Settings
Light Theme
Dark Theme

13/11/2023 - Perspectiva semanal: mercado agro

13/11/2023 - Perspectiva semanal: mercado agro
Nov 13, 2023 · 5m 37s

Olá! Hoje é segunda-feira, 13 de novembro de 2023, meu nome é Luciano Scuccuglia, sou assessor de agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do...

show more
Olá! Hoje é segunda-feira, 13 de novembro de 2023, meu nome é Luciano Scuccuglia, sou assessor de agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio do Banco do Brasil para o movimento de preços no curto prazo para as commodities soja, milho, café e boi gordo.

Iniciando com a soja, espera-se que:

O mercado externo siga refletindo as preocupações com o clima na América do Sul, em especial, com impacto no avanço do plantio e das condições das lavouras no Brasil. O fundamento clima ganha cada vez mais relevância no radar dos investidores. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), prevê chuvas irregulares no Centro Norte do país, bem como, a continuidade de chuvas na região Sul. Destacamos, também, a previsão de uma nova onda de calor sobre a maiorias das regiões produtoras no Brasil. O relatório de oferta e demanda do USDA poderá gerar contraponto nas cotações.

No macro cenário geopolítico, as preocupações quanto a uma possível escalada do conflito entre Israel x Hamas, no Oriente Médio, a continuidade da guerra entre Rússia X Ucrânia, com seus possíveis desdobramentos, ainda seguem no radar podendo causar distorções nos mercados.

O mercado externo siga sensível ao progresso do plantio no Brasil, que enfrentará cenário climático adverso, somado a boa demanda pela soja nos EUA, que poderá dar sustentação aos preços externos, com reflexo nas cotações domésticas. Assim o mercado interno poderá seguir com viés de estabilidade no curto e médio prazos.

No tocante ao milho:

Com a colheita americana da Safra 2023/24 próxima do final, os efetivos rendimentos estão sendo apurados. Com a projeção de uma safra elevada, sendo uma das maiores da história americana, as cotações na Bolsa de Chicago podem seguir pressionadas negativamente.

Na Argentina, a Bolsa de Cereais, em seu relatório divulgado na semana passada, estimou plantio 23,4% da área. Em comparação com a média dos últimos 5 anos, o ritmo está com atraso de 8,8 pontos percentuais. O órgão considerou que 86,7% das lavouras estão em condições boas a excelentes, refletindo chuvas favoráveis em outubro no país. Esse percentual das condições das lavouras entre boas e excelentes está 24,7% superior em relação ao mesmo período do ano passado.

O 2º Levantamento Safra 2023/24 pela CONAB divulgado no dia 09/11 não apresentou grandes novidades em relação às estimativas de outubro/2023. Os preços podem ter suporte com as preocupações com a janela ideal de plantio do milho 2ª safra para o ano que vem, podendo permanecer em estabilidade no curto prazo.

Para o café, destaca-se que:

Após um outubro bastante favorável do ponto de vista climático, semana sugere temperaturas elevadas com picos entre 35 a 39 graus em vastas áreas cafeeiras do sudeste. Há previsão de menor volume nesta metade do mês de novembro devendo manter preocupação com influência climática em algumas áreas sobre o andamento da safra 24 Brasil.

Resultados da exportação brasileira em outubro no arábica e no conilon a 4,2 milhões de sacas no total deve manter fluxo positivo na exportação em novembro, aliado a uma melhoria, embora tímida, no fluxo de negócios internos no Brasil .

Fluxo de venda da safra Brasil 24 neste começo de novembro se mantém abaixo do ocorrido nos últimos 3 anos, estimada em 60% da venda da safra atual, ante 65% no ínicio de novembro/2022 e 72 % em 2021.

Estoques baixos em países consumidores e produtores, vendas ainda comedidas pelos produtores e preocupações com clima devem manter mercado volátil mesmo com intensificação das colheitas no Vietnã para o robusta e arábica na América Central e Colômbia.

Quanto ao Boi Gordo, é importante frisar que:

O mercado físico do boi gordo deve seguir com preços estáveis, com poucas variações. Frigoríficos seguem com escalas de abate relativamente confortáveis. A necessidade de manter a produção para atender a demanda do último bimestre contribui para a manutenção de preços.

Assim, a perspectiva para o último bimestre ainda é de preços sustentados pela expectativa de maior demanda por carne bovina no fim do ano. A entrada parcial do 13º salário, festividades de fim de ano e a criação de empregos temporários trazem otimismo no consumo interno, melhorando a reposição entre o varejo e o atacado.

Com a entrada do período chuvoso possibilitando a recuperação das pastagens, a tendência no primeiro trimestre de 2024 será de oferta de animais, predominantemente, provenientes do sistema extensivo. Assim, haverá maior possibilidade de retenção dos animais por parte dos pecuaristas, fato relevante para o fortalecimento dos preços.

Desejamos a todos os nossos clientes uma excelente semana, bons negócios e até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search