Settings
Light Theme
Dark Theme

13/03/2024 - Cenário da cana-de-açúcar

13/03/2024 - Cenário da cana-de-açúcar
Mar 13, 2024 · 4m 5s

Olá, hoje é 13 de março de 2024, eu sou Graça Fogli, Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Araraquara, SP, e hoje vamos falar sobre o cenário da...

show more
Olá, hoje é 13 de março de 2024, eu sou Graça Fogli, Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Araraquara, SP, e hoje vamos falar sobre o cenário da cana-de-açúcar.

  A safra 23/24 de cana-de-açúcar da região Centro-Sul registrou produtividade de 87,6 t/ha, de abril a dezembro de 2023. Isto significa cerca de 10 t a mais do que a média das últimas 15 safras, segundo o Centro de Tecnologia Canavieira – CTC.

 Estas altas produtividades obtidas são resultado das condições climáticas, com chuvas bem distribuídas e acima da média em todo o centro Sul. Os municípios que se destacaram foram Araçatuba (+37%), Piracicaba e São José do Rio Preto (+25%), em relação à safra anterior.

O fechamento 23/24 deve ser de 655 Milhões de t de cana moída que resultaram em 42,5 Mi t de açúcar e 33,5 Bi L de etanol.

E, melhor ainda, além da alta produtividade, os custos baixaram entre 15 e 20%, de acordo com o Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas – Pecege. Mas, e a safra 24/25, a ser iniciada oficialmente em abril? O que esperar?

As previsões feitas por grande maioria dos órgãos especializados no assunto têm revisto as suas posições. Expectativa de chuvas abaixo da média e a chegada do fenômeno climático La Niña no segundo semestre, são fatores de queda na produção. Além disso, a alta no consumo de mudas e a tímida renovação dos canaviais devem impactar a nova safra.

A Datagro, empresa de consultoria agrícola de Ribeirão Preto, durante o evento “Abertura de Safra”, no dia 06 de março, apresentou projeção de 592 Mit de cana a ser produzida, menor em quase 10%, se comparada à safra passada.

 Entretanto, haverá pouco impacto na oferta de açúcar e etanol, se considerados os estoques atuais destes produtos. Enfim, o clima será o protagonista para a definição da produtividade da safra 24/25. Para atender às necessidades da cultura da cana-de-açúcar, o produtor pode sempre contar com o Banco do Brasil.

Há linhas de crédito para investimento, como implantação e reforma de canaviais, irrigação, compra de máquinas e implementos para a atividade, além do tradicional crédito de custeio agrícola e CPR.

  Quer saber sobre as principais cadeias do agronegócio, e muito mais? Inscreva-se na nossa página do Broto! www.broto.com.br.  Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil.

  Fica a dica de crédito consciente e sustentável.  Até a próxima! 
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search