Settings
Light Theme
Dark Theme

14/02/2023 - Cenário do algodão

14/02/2023 - Cenário do algodão
Feb 14, 2023 · 2m 33s

Olá, hoje é quarta-feira, 14 de fevereiro, meu nome é Marcos Lira, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Tangará da Serra no Mato Grosso e falaremos sobre...

show more
Olá, hoje é quarta-feira, 14 de fevereiro, meu nome é Marcos Lira, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Tangará da Serra no Mato Grosso e falaremos sobre o cenário do algodão.

O retorno das comemorações do ano novo lunar e a reabertura da China trouxeram movimento positivo às cotações entre o final de janeiro e o início de fevereiro, porém não foram suficientes para que os preços se mantivessem elevados.

O cenário macroeconômico e fundamentos de oferta e demanda da cultura afetaram fortemente o mercado, como o recente relatório do USDA, que apontou produção de 24,6 milhões de toneladas, volume 7% superior ao consumo global de 23,3 milhões de toneladas; os preços do barril do petróleo que recuaram mediante o anúncio norte americano de estoques mais elevados e o relatório recente do Banco Central dos Estados Unidos apontando aumento de 0,25% na taxa de juros norte-americana.

Enquanto os EUA se preparam para iniciar o plantio da safra 2023/24, com expectativa de redução de 20% na área plantada quando comparada à safra anterior, o Brasil semeou 85% da área esperada para a safra 2022/23.

Nesta safra, o Brasil pretende manter os mesmos 1,65 milhões de hectares plantados na safra passada, com o intuito de manter o mercado importador conquistado nos últimos dois anos.

Mato Grosso, maior produtor brasileiro, segue com a semeadura atrasada. O plantio está 18% mais lento que na safra 2021/22, uma vez que as chuvas constantes de janeiro atrapalharam os serviços de colheita da soja. Importante salientar que o estado é responsável por 70% da área total cultivada com o produto no país e, deste montante, 85% são colhidos na segunda safra.

A pluma de algodão é uma commodity muito sensível às alterações de preços externos, seja da pluma, dólar, petróleo ou fibras sintéticas. Desta forma, é importante que o cotonicultor continue atento ao mercado, aproveitando os momentos de valorização da pluma para comercializar a produção, assim como proteger as margens com a utilização do Termo de Moedas e das Opções Agro do BB.

Procure o gerente de relacionamento para maiores informações e conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search