 64%. A CONAB, em seu último relatório, indicou que a produtividade média do Centro Oeste alcança 3.190 Kg/ha, queda de 15,9% em relação à safra anterior.

 O órgão também indica que as lavouras brasileiras se encontram em 1,6% em desenvolvimento vegetativo, 20,3 em enchimento de grãos, 3,9% em floração e 18,8% em maturação. Houve também, uma redução na projeção de produção total brasileira, que ficou em 146,8 milhões de toneladas, 5% menor em relação à safra 22/23. A Bolsa de Cereales de Buenos Aires, estima que a produção na Argentina atinja 52,5 milhões de toneladas, ante 21 milhões de toneladas da safra 22/23.

O contrato de soja na CBOT com vencimento em maio/24 encerrou o dia 13/03 cotado a US$ 11,96/bushel, apresentando leve alta em relação ao início do mês de 4,9%. Fatores que contribuíram para a leve alta das cotações foram:  realização de lucros por parte dos fundos, incerteza quanto ao tamanho da oferta da safra da Sul-americana e perspectiva de aumento da demanda Chinesa. O indicador CEPEA em 11/03 foi cotado a R$ 121,86/saca, apresentando alta de 5,5% em relação ao início do mês. No Brasil, o INMET prevê para a segunda quinzena de março, chuvas em praticamente todas as regiões produtoras, destacando parte do Sudeste, parte do Centro Oeste e a faixa Norte do país com bons volumes acumulados, podendo atingir até 90mm.

As previsões para o MATOPIBA indicam chuvas dentro da média. Para o produtor ter maior segurança, previsibilidade em seu fluxo de caixa e gerar oportunidades negociais para comercialização de sua safra, o BB disponibiliza a linha de crédito de investimento (PCA) destinada à construção, ampliação e reforma de unidades de recepção, beneficiamento e armazenagem de grãos e as Opções Agro BB. Atualmente, temos opções de venda (PUT) de soja referenciadas na CBOT, com vencimento em:

- abril/24 com strike/preço garantido entre U$ 11,78 e U$ 12,03/bushel e
- junho/24 com strike entre U$ 11,50 e U$ 12,09/ bushel  

   Você pode consultar outros vencimentos e fazer simulações diretamente no APP BB, acessando “Menu”, “Agro” e depois “Contratar opções Agro.”

  Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search